Para se aprender história na faculdade, é na base da decoreba ou entender o que se lê?

eu acho legal historia, e ate pretendo fazer, mais tenho medo de na decorar nada na faculdade e depois na conseguir da aula, oque vcs acham disso?

Comments

• Patrick, boa tarde.

História é paixão.

A história de antigamente e a de agora são completamente diferentes.

No século XIX foi introduzido o conceito de HISTORIOGRAFIA, que mudou a cara da história decoreba, hoje ela está mais diferente ainda e é uma paixão estudar história, porque ela não está mais dissociada da sociedade, como se fosse um fato não gerado dentro dela.

Faça história sim. Ela não é decoreba não, é conhecimento puro apreendido e muito interessante.

É claro que não existe campo de trabalho fora do ensino e da pesquisa, mas vc poderá fazer pós-graduação e ser pesquisador de um tema interessante que goste se especializando nisso.

A história hoje tem muito valor pela historiografia e pelo seu braço com a memória, que teve um boom a partir do final da década de 90, quando os acontecimentos mais importantes estavam completando 50 anos, como a Segunda Guerra , por exemplo, e o nascimento de instituições que foram criadas na década de 50.

História é muito legal, tem vários autores interessantes, como Le Goff, entre vários outros que não me lembro agora, mas que já li.

Espero ter mudado a sua opinião errada sobre estudar história.

Boa sorte !!!

• Olá! fiz faculdade e lá descobri que aprender é melhor do que decorar porque decorando vc esquece, aprendendo, além de vc não esquecer, ainda ensina para outros.

Um abraço.

• Para estudar história é preciso adorar a disciplina, o que não é pra todo mundo.

Decorar, "simplesmente", não adianta nada, é preciso aprender naturalmente.

Tenha certeza primeiro que você gosta de estudar história.

• Você está equivocado.A Historia caminha junto com a Geografia,com as migrações decorrentes de fatores climáticos econômicos,sociais e politicos.Você já se perguntou porque existem muito mais pessoas de pele negra na Bahia do que em Santa Catarina,predominantemente com pessoas de pele branca?Respondo:entre outras coisas porque os negros escravos eram trazidos para o Nordeste para trabalharem nas lavouras de cana de açucar(ciclo dos engenhos)e nas plantações de café em Minas ,São Paulo e Rio de Janeiro.(ciclo do café)No ciclo do ouro,os negros eram levados para as MInas Gerais e Mato Grosso.Os indios locais n se adaptavam a vida nas minas e nas plantações,fugiam e por isso foram substituidos pelos negros.Com a Abolição começaram a trazer imigrantes europeus(italianos,alemães,austriacos,etc)que foram se instalando no Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.Daí a maior presença de gente de pele clara.As necessidades economicas e politicas ditaram os procedimentos que resultaram na imigração europeia e na libertação dos escravos.VIU?Nada de decoreba e sim entender a movimentação dos acontecimentos e fatos.

boa sorte,

JM

• Bob Esponja... Se liga:

Primeiro de tudo: Tu tem que gostar da parada. Ninguém faz faculdade pra dar aula de história se não gostar do lance.

Segundo: A prática leva à perfeição, então, leia bastante, leia várias vezes mesmo após ter entendido. O lance é vc conseguir guardar o que vc entendeu. Endender não significar lembrar pra sempre.

Então: Goste do que faz, e leia mtas vezes... e continue sempre lendo.

Hasta la vista!

• bom digamos que 85% e decoreba mesmo

e os outros 15% e vc entender mesmo,mas parece que e mais facil decorar se vc entende

• Os dois...

mais o que mais conta é o interesse da pessoa

• Amigo no meu caso é entender e gostar de História..Comparar tbém o atual com o Antigo....

• Nada sei sobre isso.

Sign In or Register to comment.