Você tem fé? Eu não!!?

Tenho um amigo que trabalha diariamente com um programa de processamento de texto. É a ferramenta ideal para escrever livros, cartas, ou folhetos.

Alguém pediu ao meu amigo para fazer um mapa de produtos com preços e quantidades. Escolheu para a tarefa o habitual programa de processamento de texto.

Perguntei-lhe se não seria mais fácil fazê-lo com uma folha de cálculo. Respondeu-me que não valia a pena, que o tempo necessário para aprender a usar a folha de cálculo, seria maior do que aquele que gastaria ao usar um programa que já conhecia.

Esta atitude de recusa de sair da zona de conforto, é comum em todas as áreas do conhecimento. Para muitos, é preferível não investir em novos conhecimentos, não ter sobressaltos.

Isto estende-se à forma como interpretamos o mundo e os outros. Usamos o nosso confortável conjunto de valores éticos, auxiliados pelo nosso património de experiências anteriores. No entanto, esta interpretação sem uma postura flexível, conduz irremediavelmente a respostas sempre idênticas, e consequentemente à calcificação do processo cognitivo.

Na verdade, e apesar de não ser fácil, devemos sair da nossa zona de conforto. Dar um passo em direcção ao incerto, correndo o risco de levar mais tempo, de errar. No fundo é isso que nos torna verdadeiramente humanos. A vontade de descobrir, de ir mais longe, de expandir horizontes, aceitando a possibilidade de falhar, ou de chegar a respostas inconvenientes.

A fé é a recusa total em sair da zona de conforto. É uma expressão do medo, é a vontade de acreditar que estamos seguros, protegidos, e de que a justiça prevalecerá. A verdade é que isto nunca está garantido. Olhar para a frente e abandonar a necessidade de ter fé, pode causar ansiedade. Em contrapartida recompensa-nos com a aquisição de ferramentas de análise poderosas. Aumenta a criatividade e o sentido crítico. E é seguramente a porta de entrada para entrar firmemente na idade da razão

Update:

Onde eu estive numa tertulia faz pouco tempo. Sou militante dos Ateus de Portugal

Update 3:

Fernando

Aqui ninguém me pegou amigo.

Os meus amigos mais próximos do site Livre pensadores, sabem disso.

Update 5:

Muito bem Vovó

Ainda bem que a srª, como crente que é não se limita a ler só o que é da sua religião e ainda se cultiva no Portal Ateu.

Ser limitado em só dizer Amém e não querer ver outros prismas das questões e pensamentos, nos fazem seres limitados.

Seja bem vinda à AAP!

Comments

  • Caro colega, boa tarde!

    Sua, aliás, do Rui Rodrigues postada no Portal Ateu de 08/09/2009 - e copiada "ipsis literi", definição de fé é muito limitada.

    Eu diria que se poderia classificá-la de "fé cega". (*)

    Mas, existe "fé" que é resultado fruto de conclusões de estudos, de pesquisas, de questionamentos, de dúvidas cruéis e, principalmente, de experiências de vida.

    Diferente de você, vou indicar a fonte da cópia da resposta do Bernard Vogel ao texto de Rui Rodrigues, indicando a fonte: (*)

    "Este texto, salvo o devido respeito, peca por algum simplismo.

    Em primeiro lugar, todos temos fé nalguma coisa.

    Uns acreditam que um Deus racional e eterno criou o Universo, a Vida e o Homem, de forma racional, para ser compreendido racionalmente por seres racionais, porque criados à imagem e semelhança de um Deus racional. Para esses, esse é um fundamento sólido para o pensamento racional e para a intelegibilidade racional do cosmos.

    Outros acreditam que o Universo, a Vida e o Homem surgiram por acaso do nada, de forma totalmente irracional. Curiosamente, dessa irracionalidade primordial pretendem deduzir a sua própria racionalidade, mas essa tentativa é, em si mesma, irracional, apesar de demonstrar grande dose de oportunismo.

    Entre os problemas desta crença, existem alguns que são científicos. A origem da matéria e da energia a partir do nada é desmentida pela lei da conservação da energia. A origem da vida a partir de químicos inorgânicos é desmentida pela lei da biogénese.

    Outros, acreditam nas coisas mais absurdas, é verdade. Por exemplo, Francis Crick sustentava que as sementes da vida tinham sido trazidas para a Terra por extraterrestres. Richard Dawkins, em entrevista recente, pareceu estar a preparar-se para aceitar esse cenário, tal é a improbabilidade da origem acidental da vida.

    Ter fé em Deus não é necessariamente permanecer na zona de conforto.

    Pelo contrário. Jesus Cristo foi crucificado à ordem de judeus e romanos, há 2 000 anos atrás. Os primeiros discípulos, que testemunharam e anunciaram a sua ressurreição, foram perseguidos e torturados até à morte.

    Mesmo ao longo dos séculos, aqueles que procuraram afirmar a autoridade da Bíblia, mesmo contra o Papa e a Igreja Católica, pagaram com a sua própria vida, às mãos da inquisição. Seguir a Deus está longe de ser uma receita para permanecer na zona de conforto.

    A menos que por zona de conforto se entenda uma vida eterna com Deus, através de Jesus Cristo.

    Aí sim, diz a Bíblia, os nossos corpos serão incorruptíveis e a criação será totalmente restaurada e livre da maldição que sobre ela impende por causa do pecado humano. Aí não haverá doença, sofrimento, lágrimas, injustiça, crueldade predatória e morte. Essa será, efectivamente, a zona de conforto por excelência, em franco contraste com a zona de desconforto daqueles que viverão a eternidade como uma sanção.

    Esta é a verdade que Jesus Cristo anunciou e que validou com a sua ressurreição. Desse evento histórico existe evidência histórica mais segura do que de que o Universo surgiu por acaso do nada e explodiu, ou de que a vida surgiu por acaso." (**)

    Obrigada pela sua questão que me fez encontrar uma pessoa tão maravilhosa como Bernard Vogel!

    Um abraço!

  • Sou muito esperta para o meu próprio gosto , sou mesmo!

    Pode ficar bravo comigo mas..

    Foi daqui que você retirou este texto? rsrsrs

    http://www.portalateu.com/2009/09/08/zona-de-confo...

  • Desculpe Amigo ...mas a Tete te pegou rsrsrssrsr

    Eu tenho Fé e não me importa o que vão falar de mim.......rsrsrs

    "Portal Ateu ..Cruz Credo.. rsrsr

    Abraços ....

  • Me parece que “zona de conforto” é todo o ambiente em que removemos o que nos é intelectualmente rejeitado, por este prisma Os ateus são seus maiores usuários.

  • Estou plenamente de acordo com a sua ordem de ideias. A necessidade de acreditar que a justiça prevalecerá leva muitas pessoas a nunca sair da sua zona de conforto e por isso essas pessoas nunca sentem a alegria de uma nova descoberta ou a alegria de se ultrapassarem a si próprias pois estão sempre agarradas á ideia de optar pelo caminho mais fácil. Na minha opinião a função do ser Humano é tentar ultrapassar as suas dificuldades e tentar desvendar todos os mistérios que o rodeiam sem recorrer a dogmas impostos por uma religião que conspurcam o sentido crítico.

  • muito bem, você não está errado.

    mas, deixe-me falar por mim mesmo, pelo menos.:

    eu já tenho minhas convicções, estão em axiomas, sim.

    eu não preciso ficar analisando, e contestando, até porque é debalde.

    pois que tenho já meus horizontes expandidos, onde tenho certeza das minhas crenças e não mais motivos para buscar a "verdade".

    verdade essa que muitos pensam ter encontrado, outros tem certeza de tê-la, e outros ainda querem impor as suas.

    sim, a idade da razão está próxima. unir-se-á ao conhecimento da espiritualidade e não ao desprezo dela.

    alguns chamam-na de Idade de Ouro.

    creio tambem como voce, que a justiça nem sempre prevalece.

    que bom que voce dialoga sem atacar. isso e importante

    voce nao tem interesse em atacar e sim tentar esclarecer; cada um o faz de um modo, ou tenta.

    “Todo bom pensamento solto ao vento, correrá a Terra e encontrará resposta”

    Ditado indígena

  • Fé raciocinada...se vc não tem eu respeito.

  • voce nao tem fe?

    o problema e seu, pois eu tenho, e MUITA FE. Esse "seu amigo' e voce nao conseguem perceber a diferenca entre ter fe em JESUS CRISTO e acreditar na religiao e suas regras apenas....

    paz

  • Sim, Graças a Deus !

  • ta faltando idéia nessa cabeçinha ?

Sign In or Register to comment.