Por que as transfusões devem ser feitas de preferência entre pessoas de mesmo grupo sanguineo ABO?

Galeeeéera ... To precisando muito dessa resposta ..

É pra segundaa ..

Comments

• Eita lelê, mas é claro q tem q ser transfusão de sangue

de pessoas do mesmo grupo.

Senão da incompatibilidade sanguinea.

A com A

B com B

O com O

Ainda tem o

AB q é receptor universal.

o tipo O é doador universal

acho q eu não ajudei muito né?

Mas foi o q eu lembrei das minhas aulas de biologia.

Abraço

• Porque tem que haver compatibilidade com o tipo sanguíneo. Se o sangue é diferente, seu corpo entende ele como um anticorpo.

Por isso pessoas de:

A doa para A

B doa para B

AB doa para AB

O doa para O.

O Sangue AB apresenta uma conformação, digamos assim, mais complexa, que só pode aceitar o AB como doador. Já o O é um tipo sanguíneo sem conformação... podendo ser doado para todos os tipos sanguíneos.

Se vc ver as figuras das moléculas sanguíneas vai entender isso.

• Para que aconteça uma transufussão de modo mais seguro, é preciso que haja uma compatibilidade, antigamente era feito de modo heterologo,ou seja entre tipos diferentes e isso matou muitas pessoas.

Tipo no plasma sangüíneo,de individuos podem ou não existir dois tipos de anticorpos, denominados de aglutininas. Um indivíduo que possui sangue tipo A produzirá aglutininas anti-B. Um indivíduo com hemácias do tipo B produzirá aglutininas anti-A. Um indivíduo AB não produzirá nenhuma aglutinina, pois apresenta os dois tipos de aglutinogênios. Já o indivíduo O produz aglutininas anti-A e anti-B, pois não apresenta aglutinogênios.Ou seja tem que ser compativél.

Beijos :-)

Espero ter ajudado, e se ficou duvidas me escreve por e-mail que eu te ajudo se eu souber.

Sign In or Register to comment.