É POSSIVEL AMACIAR UM CARRO COM 12000 KM?
Sequinte pessoal, comprei um carro usado, um fiesta 2008 1.0 com 12000 km. o motor dele é amarrado pra *******, comprei de uma mulher, e imagino que ela nao amaciou ele. meu vizinho tem um igual, e o carro desenvolve muito bem, sem comparacao com esse meu. sera que se eu der uns paus nele, melhora o desempenho? abracos
Comments
Õ Clementino ! Fiesta 2008 tem motor Zetec Rocam - um dos melhores motores do mercado - e o desempenho dele é considerado excelente ( dentro do universo dos motores 1.0, é claro ! ) ,
Alguem comentou que a centralina grava o "modus operandi" do condutor e isso é verdade para veículos mais luxuosos, mas não posso garantir que o "programa de condução ajustável" esteja presente no software das centralinas dos carros brasileiros....
O que vc deve fazer é antes de mais nada passar o carro pelo scanner para ver se ha algum sensor com problemas e trocar o que for necessário.
Leve também seu carro a um posto e troque o óleo pelo óleo recomendado pelo fabricante ( claissificação API SL ou API SM , e com faixa de viscosidade SAE 10W - 40 ) .
È importante que o óleo seja este porque se usar um óleo mais grosso haverá maior resistência do virabrequim e o motor fica amarrado ( veja explicação no fim desta resposta ) .
Os motores que equipam os automóveis modernos requerem óleos mais finos , sendo inclusive, recomendado pelas montadoras ( todas elas ) que seja usado nos véiculos novos óleo SAE 5W-30 , ainda mais fino que o 10W-40 .
Mas como seu carro ja rodou 12.000 km e o verão está chegando ( sim! a temperatura externa influi no rendimento do motor ! ) é melhor optar pelo SAE10W-40 , ok?
Troque também os filtros de ar, e de óleo e calibre os pneus com 28 libras na frente e 26 atrás ( os do meu carro duraram 80 mil km com esta calibragem ) ( Ah! se não tiver direção hidráulica calibre os dianteiros com 30 libras , pois a geometria de direção ( cambagem e convergência ) é diferente quando o carro tem ou não tem direção hidráulica ( aposto que vc não sabia disso !) .
Depois destes procedimentos seu carro deve melhorar bastante !
A explicação para o motor ficar amarrado quando se usa óleo mais grosso é a seguinte:
Pegue uma tijela com água e bata na água com um garfo : é fácil , não é mesmo ?
Agora coloque 2 colheres de maizena e misture: espere alguns segundos e tente bater com garfo; ficou muito difícil, né?
Imagine então o virabrequim girando a quase 5,000 RPM e seus contrapesos batendo no óleo que está no carter , porque é assim que é feita a lubrificação da parte inferior dos motores ! ( se o óleo for mais viscoso vai criar uma resistência maior ....entendeu? )
E aí? ajudei?
Amaciar motor é coisa do passado, os carros novos já vem com motor justinho, sem nenhuma necessidade de amaciar, se quiser ser muito cuidadoso com seu carro, qundo conprer um zero KM, torce apenas o oleo e filtros com menos de 500km, a primeira troca, para eliminar alguma sujeira de fabrica.
O Motor 1.0 é mais fraco mesmo, se gosta de dirigir de forma esportiva deveria ter comprado um carro mais potente.
Leve seu carro a um mecanico que tenha o chip para restrear e diagnosticar o motor de seu carro, se houver algum problema vai aparecer na hora, pode também verificar e trocar as velas e cabos.
12000km é uma quilometragem muito baixa para dar problemas, o velocimetro pode ter sido adulterado, se levar em uma consercionaria eles podem verificar a quilometragem pela centralina. O carro pode ter algum defeito não solucionado de fabrica, pode ser por isto que foi vendido, que compra carros 'semi novos' sempre estão sugeitos a isto, veja no manual se teve alguma passagem por autorizada, aliás se realmente tem 12000 ainda não deve ter feito a primeira revisão, neste caso é só levar lá e reclamar na garantia.
boa sorte
Não.
Não é possÃvel amaciar um motor com 12000 km's
Se o seu carro está amarrado, pode ser um monte de coisas.
regulagem da injeção eletrönica. Pode estar muito economica. Compare o consumo do seu carro com o do seu vizinho.
Alinhamento e/ou calibragem dos pneus. Pode ser que o carro esteja tà o desalinhado ou com pneus tão murchos que ele fica amarrado.
Empeno do monobloco, aà cumpade, é prejuÃzo. O carro pode estar empenado e aà é melhor vc vender e comprar outro.
Motor cansado, menos provável porque 12mil km's não é muita coisa mas pode ser que o dono anterior tenha dado muito bagaço no carro. Faça um checkup da compressão dos cilindros, velas, válvulas.
Filtro de ar entupido.
Reprogramação da central eletrönica da injeção.
Em suma, faça uma boa revisão do seu carro.
Há cerca de uns 3 anos eu peguei emprestado o fiesta 1.0 da minha cunhada para fazer uma viagem de uns 80kms ao interior. Foi uma das piores experiëncias da minha vida. O fiesta era ultrapassado até por motocicletas de 125 cilindradas. Nas subidas eu tinha que passar terceira. Calibrei os pneus com 35 libras para ver se melhorava mas o carrinho era muito fraquinho, mesmo para um 1.0 e se você considerar que o meu carro na época era 2.0, dá para fazer uma idéia da agonia que eu senti nesse fim de semana.
Pelos quilometros andados este carro esta dentro da media anual de uso moderado.
Se a dona não fez a manutenção adequada, uma troca de óleo e filtro com um aditivo para limpar resÃduos na lubrificação vai ajudar. Um aditivo no tanque para limpar os injetores e velas e injeção também faz melhorar o desempenho. Use a gasolina adequada para este tipo de motor. O catalizador para trabalhar bem tem que ser aquecido dentro do limite e caso contrario se intope e dificulta o escape. As velas podem ser examinadas para que estejam com a folga (gap) certa. Caso tudo esteja de acordo, pode trocar a centralina para uma de competição. Não sei se no Brasil ja fazem o "flash" na centralina que o ajusta para melhor desempenho. Nos temos que nos ajustar ao nosso veiculo, ele so pode ser programado.
Melhora,a centralina (modulo) grava mapas dos habitos do condutor empobrecendo ou enriquecendo a mistura e alterando a performance.
Enfia o pé...com responsabilidade.
Abraço.
se for a gasolina, pegue uma garrafa pet coloque gasolina e 3 naftalinas, agite, encha o tanque do carro e adicione a gasolina com naftalina, chega na estrada e chega o aço. a naftalina aumenta a octanagem da gasolina, mais se vc colocar de mais, o motor não vai aguentar tanta pressão.