Como seria a superfície de um planeta gasoso?

Sempre tive a curiosidade de saber como seria a superfície, o "chão" digamos assim de um planeta gasoso como netuno, sei que não existe nenhuma foto, mas existe alguma pintura, animação alguma coisa assim que mostre como é mais ou menos? se tiver me mostrem

Comments

• Bem, utilizando a LÓGICA, as PROPRIEDADES FÍSICAS das substâncias, em um planeta, que é um GIGANTE GASOSO, teremos uma ESPESSA capa gasosa, de MUITOS MILHARES DE QUILÔMETROS, de espessura, depois algo parecido com um OCEANO, de gás liquefeito, por efeito da PRESSÃO exercida pelas camadas superiores e por fim, o NÚCLEO sólido do planeta, que suponho, SEM PROVAS, que seja constituído de ROCHAS.Então, para mim, esse "chão", está SUBMERSO, em algum líquido, não necessariamente água, pode ser Amônia, gás carbônico líquido, Sulfeto de Hidrogênio, líquido, etc.

• Não há superfície sólida em um planeta gasosos.

Acredita-se que há uma superfície líquida igual a um imenso oceano global.

Mas a pressão atmosférica é terrível além de que a gravidade também é imensa.

Provavelmente um ser humano na superfície líquida de um planeta assim iria ficar 'achatado' devido a soma da pressão atmosférica com a gravidade. Talvez ficasse igual a um 'platelminto'.

Os gigantes gasosos são planetas 'proibidos' para visitas aos seres humanos.

O que se pode fazer é enviar sondas esféricas 'para diminuir os efeitos da pressão e da gravidade' com metais de alta resistência mecânica.

Assim mesmo eu não estou seguro desta ideia.

Por outro lado, tudo que lá cair, jamais volta, visto que a velocidade de escape é muito elevada.

Por exemplo, Júpiter tem uma velocidade de escape igual a 59,5 km/s enquanto que nossos melhores foguetes conseguem uma velocidade em torno de 14 km/s.

Então tudo que lá cair, jamais sobe de volta pois ainda precisamos melhorar muito nossa tecnologia para se aventurar nos gigantes gasosos.

Espero que tenhas entendido minha resposta.

Imagem feita por um artista de como seria a visão de um planeta gigante gasoso:

http://4.bp.blogspot.com/-1w0Q1hp9nIU/Tf0IhfCbFvI/...

Um abraço e grandes estudos.

Vida longa e próspera.

• Parecida com uma nuvem: a gente vê mas não pode pisar nela!

• A superfície é totalmente gasosa, no caso de Netuno há cristais de gelo e amônia em meio ao gás, por isso são chamados "Gigantes de Gelo" o que diferencia a atmosfera da superfície é a densidade do gás, enquanto a atmosfera é menos densa, a superfície é formada por camadas de gás denso, parecidos com as nuvens terrestres. A supeprfície de Netuno é azulada, parecida com um oceano, porém, formada por gás.

• netuno é um planeta gasoso

Sign In or Register to comment.