Quando o conselho ou a ajuda são mal interpretados devido as nossas palavras... Pode comentar?
Por vezes - ainda com educação - o conteúdo de nosssas palavras nos sai frio e imparcial.
No ponto de vista de quem a recebe - sem ser radical - é um ensinamento que magoa e humilha (ainda que sejamos seletivos na fala), Algumas pessoas com estrato social mais evoluído tendem a assumir postura de superioridade.
Há pessoas que recebem o conselho, a verdade ou o ensinamento educadamente, aparentemente nos tratam com cortesia e até reconhecem como verdadeiro o que dissemos numa postura humilde e inesperada. Todavia, no dia seguinte ou depois de certo tempo, ao encontrá-las, percebemos que estas nos evitam ou nos tratam com indiferença, sendo que foram elas mesmas que nos procuraram anteriormente.
Refletindo sobre as considerações acima, o que dizer dessas pessoas? E como ficamos se quando queremos ajudar - o que para mim é raro - percebemos que nada fez sentido, nada foi ouvido e que nossa fala se perdeu no Universo, assim como se perdem todas as palavras ditas?
Update:Scarlet, não sou "moço". Sou mulher.
Comments
Talvez as pessoas tenha instrumentos distintos para medir uma mesma realidade. Existem pessoas que estão tão bem no mundo, que o desprezo se torna um " comportamento " natural. Ela chega a conclusão de que a Humanidade e a Natureza são coisas indiferentes a ela, a primeira porque nada mais é do que um número grande de pessoas, a segunda porque é algo para além dela. Aí ela aprende a se inserir na natureza, e a amá-la, admitindo a sua inferioridade diante dela, para finalmente, libertar o seu espírito. Chegar nesse nível de entendimento é como ver o mundo sempre como se estivesse em cima de uma bela e linda montanha, e lá respira-se um ar leve e limpo, e quando se vê que a maioria só tem olhos para as coisas próximas e imediatas que estão ao nível do mar, o que resta é um certo desprezo, para o bem ou para o mal. A indiferença pode ser medo do mundo e das pessoas, como também um comportamento natural de quem respira o ar das montanhas.
Até.
Hipotese !!
Sera msm que o problema esta com quem fala ?
Pq o que acontece por inumeras vezes, é que alguem pede um conselho, e vc dentro das suas possibilidades fornece um conselho, mas a pessoa esta passando por um momento dificil e te entende mal... ou a pessoa quer que seu conselho seja pra incentiva-la a fazer o errado, ela na verdade só quer um apoio, pois a decisão ja estava tomada... e dai vem vc e vai contra o que ela pensa...
Afff...
Acho que foi por isso que inventaram a frase " Se conselho fosse bom ninguem dava, vendia ! " kkk
Eu ainda escuto conselhos e dou conselhos, mas não fico mais discutindo ... pq afinal de contas, como vc msm disse, somos procurados e não podemos falar o que pensamos ? Oras..
Ventos de Paz !!
Oi Hipótese!!
A questão é que desde o inÃcio pessoas desse tipo não queriam ouvir conselhos, queriam ouvir apenas confirmações de que elas estão certas...de que o que elas pensam, acham e fazem que corresponde ao certo...
Se você oferece algo justamente contrária a exectativa deles de apenas confirmar o que eles querem...a coisa muda de figura e se comportam mesmo dessa maneira....
Se esquivando, evitando contato...
Beijocas.
Hipótese geralmente que faz isso são pessoas que não gostam de ouvir a verdade, não gostam de conselhos, e ficam enraivecidas quando, por algum motivo vão pedir um conselho, e ouvem o que não queriam ouvir. Esses tipos de pessoas são gente extremamente arrogante, que acham que são melhores que os outros, quando isso acontece, já é uma amostra de que nessa pessoa, não se deve confiar, e o melhor, é se afastar, para evitar possÃveis desagrados! abraços!
Sua reflexão é explicitamente verÃdica.
Isso ocorre quando as pessoas escutam o que na verdade sabem mas não querem ouvir ou confirmar.
A verdade é sempre pesada e sangrenta.
Portante ninguém gosta da verdade explÃcita.
Por vezes querem é um apoio que em seu Ãntimo sabem ser falso, mas ainda assim é um alÃvio bem vindo.
à como terapia reversa, a pessoa fala um monte de coisa que é a triste verdade, mas na verdade quer que você a contradiga, dizendo: "Que isso! Não é bem assim! Bla,bla,bla."
Mas se você confirma, logo irá te entender, mas depois, como você mesmo disse, passará a te evitar, pois ja tem sofrimento o bastante e não quer ninguém evidenciando suas falhas.
Então você deve escolher, fazê-la aprender na marra, ou deixá-la se estripar na ilusão das próprias falhas.
Qual seria o certo?
Qual seria o verdadeiro ato de amigo?
Sei não fia, sô só mais um!
Só sei que tôda conversa desse tipo com alguém é tensa e chata, a pessoa termina por sair como sabichona dona da verdade, mesmo querendo só ajudar.
Vai entender!
Jaz!
Não vou comentar isso pq por eu sou do jeito que sou, as pessoas se enganam muito comigo. Sou de uma cidade pequena, seu moço, não fui acostumada a pensar mal das pessoas que considero amigas. Meu coração ainda não se deixou contaminar por maldades, graças a Deus. Mas se desconfio de algo, gosto de conversar com a pessoa com a mesma amizade que nos uniu pra evitar mal entendidos. Acredito que isso aconteça comigo pq não tenho o costume da cidade grande, nós, caboclos, não temos essa astúcia e quando alguém de cidade grande, sente essa ingenuidade, até desconfia. Vc sabia que quando entrei no site em 2008, desconfiaram que eu não fosse de Manaus? à ... precisaram pegar o meu IP - e eu, ingênua, nem percebi. Jamais gostaria de me tornar alguém tão desconfiada pq esse tipo de perfil costuma cometer muitas injustiçlas. Bom dia
Cara, nem sempre o conselho vai de encontro com os anseios do aconselhado, já que, na maioria das vezes o seu ponto de vista é diferente do ponto de vista dos outros. O importante é sempre dizer a verdade, mesmo que ela venha contrariar as expectativas de quem pediu o conselho. E, se a pessoa aconselhada te evitar, paciência. Você, pelo menos, tentou ajudá-la. à por essa indiferença das pessoas após terem recebido um conselho que existe um ditado popular muito sábio que diz: "Se conselho fosse bom, não era dado, era vendido", ou seja, para a maioria das pessoas o conselho não vale absolutamente nada porque contraria o seu modo de vida.