Ajuda aqui por favor pessoal!?
Gente que sabe.Por favor responda?
Olha, eu quero saber o seguinte é a respeito do Positivismo tipo não sei se vocês já leram ou sabem do Livro "O cortiço" de Aluízio Azevedo, pronto esta obra é influenciada pelo Positivismo no que diz respeito a marginalidade de alguns personagens porque o meio em que vivem(cortiço) proporcionava essa marginalidade no mundo do crime e talz...
O que quero saber é o seguinte me responda por favor sabendo disso
o Positivismo tem haver com a situação do que a pessoa será(ela nasce em um ambiente de marginalidade e tende a ser mais propícia a se tornar alguém marginal também, embora eu acho isso errado mas enfim SEM QUERER DISCUTIR ISSO).O Positivismo então é de fato embasado nisso da questão comportamental? Falo certo? Quero saber de alguém bem entendido...
Explica por favor.
Update:POSITIVISMO
Comte prega a transformação da sociedade através de normas necessárias para reformá-la, conduzindo-a a uma etapa positiva. Deve-se fazer observação, experiência comparação. Para amenizar os problemas da sociedade na época, deveria haver uma reorganização de crenças e costume. Sendo assim, a educação e a estrutura familiar seriam fundamentais para o êxito dessa teoria.
Notamos, em alguns trechos da obra O cortiço características positivistas, como, por exemplo, a preocupação de Jerônimo em manter sua filha em um colégio, no intuito que ela tivesse melhores chances de vida.
“... E, defronte do cabedeiro de querosene, conversavam sobre a sua vida e sobre a sua Marianita, a filhinha que estava no colégio e que só os visitava aos domingos e dias santos”.
Isso encontrei no site http://comtodasasletras.br.tripod.com/ro…
SE ISSO NÃO FOR POSITIVISMO QUE MOSTRA CLARAMENTE A IFLUÊNCIA DO MEIO NÃO SEI O QUE MAIS É.
--'
Comments
O Positivismo não tem a ver com a teoria acima exposta que supõe que quem nasce em um ambiente miserável (tomando como exemplo o ambiente descrito no livro de Aluizio de Azevedo) tenha que se tornar um marginal.
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
Curiosidade:
- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.
positivismo,é como pensamos eagimos,assim como o negativismo,eu acho.que nada tem haver com o lugar em si,mas o que esta dentro de nossa mente.