Posso questionar seu time de FUTEBOL, ou seu partido POLÍTICO! mais e quanto à sua RELIGIÃO?
talvez o autor esteja tentando me previnir do perigo que é falar sobre RELIGIÃO de forma questionadora quando diz:
=-=-=-=-=-=-=-=-=-
"[...] é falta de educação perguntar a respeito dessas questões. Se Você persistir, é provável que receba uma resposta do tipo: 'Deus pode ver quando você está fazendo alguma coisa má no escuro, mas ele não tem pálpebras e nunca pisca, seu ignorante, seu bobo. É claro que ele pode ler a sua mente, mesmo quando você tem o cuidade de não falar consigo mesmo, mas ainda assim ele prefere que você faça suas preces em palavras, e não me pergunte porque quê ou como. Estes são mistérios que nós, mortais finitos, jamais entenderemos.'[,,,]
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
[...]Pessoas de todos os credos aprenderam que esse tipo de questionamento é de algum modo insultuoso ou degradante para a fé e deve ser uma tentativa de ridicularizar suas opiniões[...]
=-=-=-=-=-=-=-=
[...] Que bela tela de proteção é propiciada por esse vírus - permitindo sem que, sem esforço, ele lance os anticorpos do ceticismo. [...] Mais nem sempre funciona, e quando o ceticismo fica mais ameaçador, medidas mais FORTES podem ser invocadas[...]
=-=-=-=-=-=-=-=
QUESTIONAR = INSULTAR, DESRESPEITAR quando se trata da religião alheia? Porque se sentir tão ofendido? não dá pra continuar sendo amigos?
=-=-=-=-=-=-=-=
Update:=== DEFINIÇÕES ===
PERGUNTAR
fazer perguntas a; inquirir; investigar; procurar saber; pedir esclarecimentos; indagar; interpelar.
=-=-
QUESTIONAR
v. tr., fazer questão sobre; contestar;
pôr em causa;
v. int., altercar; disputar.
Comments
Religião é um assunto como qualquer outro. Acho que ela pode e deve ser questionada sim, pois ela não tem nada de especial.
Talvez se a humanidade tivesse questionado a igreja católica antes, vergonhas como a inquisição poderiam ter sido evitadas. Se a humanidade tivesse questionado o judaísmo e o islamismo antes, imagine quantas vidas não poderiam ter sido salvas e quantas mutilações não poderiam ter sido evitadas.
Saudações obviamente ateístas.
não tenho religião e acho um mal desnecessário. A religião deve ser questionada sim em todos os quesitos. Não dá pra aturar mais esse autoritarismo cego.
FORA A RELIGIÃO.
Quem diz que a religião não se discute quer na verdade evitar sofrer questionamentos
Time de futebol não tenho, partido político muito menos, religião sim.
O questionamento é a base fundamental do aprendizado. Hoje estou onde estou devido aos questionamentos que fiz e obtive respostas satisfatórias a elas. O que acontece é que muitos não querem questionar e sim querem ridicularizar, fazem perguntas prontas esperando respostas prontas. Piadas, insultos...enfim, o que já estou calejado de ver aqui.
Tenho minha religião, se estou nela é porque ela me faz bem pois do contrário não estaria fazendo parte dela. Respeito as pessoas de todas as religiões e ateus, desde que me respeitem.
Acho o seguinte, se uma pessoa não aceita os ensinamentos de uma denominação religiosa, simplesmente não faça parte dela. Não tem nada que ficar ridicularizando as crenças alheias, eu ajo assim.
Desde cedo eu aprendí o seguinte: respeito quando se quer, se dá também, isso é em qualquer aspecto da vida, porque seria diferente no aspecto religioso??
Então, se vc é ateu eu lhe pergunto: vc está feliz assim? está bem? então siga seu caminho sendo assim já que vc é feliz, quem sou eu pra lhe atirar um pedra e dizer que vc vai pro inferno ou sei lá pra onde, eu trabalho arduamente pra garantir minha salvação e não me preocupo demasiadamente com a salvação dos outros pois por me preocupar com a vida dos outros posso perder a minha.
Mas é o tipo da coisa, se vc espera o meu respeito eu espero o seu também.
Felicidades,
Questionar não é a mesma coisa que insultar e desrespeitar. Eu mesmo questiono muito os religiosos, principalmente os evangélicos mas vejo que alguns ateus passam dos limites. Muitos evangélicos também passam dos limites. Acaba virando agressão verbal. Eu mesmo acabo passando dos limites algumas vezes. Temos que nos vigiar quando a isso para que os debates aqui sejam sobre idéias e não sobre pessoas.
Obiwan então no meu caso não temos assunto!!!!!
Brincadeirinha - rsrsrsrsrs
Não tenho religião - não tenho partido político - sou "simpática" do São Paulo Futebol Clube, mas torcedora, eu não me considero!
Para mim toda forma de agremiação (estou incorporando o Laputean agora) é uma forma de pirar o cabeção.
Beijos
Quem somos nós para ficarmos bravos com alguem!?
Devemos amoar o proximo ele gostando ou não da sua crença!
Se praticarmos esse amor que provem de Deus muitas vidas pode ser transformadas!
Ochente!! Não dá não. Para os fanáticos os ateus são instrumento do DEMO, continuar sendo amigo de um ateu é o mesmo que pactuar com o diabo. Estamos dispensados, meu consolo é que se existir inferno ( kia kia kia kia ) encontro todos eles lá.
Eu já acho que dá para questionar de tudo isso amadurece o debate.
Você pode trocar de mulher
Você pode trocar de religião
Você pode trocar de partido politico
Mas eu dúvido que você vai trocar de TIME DE FUTEBOL.
Conclusão: na vida o mais importante é você torcer por um time de futebol.