AS MULHERES MUÇULMANAS SÃO ESCRAVAS?
Quase 20 anos depois dos E.U.A. invadirem o Iraque e o
Afeganistão e "democratizá-los" através de eleições notei
que no Iraque o povo elegeu políticos próximos a Saddam.
No Afeganistão, o candidato mais popular é o que promete
leis que "obriguem" as esposas a satisfazerem seus homens
na hora que quiserem sob a pena de perderem o sustento.
Nestes lugares 85% das mulheres são analfabetas, casam-se
com 12/15 anos são obrigadas a esconderem-se atrás de
véus e não tem os mesmos direitos que os homens.
Qual sua opinião sobre isso ? O que eles estão protegendo ?
Tentar democratizar estes lugares é como plantar cenouras
Folha de SP 28/08/2009 Pg A2
Update:.
Muito obrigado, Fabio e Deny. Minha
pergunta não reflete indignação, apenas
reproduzi algo que li e me fez pensar.
Adorei os comentários.
.
Update 3:Não dou pontos "negativos"
para ninguém, ok ?
Comments
Sir Hob....
Sua pergunta é complexa....
1º...olhando o significado de escrava...de acordo com o dicionário é:
Escravos: 1. Que ou aquele que está sujeito a um senhor, como propriedade dele. 2. Que ou aquele que está inteiramente sujeito a outrem, ou a alguma coisa.
Ok.... neste aspecto...Sim...as mulheres muçulmanas são escravas.....Mas isso na visão ocidental e capitalista.....Na nossa visão!!!
Vi uma entrevista de uma muçulmana e ela disse algo +/- assim qdo foi questionada sobre sua escravidão: “e as mulheres do Brasil não são escravas da sensualidade e sexualidade, pois é assim que penso quando vejo o carnaval do Brasil...”.. palavras dela... mas que me fizeram refletir muito....Quanto a sensualidade...não nego... estou bem ocidentalizada e sou a típica brasileira neste sentido.....mas, não me sinto escrava pq tbm gosto disso (guardada as devidas proporções é claro)..... mas será que não foi isso o que ela quis dizer?!?!?!
Outro aspecto que acho que deve ser olhado é o próprio sentido da palavra escravidão:
* Será que nós aqui no ocidente não somos escravos tbm?.... do capitalismo, consumismo....ou seja... consuma...descarte...consuma...descarte novamente.... e por ai vai....
- Levar 3 horas para vir e voltar de um trabalho que vc ganha um salário mínimo ($505 a 545 dependendo da categoria – isso aqui em SP)...chegar em casa...lavar cueca, fralda, calcinha, fazer a janta etc..... não será isso uma forma de escravidão disfarçada? Sub-emprego não é escravidão?
- A mulher, por mais competente que seja, sempre ganha bem menos que o homem no ocidente!!
- Ser vista e vendida como objeto sexual não é escravidão disfarçada (aceita, mas disfarçada)?
- E o que falar da escravidão sexual que tantas brasileiras vivem aqui e fora do Brasil? (aqui...com 10/11 anos tem mulher-menina que é escrava...com toda “liberdade”)....
- Em outras religiões tbm há subjugo da mulher (nem que seja disfarçado)... não como no apelo do caso delas.... mas há sim.... aliás... como exemplo...ao meu modo de ver.... a conservação da virgindade não como algo natural e puro..mas como algo “precioso”....já vira mercadoria.... e se algo do ser humano vira mercadoria.... alguma escravidão existe ai!!....
- eu teria muito a dizer sobre mais supostas escravidões do mundo dito liberal...mas ai já viu né..... acho que os exemplos acima já deram pra dizer que... eu acho que quem tem que dizer se é ou não escravo... é quem esta vivendo a situação!
Quanto aos EUA = “Não sei com que direito” os EUA invadem outro País para impor sua “doutrina”, sua visão, seu mundo etc.....Estas invasões... como muitas outras... estão mais motivadas por poder, política e econômica, do que por vontade sincera de promover alguma libertação...(falando em história recente...é só ver a história do Tibet, Myanmar, África entre outros...que só merecem uma notinha da mídia e sequer merecem a atenção dos EUA e do mundo com o que acontece por lá todo “santo” dia...)
Resumindo:
- Sistemas de governo não se impõe;
- Religião não se discute;
- Escravidão...por incrível que pareça... é relativa....pois, ao meu modo de ver... não sei se é pior a escravidão descarada ou a escravidão hipócrita que esta escondida atrás de uma falsa liberdade!!
Acho que o problema não esta em ser homem, mulher, muçulmano, judeu, católico, espírita, ocidental, oriental...etc...etc.... Acho que esta sim... em não ter respeito ao próximo....em não aceitar as diferenças.... e principalmente na idéia de que o Poder é efêmero e relativo!!
Haaa... sim... tentar democratizar estes lugares é sim como tentar plantar cenouras na lua.... isso tanto pela cultura enraizada de cada local (que deve ser respeitada, mas não é)....como tbm... e talvez principalmente...por nossa democracia não estar dando tão certo assim (apesar de, ao meu modo de ver, ser bem melhor que o totalitarismo ou o que valha...mas.... não é o “paraíso”....)..
Desculpe qualquer coisa... mas é assim que, no momento... eu penso...
Elas são tratadas como mercadorias pelo povo.
essa é a visão ocidental do oriente
eu vi as deen tem verdadeiro amor pela sua identidade
coisa que mto brasileiro não tem
Infelizmente você não pode querer salvar alguém que não quer ser salvo. Existe uma luta por mais liberdade entre algumas mulheres mulçumanas, principalmente no Irã, mas a maioria das mulheres, seja por medo ou por cultura, preferem viver como estão.
Apenas corrigindo, a invasão do Afeganistão foi em 2001 e do Iraque em 2003. Portanto são quase 10 anos e não 20.
Sou Muçulmana.
Já li e ouvi muita informação incorreta a respeito das mulheres muçulmanas; acredito que seja por ignorância, falta de conhecimento.
Aqui mesmo na pergunta e nas respostas tem muito erro, peço que procurem o esclarecimento com pessoas qualificadas para responder.
É um direito de todo cidadão ter o conhecimento correto e as Mesquitas estão de portas abertas para isso.
Procure uma Mesquita, conheça o Islam antes de julgar.
Salam
ps. Não sou escrava!!Sou muito , muito , muito feliz!!!!
Olá,Sir!
Na verdade já foi bem mais difícil.
Hoje muitas estão fazendo pequenos protestos ,mas ainda esta longe de se livrar dos carrascos e fanáticos muçulmanos.
Resumindo ,elas esconde ,o castigo por baixo daqueles véu.unicamente.
Lamentavel .aqueles Paises ,que adotam tal lei que favorece a desumanidade entre eles proprio.
Minha opiniao.
G.abraço.
A questão é... quem as escravizas... o homem disvirtuado ou a fé religiosa islâmica.....