Essa e para os teistas, principalmente cristaos,mas todos podem fazer seus comentarios.?

Por que afirmar que Adao e Eva nao foram dois seres humanos formados apartir do barro, e que essa istoria dos primeiros captulos de genesis que narra a criacao do mundo e totalmente metaforica e simbolica, gera tanta revolta nos que creem na biblia como palavra absoluta de Deus? O fato da narracao citada ser metaforica realmente desmerece o Deus que vcs creem? Qual o problema da narracao ser metaforica e vcs continuarem acreditando em Deus como o grande criador do mundo e de todos nos? E nao venham me dizer que essa narracao nao e metaforica, por que e´, queiram ou vcs nao queiram! Mas a ciencia diz que ouve uma grande explosao, provavelmente luminosa como toda explosao, e a biblia diz haja luz e a luz foi feita. A ciencia fala nas seis eras geologicas, e a biblia fala em seis dias de criacao? Enfim, me parecema mesma coisa mas com uma linguagem diferente. Ou seja o simbolismo das narracoes de genesis nao deveria afetar a fe de quem acredita em Deus como o grande criador do universo. Concordam! Ou invez disso as pessoas preferem negar essa verdade e acreditar que tudo aconteceu talqual esta escrito! Reflitam meus amigos. Obrigado!

Comments

• olá não li toda a sua pergunta, mas concordei logo na 5° linha, e vou dizer o que eu penso sobre isso:

Eu sou crente e aceito a teoria do Big Bang, pois:

1° A Bíblia deve ter sido escrita - de 3.200 a.C...

2° Acredito que a Bíblia foi realmente revela ao homem pelo o Espirito Santo de Deus.

3° Considerando - 3000 a.C, como Deus, através de revelações ia conseguir explicar ao Homem que a criação foi através da expl....

4° A línguagem da Bíblia principalmente, o livro de Gêneses, deve sim ter que ser interpretado com metaforas, pois se ele revelasse mesmo a "criação" e depois cientificamente consseguisse-mos provar que a Bíçlia está correta, onde estaria o MISTÉRIO, e a FÉ?? todos iriam se converter facil....

Entendeu? Acho que esse pensamento, não afetaria a Fé, e muito menos as Crenças de cada um.....

abraçs, espero ter me expressado bem! BOA PERGUNTA!

• Pode até ser simbólica....mas na minha opinião a bíblia e suas histórias na verdade eram para mostrar ao povo antigo a existencia de um único Deus....Você acha que um povo de 00000 anos atrás intenderia se fosse explicado como Deus fez os mundos,espíritos etc....Agora compare o Velho e Novo Testamentos,Deus age e se mostra de formas diferentes....isso conforme o nível intelecto-cutural dos povos que nesse tempo viveram....Hoje com a chegada do Consolador (espiritismo)Mais coisas tem explicação!

• CARA ATÉ MESMO OS CIENTISTAS CONCORDAM Q TODO OS COMPONENTES DO CORPO HUMANO É ENCOPNTRADO NO BARRO, LEMBRE-SE NO BARRO NÃO SÓ NA TERRA, E TODOS SABEM Q APÓS A MORTE O CORPO VOLTA P/ AONDE VEIO P/ O PÓ, JUSTAMENTE COMO ESTA NA BÍBLIA.

O Q OS CIENTISTAS NÃO CONCORDAM ENTRE SI E Q O HOMEM VEIO DO MACACO.

• nem todos os cristãos acreditam nessa história

• A proibição presente nos dois mitos da criação é a mesma: não querer ser igual a Deus, aceitar a divindade do rei ou o rei divinizado é o mesmo que aceitar as condições vigentes na produção mesopotâmica: a tributação em espécie e gente.

Assim o texto de Gênesis interpreta a vida no exílio: a exploração econômica é fruto do reinado, do rei desejar ser igual a Deus e do fato de muitos colonos se entregarem a esta tentação. A morte vem quando a pessoa pensa que realiza o desejo de ser igual a Deus pela identificação com o opressor.

Contra o desejo de ser igual a Deus e o fato de entregar-se ao culto real e a seu modelo produtivo, Adão e Eva apontam para o desejo humano possível:podemos desejar e realizar nossa reprodução pela coragem das mulheres e suor dos homens.

• Eu acredito que grande parte dessas passagens são narrativas simbólicas, até porque os contemporâneos de Moisés não teriam como apreender conceitos como "Explosão cósmica" e "eras Geológicas".

Amplexus

• Antes da resposta, algumas correções são necessárias:

O chamado "Big Bang" não é similar à passagem da criação da luz cósmica. O Big Bang é uma forma de explicar a origem de todas as coisas, teoria criada por ateus que não podem prová-la. Tentam tirar a criação das mãos de um Deus poderoso e colocá-la nas mãos do acaso.

Não entendo muito sobre os períodos geológicos, mas eles não podem ser comparados aos dias da criação por que, segundo a bíblia, a terra seca foi criada no terçeiro dia.

E, respondendo á sua questão; Sim devemos aceitar a criação de forma literal, principalmente a criação e queda do ser humano, e consequentemente, de toda a criação.

Perderíamos princípios espirituais importantes se considerarmos tais fatos simbólicos.

• Eu como cristão católico discordo quando você afirma que a vida veio conforme está escrito na Bíblia e generaliza a todo o universo cristão. Nós católicos examinamos Genêsis assim como todo o Pentateuco do Antigo Testamento conforme uma exegese ampla dentro dos contextos históricos e forma de escrita do autor. Gênesis é um livro de narrativa-didática-parábola ou seja existe uma verdade de Deus revelada mas não que seja conforme está escrito como se fosse um roteiro. Cremos na Verdade revelada que é Deus criou o céu, a terra e tudo o que há nela, criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e imputou-os o Espírito, O início revela a Trindade na criação, etc. Adão e Eva conforme a exegese não precisaria ser exatamente um homem e uma mulher mas poderia ser tribos, vilas ou grupo de pessoas, entendemos que já não eram nômades porque ja dominavam a agricultura e pecuária. Enfim a visão bíblica não interfere na História da Humanidade conforme a fé católica, Fé e Razão andam juntas no entendimento científico e religioso.

Pax et Bonum

• incesto eh crime?biblico?acho que sim!!! entao os filhos de Adao e Eva deveriam ser presos,nao?eles pecaram,devem estar no inferno.

e outra

Agnosticismo teísta

Um agnóstico pode crer apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teísta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deísta se for algo diferente desses moldes.

(wikipedia)

• Eu não me incomodo com as metáforas.

E Jesus pregava por parábolas, bem legais por sinal.Pra mim tá bem.

Sign In or Register to comment.