Auxiliar de dentista pode ser contaminado com alguma doença no consultório? ?

Sou secretaria de dentista, será que corro risco de pegar alguma doença ao manipular os instrumentos mesmo usando luvas descartáveis? E se tiver risco quais doenças posso pegar? Os materiais são todos esterelisados e sou eu que faço a estelisaçao. Por favor se alguem da area puder me infomar, agradeço! Pois estou muito preocupada!

Comments

  • Mari, se os procedimentos que você faz são apenas manipular ou repassar material, você não corre risco nenhum, desde que você use luva, gorro e máscara.

    Sempre que for pegar em materias usados, nunca coloque as mãos nele sem luva, pois HIV, o vírus da Hepatite C são muito fortes e são transmitidos através de contato direto com sangue, mas fique tranqüila, peça ao dentista que você trabalha que lhe dê algumas instruções sobre Biossegurança.

    Abraço.

  • Pode com certeza. Para você se prevenir de pegar algumas doenças você deve sempre estar "equipada" com luvas descartáveis, mascaras cirurgicas, tocas e principalmente jaleco e óculos de proteção, pois uma boa parte das doenças que acometem a clinica de um cirurgião dentista são transmitidas por contato direto com o sangue ou através de aerossóis, principalmente os decorrentes do uso do micro motor, por isso os óculos são indispensáveis pois as principais portas para entradas de microorganismos são os olhos, boca e estruturas abertas (cortes, machucados). Pergunte para seu dentista sobre algumas normas de biossegurança e nunca realize qualquer trabalho desprotegida.

Sign In or Register to comment.