eu preciso saber o que é um bate estaca?

como funciona?

para que serve?

onde é utilizado?

e

um texto explicativo usando conceitos como força

Comments

• Martelo (do latim medievo martellu, derivado das formas clássicas marculus ou martulus) é um instrumento usado para golpear objetos e possuindo, conforme o uso ao qual se destina, inúmeros tamanhos, formatos e materiais de composição, tendo todos a característica comum do formato, que consiste de um cabo ao qual se fixa a cabeça, através do alvado ou olho. Tem seu uso tão variado que vai do Direito à medicina; da carpintaria à indústria pesada; da escultura à borracharia, do esporte às manifestações culturais.

quantidade de energia liberada pelo golpe do martelo é equivalente à metade da sua massa vezes a velocidade ao quadrado, na hora do impacto (). Enquanto a energia liberada no alvo multiplica-se linearmente pela massa, aumenta geometricamente com a velocidade (veja o efeito do cabo, mais abaixo).

Como os martelos devem ser usados em muitas circunstâncias, ocorre vezes em que a pessoa não possui espaço suficiente para empreender grande movimento ou força, essa troca de energia varia de acordo com a viabilidade. Obviamente, quando o martelador possui bastante espaço, e o martelo possui uma cabeça grande e longo cabo (como numa marreta), será aplicado o máximo de energia sobre o alvo. Como não se pode usar um equipamento de grandes dimensões, para alvos pequenos, o desenho do instrumento é adaptado para as muitas variações de uso e efeitos desejados. Materiais novos e inovações de formato foram introduzidas para a concepção dos martelos, com maior efeito amortecedor nos cabos e cabeças com ângulos diferentes, visando com isso facilitar o uso em relação aos modelos primitivos.

[editar] Efeito do cabo

O cabo do martelo ajuda de muitas formas. Mantém as mãos do usuário longe do ponto de impacto. Possui uma área grande, onde a mão pode segurar com segurança. Sua função mais importante, porém, é permitir seja imprimida uma maior velocidade a cada golpe. O empecilho maior ao comprimento do cabo é a falta de espaço que eventualmente ocorra, para se balançar o martelo. Por essa razão que as marretas, usadas em espaços abertos, pode ter um cabo mais longo do que o martelo de carpintaria. Outro empecilho existe, porém não tão evidente: quanto mais longo for o cabo menos precisa fica a mira para se acertar o alvo. Cabos maiores também cansam mais rapidamente, no uso sucessivo.

A maioria dos desenhos de cabos procura equilibrar precisão do golpe com aproveitamento máximo de energia. Em cabos muito longos: o martelo fica menos eficiente, pois a força nem sempre concentra-se no ponto correto do alvo. Cabos muito curtos: a ineficiência decorre de não ser possível aplicar-se maior força, exigindo mais golpes para se completar a tarefa.

• Dalla Bella, no Index Instrumentorum, refere-se a esta máquina como sendo um invento do italiano Gazzola, da cidade de Verona.

Este guindaste tinha por finalidade elevar um corpo que, no modelo apresentado, é de madeira.

O corpo era libertado ao atingir o cimo do guindaste, caía livremente e vinha bater numa estaca colocada na base da máquina. Duas colunas de madeira, instaladas verticalmente, desde a base até à extremidade superior do guindaste, serviam de guia ao corpo durante a queda. Por cima destas colunas, está instalada uma roldana, por onde passa uma corda, com a qual se eleva o corpo. Para a operação de levantamento, recorre-se a um sarilho montado na parte inferior de duas colunas inclinadas, ligadas entre si por pequenas travessas de madeira, dando-lhe um aspecto de escada.

O mecanismo que permite soltar automaticamente o corpo, quando ele chega ao fim do percurso, é constituído por uma pinça de latão que o agarra, através de uma argola nele instalada. Para que a pinça abra ao chegar ao topo do guindaste, existem duas cunhas, montadas no cimo das colunas verticais de madeira que servem de guia ao corpo.

Este guindaste está ainda equipado com um sistema constituído por dois sarilhos, roda dentada e manivela, instalados na parte média da base da máquina. Não se afigura clara a utilidade deste último sistema para o funcionamento do conjunto.

• Tem um texto bem explicadinho e chatinho no site

http://museu.fis.uc.pt/37.htm........ boa sorte na sua busca......

Bjus

• É um aparelho, digamos. Uma máquina que é manobrada para fazer aqueles buracos no chão quando estão construindo. Esses buracos servirão de alicerces para se enfiar alguma coisa neles, uma estrutura firme de aço ou sei lá o que, que vai garantir que a construção não caia. O buraco estando pronto e bem fundo, eles enfiam o negócio lá e pronto! É só rezar para não cair. Por causa deste barulho que a máquina faz, tutz, tutz, tutz, também chamam algumas músicas de bate estaca, porque o rítimo é repetitivo.

• O mecanismo que permite soltar automaticamente o corpo, quando ele chega ao fim do percurso, é constituído por uma pinça de latão que o agarra, através de uma argola nele instalada. Para que a pinça abra ao chegar ao topo do guindaste, existem duas cunhas, montadas no cimo das colunas verticais de madeira que servem de guia ao corpo. Ele serve para fazer as fundações de uma construção.

E existe o bate estaca que é uma gíria, que nem vou explicar aqui por que é contra as regras da comunidade.

• oque eu sei de bate estaca é usado em contrução civil. é tipo assim, uma barra de aço e ficada ao chão e depois cai um peso que deve pesar umas 15 toneladas em cima e vai afundando para o chão..

eu trabalho em industria,trabalho com eletrica industrial,eu vejo direto os caras da civil fazendo isso,so não sei os termos tecnicos que é usado na fala deles.mais é isso que eu disse.

Sign In or Register to comment.