2 dos 5 Dilemas do Século XXI > Opinem

É assim...postei dois dos cinco dilemas que "assombram" o mundo atualmente. Depois eu posto os outros três. Em consideração a minha "inusitada falta de opinião" aceitarei respostas do tipo "não sei" ou "é difícil",,,Mas se fossem breves, seris bom...ok, vamos à parte interessante:

1 ) Você está numa estação de trêm. Um dos trêns está vindo na direção errada e só tem duas saídas. Numa delas, ele átropelará cinco trabalhadores desatentos. Na outra, apenas um operário distraído. Cabe a você apertar o botão e alterar o caminho para uma destas vias. O que fazes?

2 ) Agora o trem está vindo em apenas uma linha e existem cinco operários trabalhando lá na frente. Como sua velocidade é pequena, um objeto grande a pesado faria com que ele freasse e não matasse ninguém...porém...o único objeto que estaria a tal de fazer isso, é uma mochila enorme que está presa num cara que está ao seu lado. E agora? Empurras o tal cara da mochila na linha a fim de salvar cinco vidas?

As questões são: Será que é mais dífil matar alguém empurrando do que apertando um simples botão (existe a questão da culpa, pois você matou, empurrando ou apertando, mas não o fez diretamente). E outra, se´ra que vale a pena sacrificar um a troco de cinco?

Pensem e respondam!

Aguardo respostas*~

Comments

• É difícil, mas como é hipotético e na prática eu nem sei que reação teria (gritaria, desmaiaria, choraria, sei lá) eu digo que:

1) Eu salvaria os 5 trabalhadores. Porque não tem como julgar a índole de pessoas que eu não conheci e ter que escolher quem vai viver, então eu optei pela quantidade e não pela qualidade (talvez)

2) Eu não teria coragem de jogar o cara da mochila, logo morreriam os 5.

Acho que entendi a proposta desse "exercício"... Pq eu não usei o msm preceito de salvar a maior quantidade nas 2 situações? Pq ficaria com peso na consciencia de ser a principal responsável pela morte de alguém, msm q tenha sido pra salvar 5 outras pessoas. Acho que a maioria vai pensar a msm coisa q eu...

• 1 os cinco: pq um deles verá o trem e avisará os outros

2 é só jogar a mochila sem o cara

• sempre devemos levar em conta o grau de risco e as possibilidade de que as pessoas terá tempo de sair do local , da frete , eu optaria por me-nas pessoas em risco.

desde que eu não fosse o gordinho .rsrsrs

vou para de carrega minha mochila.

Sign In or Register to comment.