Batismo de fogo é batismo do Espírito Santo?

Tanto os pentecostais creêm que o batismo com o Espírito Santo e com fogo se refere ao batismo que os crentes genuinos recebem. Mas o que diz a lei e o testemunho. O que é o batismo com fogo?

Por favor o conceito biblico e requer respeito diante da palavra de Deus. Maiores informações poderão enviar para meu email: [email protected]

Desde ja agradeço a atenção de todos.

Comments

  • Oi! Prezado Joca.

    Esse fogo é simbólico, ou seja são os ensinos purificados pelas palavras exemplificado, e não aquele ensino quais possuíam, ou seja, um aprendizado de péssima qualidade. Seriam o mesmo que domesticar aquela corja como mister ser domesticado essa corja atual.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Os batistas, e creio que todos os tradicionais também, entendem esta passagem de uma forma completamente diferente da que tem sido considerada pelos pentecostais, estabelecendo-a como uma forma de punição aos que rejeitam a salvação em Cristo, com o fogo ardente referido ao lago de fogo da condenação eterna, Os pentecostais já constatam o aspecto purificador do fogo visando o a regeneração propriamente dita pela ação purificadora do mesmo, afim de tornar o Cristão a nova criatura. Percebemos por um discorrer pela palavra, que lógica e fundamento as duas visões possuem, então o que fazer em quem acreditar?

    Nestes momentos precisamos considerar a generalidade da palavra, que possibilita a visão a cada um, conforme lhe foi concedida pela graça recebida, não precisamos, para credibilizar nossa visão, diminuir a visão de outro irmão, o fundamento do evangelho esta na unidade dos diferentes pelo único vínculo da paz e amor de Cristo, manifestados em nosso viver.

    Devemos convir, que as duas formas de interpretação estão corretas, haja visto que o Fogo há de arder sobre os contrários ao evangelho, e também que conforme Pedro em sua simbologia do ouro purificado sete vezes(por ex.) mostra o trabalhar do Espírito Santo nas vidas do Cristão já salvo, visando seu aperfeiçoamento.

    Estas diferentes formas de interpretação manifestam-se em inúmeros pontos do texto bíblico e devemos ter o cuidado, já que não afastam dos fundamentos da verdade, em respeitar o grau de comunhão de cada irmão que as experienciou como visão de fé, e não tomá-las por motivo de divisão do corpo de Cristo.

    “Pois se um diz, sou de Paulo outro, sou de Pedro... onde está o amor de Cristo?”

    Deus te abençoe

  • Boa noite.

    Existe o batismo nas águas, que é aquele em que a pessoa confessa seus pecados, se arrepende e aceita a Justiça do Senhor Deus, conforme está escrito em Atos dos Apóstolos cap.2:37 em diante.

    Existe também o batismo de fogo, que é a manifestação do poder do Espírito Santo de Deus na vida de seus servos, conforme Atos dos Apóstolos cap. 2:2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

    3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

    É a manifestação do poder de Deus na vida de Seus servos que O servem em Verdade e Espírito.

  • Ainda semana passada esse tema foi abordado em uma aula de teologia.

    O versículo diz que:

    "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mateus 3 : 11)

    Parece ser duas ocasiões diferentes ou duas situações diferentes.

    O batismo com (ou no) Espírito Santo se deu primeiro no dia de Pentecostes (atos 2:1-4).

    Oras, o relato sobre o derramar do Espírito sobre toda carne (profetizado em Joel 2:28) fala em línguas como de fogo. Não de fogo, mas como de fogo.

    Mas na frente, em I Co 3 está escrito assim:

    12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

    13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

    14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

    15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

    Penso que o batismo com o Espírito Santo nos capacita, nos dá unção e poder para trabalhar para o Reino. E chegará o dia em que nosso serviço será provado pelo fogo do Espírito. Todas as nossas obras serão batizadas com fogo, o fogo refinador, que revelará quais foram proveitosas para o reino e quais foram consideradas inúteis para o Reino.

    As obras de madeira, feno ou palha serão queimadas e não nos trarão nenhum benefício. Mas as obras de ouro, prata e pedras preciosas serão provadas e aprovadas pelo fogo do Espírito. E por elas receberemos os galardões.

    Mas a discussão ainda não acabou e na próxima semana o debate sobre isso continua no curso de teologia... Qualquer nova informação ou rumo, te mantenho informado, ok?

    Paz

  • Sua duvida é pertinente, assim como aquela em que diz que pra ser batizado com Espírito santo tem que obrigatoriamente falar em linguas estranhas. Acredito que o batismo com fogo é o mesmo do Espírito, mas não como imaginamos ser, com aquele fogo pentecostal, não sou contra o fogo, até gosto, mas precisamos entender que quando levantamos as mãos pra Jesus e o aceitamos o Espírito santo começa a habitar em nós e passamos a ser batizados por ele. Falar em linguas é apenas um evidência disso não uma regra.

    Pensa comigo, aquela senhora que dirige a consagração de sua igreja, ela é uma benção, faz a obra, ora, jejua, é uma referência de mulher de Deus... Mas não fala em liguas, ela não foi batizada? Não acredito nisso, só acho que ela não recebeu o don de linguas, mas não deixa de ter sido batizada com espirito santo e com fogo!!!

    Acredito no amor incondicional de Deus e creio que todos aqueles que um dia se dispuseram a estar com ele por toda a eternidade, ele tb estará com ela e com todas as prerrogativas e bençãos que Deus tem pra nós!!!

    Abçs >>>>>>>>> PAz

  • que Deus o abençoe

  • Olá irmão Joca!

    Em primeiro lugar, como evangélico pentecostal, crente na contemporeneidade dos dons espirituais, gostaria de deixar claro que, o batismo no Espírito Santo é subsequente e distinto do novo nascimento. As Escrituras claramente descrevem uma experiência de conversão na qual o Espírito Santo batiza os crentes dentro do Corpo de Cristo (1 Co 12.13). As Escrituras também descrevem com idêntica clareza uma experiência na qual os crentes são batizados no Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.4). Estas não podem referir-se a uma só e única experiência, já que o agente que batiza e o elemento em que o candidato é batizado são diferentes em cada caso.

    O Comentário Bíblico Broadman tem razão quando afirma ao comentar Mateus 3.11 que “O dom do Espírito não é uma ‘segunda benção’ para os crentes de luxo”. É verdade que todos os crentes que se converteram a Cristo tem o Espírito Santo (Ef 1.13; 4.30; Rm 8.9,16), porém ter o Espírito não é o mesmo que ser batizado Nele. Apolo é o exemplo clássico disso: “Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João” (At 18.25). E nem por isso os batizados eram “crentes de luxo”, e Apolo, de segunda categoria. O problema é que muitos confundem esse batismo com o fato de o crente ter o Espírito Santo, que, na verdade, são duas coisas distintas. Ter o Espírito Santo na vida é diferente de ser batizado Nele, pois os discípulos de Jesus já tinham o Espírito Santo antes do Dia de Pentecostes (Jo 20.22). Quem recebe a Jesus Cristo como o seu Salvador já tomou essa decisão pela ação sobrenatural do Consolador (Jo 16.8). Essa pessoa já tem o Espírito e nele se alegra.

    A Bíblia de Estudo Pentecostal traz a seguinte nota sobre o batismo no Espírito Santo em Lucas 3:16:

    “O batismo com (ou em) o Espírito Santo (cf. Mt 3.11), que Cristo outorga aos seus seguidores, é o novo sinal de identificação do povo de Deus. (1) Foi prometida em Jl 2.28 e reafirmado por Cristo depois da sua ressurreição em [Lc] 24.49; At 1.4,8. Essa predição teve seu cumprimento inicial no dia de Pentecostes (ver At 2.4, notas). (2) O ministério de Cristo, de batizar no Espírito Santo, é um ministério contínuo durante toda era atual. Assim, deixa claro o texto grego de Jo 1.33 (‘o que batiza com o Espírito Santo’); essa expressão emprega o particípio presente (ho baptizon), que significa ‘aquele que continuará a batizar’. Logo, as referências em Lc e Jo não somente dizem respeito ao primeiro derramamento do Espírito Santo no Pentecoste, mas também à missão principal e ao ministério de Jesus, como aquele que batiza no Espírito Santo durante toda a era atual: ‘porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e todos os que estão longe’ (At 2.39). (C. Stamps, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Nota de Lucas 3.16, pág 1506. Ed. CPAD).

    Quanto ao versículo seguinte (Lc 3:17), a BEP ainda diz o seguinte:

    “Aqueles que abandonam o pecado e recebem a Cristo e a sua Palavra serão batizados no Espírito Santo. Aqueles que se apegam aos seus pecados serão castigados com fogo que nunca se apaga (ver Mt 10.28 nota).” (ibid. nota de Lucas 3:17, pág 1506).

    Resultados do Batismo no Espírito Santo

    A Bíblia de Estudo Pentecostal ainda comenta o seguinte sobre este assunto:

    “O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. At 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1 Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e operação de Jesus estão presentes com o seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1 Co 12.7).

    Outros resultados do batismo no Espírito Santo são: (a) mensagens proféticas e louvores (At 2.4; 10.46; 1 Co 12.2,15); (b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16.8; At 1.8); (c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33); (d) visões da parte do Espírito Santo (At 2.17); (e) manifestações dos vários dons do Espírito Santo (1 Co 12.4-10); (f) maior desejo de orar e interceder (At 2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); (g) maior amor a Palavra de Deus e maior compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42) e (h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15,16; Gl 4.6).

    O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (At 4.31), o testemunho (At 4.31,33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (Ef 5.18). Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.

    O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial no Espírito Santo (At 4.31; 2.4; 4.8,31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito que deve ser renovado (At 4.31) e conservado (Ef 5.18)” (C. Stamps, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. “O Batismo no Espírito Santo”, pág 1627,1628. Ed. CPAD).

    O fato de que haja sido batizado no Espírito Santo não significa que Deus o ame mais, senão que você está melhor preparado para testificar valorosamente acerca da abundante graça de Deus. Depois do batismo, a vida cheia do Espírito se caracterizará por um serviço poderoso e uma vida de santidade.

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    Lucas 3

    http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/3

    El Bautismo en el Espíritu Santo

    http://ag.org/top/Beliefs/Position_Papers/Spanish_...

    Este Río Pentecostal Azusa: La corriente afluente original

    http://www.ag.org/enrichmentjournal_sp/200602/2006...

    Mais detalhes em minhas respostas nos links seguintes:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=At...

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    Estarei lhe enviando mais sobre o assunto via e-mail.

    A Graça e a Paz de Jesus, Nosso Senhor, Salvador e Cristo.

  • é sim a mesma coisa

  • olá tudo bem

    obs: No dia de Pentecostes Atos 2: 3 O espirito Santo repartiu(distribuiu) línguas e pousaram em cada um deles , os homens indentificados falando linguas foram os apostolos V7,8 e cada um os ouviram na língua(idioma) em que eram nascidos, ficando claros que as línguas faladas eram os das nações. cumprindo assim a profecia de Joel 2:28 E Isaias 28:11,12 Deus usando o metodo de línguas estrangeiras para falar com os judeus como sinal. I Corintios 14:21.

    Então no dia de Pentecostes foi um tipo de batismo no qual chamamos de derramamento do Espirito.

    Mas é em I Corintios 12: 13 é que entendemos que ser batizado com o Espirito Santo é geral para todos os que aceitaram Jesus como seu Salvador ,porque diz Todos nós fomos batizados em um Espirito formando um corpo(a igreja) quer judeus ,quer servos, quer livres , e temos bebidos(foram derramados) de um Espirito.

    obs: Isto quer dizer diretamento que todos os salvos por Cristo recebem o batismo com o Espirito Santo ou seja se torna um templo de habitação I Corintios 3:16 diz vós sois o templo de Deus ,e que o Espirito de Deus habita em vós .

    Como isto acontece? Efésios 1:13 Depois de crido no evangelho da vossa salvação tendo crido em Cristo ,fostes selados(batizados) com o Espirito Santo da promessa.

    Mas mesmo toda os salvos tendo sido batizados com o Espirito Santo ,não é indice que todos deviam falar línguas , só alguns eram dados o dom I Corintios 12: 30 nem todos tinha o dom de línguas.

    Tenho uma posição biblica que o dom de línguas para uso da igreja cessaram.mas vou deixar para outro estudo.

    Mas vou interpretar que quem batiza ou sela o convertido é Cristo Mateus 3:11 quando se diz ele batizará referia ao futuro ,que João o batista pregava sobre a vinda do Messias , Cristo veio e morreu na crua e ressuscitou ,isto já se cumpriu é ele que batiza até hoje.

    Mteus 3;11 na continuação do versiculo ,quando se diz e com fogo., nos indica dois tipos de batismo, um é este quando Cristo salva o pecador ele batiza com o Espirito Santo ou seja sela ,e passa a habitar no salvo, o outro batismo é a condenação dos que rejeitam a Cristo ,ele batizará no lago de fogo. Veja o V12 na sua mão tem a pá (simbolo de limpeza) e limpa sua eira ,e recolherá no celeiro o seu trigo(os salvos) mas a palha(os perdidos) queimará com fogo que nunca se apagará (Marcos 9:44 onde seu bicho(verme) não morre e o fogo nunca se apaga(fogo eterno) .

    OBS: No dia de pentecostes foi como de fogo(parecido com fogo ,mas era é simbolo de poder do alto) . bem diferente do fogo que nunca se apaga(o lago de fogo) Apocalipse 20:10 de dia de noite serão atormentado no lago de fogo.

    um abraço: o biblico

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