Diferença entre curso normal e e tecnico em magistério?

Bom, e o seguinte, quero fazer minha monografia fazendo uma comparação entre um Curso Normal que teve na minha cidade que foi da década de 30 ate 1974, quando foi fechado porque abriu uma escola de Ensino Médio com tecnico em magistério. E o objetivo dos dois cursos parece ser bem diferente. Enquanto este Curso Normal tinha o objetivo de formar a mulher para alem de ser professora, também ser mãe, esposa e dona-de-casa, o outro curso tecnico que abriu e mais profissionalizante. Alem disso, nessa época as mulheres não procuravam mais apenas o magistério, havia o tecnico de contabilidade, cientifico, etc. Então eu queria entender a mudança de mentalidade que teve de um período para o outro no papel da mulher e no curso de magisterio,Se houve alguma mudança na lei ( para o objetivo do curso ser tão diferente, se houve mudança de LDB, etc) Sobre feminização do magistério eu já li bastante, queria ler sobre esse período mais a frente quando o papel da mulher no mercado de trabalho parece ter se expandido mais, para alem do magistério).

Comments

  • Saudações,

    Aqui no yahoo será difícil encontrar uma resposta especifica para este tema, que ter certo teor de complexidade. O jeito mesmo são as fontes de pesquisas de forma mais direta. Usando o google, inclusive a evolução história da educação que trata bem deste assunto...

  • Você vai achar a resposta na própria história da educação.

    Num TCC não é bom misturar os temas. Você vai ter que optar pela educação integral ou o técnico, ou a profissionalização da mulher no mercado de trabalho.

    Até 1975 era a educação integral, as mulheres faziam o curso que era chamado de normal que dava qualificação para a docência. Após 1975 até 1982 é que foi introduzido o ensino profissionalizante, como política de governo para qualificar trabalhadores, o curso passou a se chamar curso científico, com habilitação em magistério ou em auxiliar de escritório (onde entrava a contabilidade que você citou).

    De 83 para cá mudou tudo, o curso passou a chamar-se ensino médio e focado só para o vestibular, passou a ser exigido o ensino superior para a função de professor.

    Você tem que optar onde vão ser suas fontes de pesquisa, se vai ser só bibliográfica ou de campo (aplicando um questionário entre os professores velhos e novos).

    Tem que fazer a pergunta com duas hipóteses, que serão respondidas pela pesquisa.

    Eu acho que o assunto ainda está meio vago.

    Uma boa linha seria: O curso normal oferecia uma boa qualificação para os professores como o atual? Notar que pedagogia como matéria está extinta.

    Converse com o seu professor orientador.

  • Veja se acha alguma coisa no google acadêmico, algum artigo científico da época...

Sign In or Register to comment.