Vc tem depressão sazonal?

acontece no inverno e atinge mais as mulheres!

Comments

• Tem cada uma...

Depressão de fato, como doença mental, não tem nada a ver com frio ou calor, pois é da mente e não do corpo e ponto final.

Ah, sim, encontrará opiniões de todos os tipos, de todos os modos, mas precisaria encontrar é quem entende da psique, aí saberá do que estou escrevendo.

Aliás, quanto à pressão sanguínia, especialmente dos que possuem problemas de pressão alta, isto se dá mais intensamente é no Verão!

Bem, qual a melhor estação para se passear, para sair de casa e para tantas coisas no Brasil - VERÃO!

Portanto, até natural no mundo inteiro, no Inverno, as pessoas se recolherem, ficarem mais tempo dentro de casa, e isto é um saco para muitos!

A depressão causada por isto, não é apenas para mulheres, se bem que, as mulheres sempre gostaram mais de usar belas roupas etc..., Assim sentirão mais a falta de um tempo de bom sol.

Mas isto não é Depressão psicossomática ou mental, mas ocasional, sim, como disse sazonal.

"As Tias do Mauro Rasi" lidavam muito bem com isto:

Era chegar o inverno por aqui, iam passar o verão Europeu.

Esfriava lá, voltavam para as praias de Copacabana"

(Saudades do escritor do jornal O Globo, dramaturgo de primeira grandeza, que já se foi... Ele tinha a coluna denominada 'As tias do Mauro', assim ele resolvia com tão bom humor todas as situações do dia a dia, especialmente espetava as questões políticas) - citação ilustrativa ou por 'curiosidade' (para a curiosa! rsrs).

- Mas como ele dizia, sempre terão os que não gostam da verdade...

• Será que isso acontece em lugares onde o inverno não é tão rigoroso? Eu acho que não...

É explicável haver depressão durante invernos rigorosos, onde as pessoas passam mais tempo em suas casas e o contato interpessoal diminui consideravelmente. É uma teoria que explica a alta taxa de autoextermínio em esquimós.

Porém, aqui no Brasil, onde o inverno é quase imperceptível, não acho que exista níveis significantes de depressão sazonal...

• Em geral,sim,é no inverno,qdo a irradiaçao de luz solar é menos intensa.

Isso interfere em todo ritmo circadiano(biologico),com menor produçao de melatonina,disturbios de sono e humor.

Ha melhora qdo a exposiçao á luz auamenta,ou com fototerapia

Os colegas acimas citaram os paises do hemisferio norte,onde a incidencia de depressao sazonal é maior do que para nós aqui.

Alem do inverno mais longo(menos luz,anoitece cedo),ele é mais rigoroso,obrigando as pessoas a ficarem mais confinadas e menor contato social,como disse Maçã.

Felizmente temos muito sol,e Sol é vida,nao é?

:)

Alias ,aqui no inverno,sao mais frequentes as recaídas de pressao em quem ja a tém.

E para quem nao tem, afalta de sol,dias cinzentos,frio,chuva,dá um certo baixo astral.

• Não, tenho depressão todos os dias.

• Tenho depressão esporádica. Mas dura só um tiquinho assim. Porque é só ela chegar, eu dou logo um pontapé, e pronto, ela se vai.

Depressão... Ninguém merece!!!

Beijo do Tio.

• Por isso eu digo que não, porque não sou mulher!...

• eu não sei te responder pois eu estou sempre com depressão.

Sign In or Register to comment.