Essa e para os teistas, principalmente cristaos,mas todos podem fazer seus comentarios.?
Por que afirmar que Adao e Eva nao foram dois seres humanos formados apartir do barro, e que essa istoria dos primeiros captulos de genesis que narra a criacao do mundo e totalmente metaforica e simbolica, gera tanta revolta nos que creem na biblia como palavra absoluta de Deus? O fato da narracao citada ser metaforica realmente desmerece o Deus que vcs creem? Qual o problema da narracao ser metaforica e vcs continuarem acreditando em Deus como o grande criador do mundo e de todos nos? E nao venham me dizer que essa narracao nao e metaforica, por que e´, queiram ou vcs nao queiram! Mas a ciencia diz que ouve uma grande explosao, provavelmente luminosa como toda explosao, e a biblia diz haja luz e a luz foi feita. A ciencia fala nas seis eras geologicas, e a biblia fala em seis dias de criacao? Enfim, me parecema mesma coisa mas com uma linguagem diferente. Ou seja o simbolismo das narracoes de genesis nao deveria afetar a fe de quem acredita em Deus como o grande criador do universo. Concordam! Ou invez disso as pessoas preferem negar essa verdade e acreditar que tudo aconteceu talqual esta escrito! Reflitam meus amigos. Obrigado!
Comments
olá não li toda a sua pergunta, mas concordei logo na 5° linha, e vou dizer o que eu penso sobre isso:
Eu sou crente e aceito a teoria do Big Bang, pois:
1° A Bíblia deve ter sido escrita - de 3.200 a.C...
2° Acredito que a Bíblia foi realmente revela ao homem pelo o Espirito Santo de Deus.
3° Considerando - 3000 a.C, como Deus, através de revelações ia conseguir explicar ao Homem que a criação foi através da expl....
4° A línguagem da Bíblia principalmente, o livro de Gêneses, deve sim ter que ser interpretado com metaforas, pois se ele revelasse mesmo a "criação" e depois cientificamente consseguisse-mos provar que a Bíçlia está correta, onde estaria o MISTÉRIO, e a FÉ?? todos iriam se converter facil....
Entendeu? Acho que esse pensamento, não afetaria a Fé, e muito menos as Crenças de cada um.....
abraçs, espero ter me expressado bem! BOA PERGUNTA!
Pode até ser simbólica....mas na minha opinião a bÃblia e suas histórias na verdade eram para mostrar ao povo antigo a existencia de um único Deus....Você acha que um povo de 00000 anos atrás intenderia se fosse explicado como Deus fez os mundos,espÃritos etc....Agora compare o Velho e Novo Testamentos,Deus age e se mostra de formas diferentes....isso conforme o nÃvel intelecto-cutural dos povos que nesse tempo viveram....Hoje com a chegada do Consolador (espiritismo)Mais coisas tem explicação!
CARA ATÃ MESMO OS CIENTISTAS CONCORDAM Q TODO OS COMPONENTES DO CORPO HUMANO Ã ENCOPNTRADO NO BARRO, LEMBRE-SE NO BARRO NÃO SÃ NA TERRA, E TODOS SABEM Q APÃS A MORTE O CORPO VOLTA P/ AONDE VEIO P/ O PÃ, JUSTAMENTE COMO ESTA NA BÃBLIA.
O Q OS CIENTISTAS NÃO CONCORDAM ENTRE SI E Q O HOMEM VEIO DO MACACO.
nem todos os cristãos acreditam nessa história
A proibição presente nos dois mitos da criação é a mesma: não querer ser igual a Deus, aceitar a divindade do rei ou o rei divinizado é o mesmo que aceitar as condições vigentes na produção mesopotâmica: a tributação em espécie e gente.
Assim o texto de Gênesis interpreta a vida no exÃlio: a exploração econômica é fruto do reinado, do rei desejar ser igual a Deus e do fato de muitos colonos se entregarem a esta tentação. A morte vem quando a pessoa pensa que realiza o desejo de ser igual a Deus pela identificação com o opressor.
Contra o desejo de ser igual a Deus e o fato de entregar-se ao culto real e a seu modelo produtivo, Adão e Eva apontam para o desejo humano possÃvel:podemos desejar e realizar nossa reprodução pela coragem das mulheres e suor dos homens.
Eu acredito que grande parte dessas passagens são narrativas simbólicas, até porque os contemporâneos de Moisés não teriam como apreender conceitos como "Explosão cósmica" e "eras Geológicas".
Amplexus
Antes da resposta, algumas correções são necessárias:
O chamado "Big Bang" não é similar à passagem da criação da luz cósmica. O Big Bang é uma forma de explicar a origem de todas as coisas, teoria criada por ateus que não podem prová-la. Tentam tirar a criação das mãos de um Deus poderoso e colocá-la nas mãos do acaso.
Não entendo muito sobre os perÃodos geológicos, mas eles não podem ser comparados aos dias da criação por que, segundo a bÃblia, a terra seca foi criada no terçeiro dia.
E, respondendo á sua questão; Sim devemos aceitar a criação de forma literal, principalmente a criação e queda do ser humano, e consequentemente, de toda a criação.
PerderÃamos princÃpios espirituais importantes se considerarmos tais fatos simbólicos.
Eu como cristão católico discordo quando você afirma que a vida veio conforme está escrito na BÃblia e generaliza a todo o universo cristão. Nós católicos examinamos Genêsis assim como todo o Pentateuco do Antigo Testamento conforme uma exegese ampla dentro dos contextos históricos e forma de escrita do autor. Gênesis é um livro de narrativa-didática-parábola ou seja existe uma verdade de Deus revelada mas não que seja conforme está escrito como se fosse um roteiro. Cremos na Verdade revelada que é Deus criou o céu, a terra e tudo o que há nela, criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e imputou-os o EspÃrito, O inÃcio revela a Trindade na criação, etc. Adão e Eva conforme a exegese não precisaria ser exatamente um homem e uma mulher mas poderia ser tribos, vilas ou grupo de pessoas, entendemos que já não eram nômades porque ja dominavam a agricultura e pecuária. Enfim a visão bÃblica não interfere na História da Humanidade conforme a fé católica, Fé e Razão andam juntas no entendimento cientÃfico e religioso.
Pax et Bonum
incesto eh crime?biblico?acho que sim!!! entao os filhos de Adao e Eva deveriam ser presos,nao?eles pecaram,devem estar no inferno.
e outra
Agnosticismo teÃsta
Um agnóstico pode crer apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teÃsta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deÃsta se for algo diferente desses moldes.
(wikipedia)
Eu não me incomodo com as metáforas.
E Jesus pregava por parábolas, bem legais por sinal.Pra mim tá bem.