Porque é que associamos os sentimentos ao Coração?

Anatómica e Cientificamente, o coração não passa de um músculo que bombeia sangue para o corpo. Toda a dor, seja física ou psicológica, qualquer tipo de pensamento ou sentimento seja ele bom ou mau, de amor ou de ódio, não passam de comandos do cérebro enviados ao corpo para reagir a determinadas situações, como medo ou stress por exemplo. Socialmente, o coração é visto como o órgão que controla os sentimentos de tal forma que é até o símbolo do amor.

E você, "pensa com o coração"? Porquê?

E porque é que o coração é visto desta forma "♥"?

Update:

Nota: eu já fiz esta pergunta 3 vezes. Para os que responderam antes, queria dizer que a voltei a postar, porque postei links com a forma do coração e por isso a resposta foi para o limbo.

Comments

• Já vi algo sobre ser onde o nosso corpo recebe o estímulo que nos "avisa" desse sentimento!

---------------------------------------

Mas encontrei essa resposta de 3 anos atrás, daqui do Yahoo! Respotas mesmo, veja se entende:

"Para entender isto, é necessário entender como funcionam nossos sentimentos.

Nossa percepção é dividida em duas partes a consciência e a inconsciência.

A parte consciente do eu, faz o trabalho de resumir uma variada quantidade de estímulos, que são percebidos pelos nossos sentidos.

Que analisa e gera um resultado resumido que é passado para a 2ª etapa do processamento, que é realizado em uma área fora de nossa consciência.

Está então define que tipo de reação seu corpo ira tomar.

(Sei sei tá muito mal explicado né)

Exemplo:

Quando você vê uma imagem, você identifica vários objetos.

Então algumas informações são passadas para o inconsciente,

digamos que sejam estas: prédio, carro, movimento,atravessar

Então começa uma análise de todo seu histórico, se você tiver algum trauma ou alguma situação ruim que tiveram + ou - está mesmas circunstâncias.

É enviado um sentimento de medo e alerta.

Se alguma coisa nestas mesmas circunstâncias gerou prazer, alegria.

É enviado um sentimento de euforia e prazer.

Então são liberadas inúmeras substâncias que causam sensações físicas no seu corpo.

Só por curiosidade, O frio o calor são sensações físicas que podem ser comprovadas mesmo que você não as sinta.

A dor na realidade não existe, é uma invenção da sua mente,

E é utilizada para nos controlar.

Por isto que não podemos escolher por quem vamos nos apaixonar ou até mesmo se sentir feliz quando acordamos atacados.

Para provar basta você perceber que você não consegue fazer cócegas em si mesmo, mas basta alguém colocar a mão em algum lugar mais sensível que já sentimos cócegas.

Por que isso? porque quando nos tocamos seu inconsciente acaba sabendo que é você mesmo, então ele nem dá bola."

----------------------

Um ótimo final de semana a todos!

Beijos! ;D

• Porque observou-se que o ritmo cardíaco altera-se de acordo com as diferentes emoções.

A forma vem da convenção para representar o naipe de copas (heart) no baralho, o naipe de ouro representa diamante em inglês.

• é pq muitas pessoas associam razão ao cerebro e emoção ao coração!!

mas todos sabemos que é tudo do cérebro..

mas acho q nao ficaria tao romantico vc falando pra alguém: vc nao sai do meu cérebro!!

UEHEUHEE

• A msm explicação da outra.

Acho que seja porque muito antigamente, as pessoas sentiam seus corações ficarem mais acelerados quando ficavam apaixonados ou quando estavam com a pessoa amada, então achavam que o coração é que era responsável pelas emoções, algo que já foi comprovadamente contrário a essa teoria, mas nem por isso as pessoas deixaram essa crença de lado, mas é bem interessante não acha?

• Entao... Axoq eu as pessoas associam sentimentos com o coração pq querendo ou naum quando vc da decepcionado, com saudade, tristae querendo ou naum vc tem aquela dorzinha no peito! e é ai que as pessoas associam com o coração!

Axo que é isso!!

• Já percebeu que quando estamos tristes o coração dói, quando estamos apaixonados e ansiosos o coração acelera? Ate mesmo quando estamos excitado o coração dispara, então acho que é por isso que os sentimentos são associados a ele. Beijos!!

• O que sentimos, sentimos no peito, onde em seu lado esquerdo fica o coração.

Ele bate aceleradamente quando ficamos nervosos, alegres ou com medo, se fosse o rim de pulsasse, o baço, o intestino, certamente não seria o coração a ser o simbolo do coração.

• por que a gente sente mais o coração quando sentimos algo...

• não sei, acho que eh uma forma bonitinha de falar

ou vc acha fofo dizer

eu te amo do fundo do meu "córtex"

não da neh, não daria muito certo, soa mais

harmonioso dizer

eu te amo do fundo do meu "coração"

acho que eh por isso rsrsrs

bjo

tchau

• É por que desde os tempos antigos é usado o coração como dimbolo do amor (e é usado até hoje). Por causa que dependendo da sua emoção ele bate muito acelerado....

Sign In or Register to comment.