Na escala de Dó Maior qual a função tonal do Ré?
(Me fizeram essa pergunta, queria saber a resposta e como eu analiso outras desse tipo pra achar a resposta).
(Me fizeram essa pergunta, queria saber a resposta e como eu analiso outras desse tipo pra achar a resposta).
Comments
É mais ou menos o que o/a Kéfren disse, mas se o que você está procurando é uma explicação mais técnica, é o seguinte: o ré é o segundo grau da escala de dó maior. Todo segundo grau, de qualquer que seja a escala, tem a função tonal de sobretônica/supertônica. Ela dá um efeito de repouso, ou, no contexto específico, o efeito de algo acima da função da tônica que cria a possibilidade de resolução na mesma.
Já na harmonia tonal, o acorde que correspondente ao segundo grau tem a função de subdominante, mas a sobretônica é mais comumente usada como uma nota do acorde dominante do campo harmônico em questão, assim a função da nota compõe o efeito que se tem com o acorde dominante.
Geralmente se usa como encerramento de frases que criam a possibilidade de uma resposta equivalente com encerramento na tônica, como se esse encerramento, que poderia acontecer ali, logo após que a sobretônica fosse tocada, fosse adiado pro final da repetição da frase, assim a primeira frase cria um repouso e ao mesmo tempo uma atmosfera na qual a resolução a completaria também. É até meio difícil de explicar assim, escrevendo, mas um exemplo é o tema da 9ª sinfonia de Beethoven:
Kkk... diga-lhes que é fazer com que a escala não fique sem o segundo grau.
Na escala diatônica composta com 7 notas ou sete graus todos os graus são importantes por a caracterizarem.
É como uma Ferrarri sem motor, ou sem rodas, ou sem freio, sem embreagem, ou sem câmbio, ou sem diferencial! Ela serve pra que?