O que acontece se o cavalo ficar ''alicate''?

Comprei um potro manga larga com quarto de milha, ele veio com 7 meses de idade. Eu o levei para casquear e o casqueador me informou que ele nunca tinha sido casqueado antes e disse que ele iria ficar ''periquito'' ( alicate ) se não tentasse arrumar agora. Mas depois de 15 dias eu não consegui arrumar casqueador e ele ficou sem casquear, pelo jeito não vai dar pra ajeitar ele.

A minha pergunta é: Isso afeta a saúde do animal, ou é apenas uma imperfeição estética? Tenho medo de que ele fique tropeçando, torcendo a pata, etc, quando eu for andar com ele...

Agradeço desde já. qualquer informação adicional será bem vinda...

Update:

Primeiro pessoal, casquear é termo usado para ''fazer'' o casco do cavalo, lixar, nivelar, balancear, etc...

''Periquito'' ou ''alicate'' é o termo usado quando o cavalo não foi casqueado e o ângulo das patas com o casco fica errado, deixando as pernas levemente tortas...

Comments

• Olá Henrique!

É fato e verdade que um cavalo, quando está sofrendo com os cascos é prejudicado, pois ele não pode dar o seu melhor e a medio/longo prazo apresentar indicios de que o caso é sério!

Como o animal que você adquirio é apenas um potro, novissimo pela idade, creio que não trará problemas ao animal, vide que alem de passar por varias trocas de casco, estou certo de que você não vai sair montando nele com essa idade né! rs rs

É interessante você observar, ao lidar com ele, como que se comporta, se os cascos estão apresentando uma inclinação a deixa-lo encomodado, se ele encostar a coroa (conheço por esse nome) essa região acima do casco e abaixo do machinho, pois são algumas dascaracteristicas de encomodo do animal.

É importante você buscar auxili do de um profissional para melhor esclarece-lo e indicar a melhor maneira de proceder.

Espero te ajudado.

Abs.

• Não é só uma imperfeição estética.

Dependendo do desvio, pode prejudicar o cavalo.

Como o cavalo ainda é novo, você deve sim procurar uma forma de correção do problema.

• vai nada, mas é bom por a ferradura quando puder.

• "Casquear"

"Periquito"

Amigo seu linguajar é hermético.Não entendi...lhufas!!

Sign In or Register to comment.