0pine...dentista Wilsom Oliveira, que retirou todos os dentes de um jovem sem aprovação dos pais.?

Dentista extrai todos os dentes de adolescente

O Globo - 21 de outubro de 2009

BRASÍLIA. Um jovem de 17 anos, portador de deficiência mental, foi a um hospital da rede pública do Distrito Federal extrair dois dentes, mas saiu de lá sem nada na boca, depois que o cirurgião-dentista que o atendeu arrancou 28 dentes. A denúncia foi feita pela mãe do garoto, Maria Oliveira, e levou a Secretaria de Saúde do DF a afastar anteontem o dentista e a chefe da área odontológica do Hospital Regional da Asa Norte, no Plano Piloto.

A mãe conta que o filho precisava extrair dois dentes e teria ficado muito nervoso durante uma tentativa no consultório dentário. Por isso, acabou encaminhado ao hospital, onde recebeu anestesia geral.

A decisão de extrair todos os dentes teria sido tomada pelo dentista durante a cirurgia, em 24 de setembro.

- O que eu quero é meus dentes de novo. Não posso ficar sem meus dentes - disse César Oliveira Ferreira ao telejornal DF-TV, da TV Globo.

Aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), César teria deixado de ir à escola por vergonha. A mãe quase vai as lágrimas ao falar do sofrimento do filho: - Se ele tinha uma patologia ou não na arcada dentária, o dentista tinha que ter me comunicado.

Ele tinha que saber se eu aceitaria o procedimento - disse Maria Oliveira ao DF-TV. - Se houve um erro, tem que ser reparado esse erro.

Já que existe a Justiça divina e a do homem, ela tem que ser feita. É isso que eu quero.

O caso está sendo investigado em diversas frentes: Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Regional de Odontologia e o governo do DF. Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Julio César, o profissional cometeu, no mínimo, uma infração ética ao realizar as extrações sem consultar a família do rapaz.

Conselho abriu processo ético contra o dentista A Secretaria de Saúde não divulgou o nome do dentista.

Ele corre o risco de perder o emprego, o registro profissional e de ser processado civil e criminalmente. O conselho já decidiu abrir processo ético.

- É um fato gravíssimo. Estamos todos chocados, entretanto, no estado democrático de direito, é preciso haver um processo e amplo direito de defesa - disse o subsecretário de Saúde do DF, Fernando Antunes, informando que a investigação será concluída em 60 dias.

O subsecretário e o conselho regional anunciaram a intenção de custear um tratamento de implante para recuperar as arcadas dentárias do rapaz.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia conversou com o dentista do HRAN no sábado. Segundo ele, o profissional conta que, ao dar início às extrações, constatou que o garoto sofria de perda óssea acentuada, o que deixava todos os dentes moles. Convencido de que o rapaz precisaria extrair todos os dentes mais cedo ou mais tarde, o dentista teria decidido adotar o procedimento sem consultar ninguém.

- Ele infringiu o código de ética ao não informar aos pais os riscos e o propósito do tratamento - criticou Julio César

Comments

  • SEEDS OF COPAÍBA,

    Como você eu também estou profundamente consternado com este ato criminoso deste dentista.Logicamente ele tem o direito de defesa mas se a família dele não sabia de nada pois nunca foi comunicada,se defender de quê???Apelar para quem?Foi uma medida profilática????Dentro de vinte anos iria perder os dentes naturalmente pela doença??Vamos acabar com este FUTURO problema pois ele é EXCEPCIONAL!!!!kkkkkkkk.

    Se ele tivesse deixado pelo menos dois dentes embaixo e dois em cima o garoto teria a chance de ter um trabalho mais adequado na boca do que uma dentadura.Um implante custa R$1.500,00.E agora??Deixou um garoto mutilado !!!!AINDA MAIS SENDO UM GAROTO DA APAE !!!Um joovem com problemas excepcionais.ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESTE PAÍS QUE AINDA PERMITE QUE ESTE DENTISTA ESTEJA SOLTO???SE ESTE PAÍS TIVESSE PENA DE MORTE ..........

    AINDA QUE ESTE GAROTO TIVESSE QUE COLOCAR IMPLANTES HOJE NÃO PODERIA POIS É CONTRA INDICADO COLOCAR IMPLANTE EM QUEM TEM PROBLEMAS PERIODONTAIS !!

    SOU UM DEFENSOR DE PESSOAS QUE TEM DÚVIDAS DURANTE UM TRATAMENTO E QUE TENTAM TIRAR SUAS DÚVIDAS AQUÍ NO YAHOO RESPOSTAS QUANTO AS ATITUDES ERRADAS DE CERTOS PROFISSIONAIS QUE AFICCIONADOS EM GANHAR DINHEIRO PASSAM POR CIMA DE CONCEITOS BÁSICOS QUE SÃO APRENDIDOS AINDA NA FACULDADE.SABE DE QUE FUI CHAMADO UM DIA DESTES POR UM DENTISTA IDIOTA??ADVOGADO DE PORTA DE CONSULTÓRIO.DEFENDO SIM QUANDO ESTÃO CERTOS OS PACIENTES, POIS ESSES QUE ME CRITICAM QUANDO METO O MALHO NESTES PÉSSIMOS DENTISTAS QUE DENIGREM A ODONTOLOGIA BRASILEIRA,É PORQUÊ A CARAPUÇA SERVE.BREVEMENTE FALAREI O NOME DE UM POR UM AQUÍ.

    QUE VENHAM ESTES DENTISTAS DEFENDENDO ÉTICA.QUERO QUE ELES VÃO PARA O INFERNO.NÃO DEVEM TER ALMA.OU ENTÃO NUNCA TIVERAM ALGUM FAMILIAR COM ACONTECIMENTO PARECIDO.NÃO VEJO A HORA DE UM DESTES APERECER AQUÍ PARA ME CRITICAR,DIZENDO QUE EU ESTOU ME PRECIPITANDO.....FERRO NESTES PROFISSIONAIS !! CADEIA NELES !!!PUNIDO ETICAMENTE???OS CROs GOSTAM MUITO DE PASSAR A MÃO EM CIMA DE DENTISTAS BANDIDOS COMO ESTE.MAS A POLÍCIA NÃO VAI DEIXAR POIS SEREI UM DOS QUE ESTARÁ COBRANDO ESTA PUNIÇÃO.PARECIDOS COM ESTE TEM MUITOS E PODE VER EM MINHAS RESPOSTAS SEEDS COMO ME CRITICAM QUANDO METO O FERRO NESTES PROFISSIONAIS.

    "ODONTOLOGIA É UMA ARTE PARA POUCOS QUE TEM AMOR,DEDICAÇÃO,CARINHO E RESPEITO COM A DOENÇA QUE O PRÓXIMO TEM E NOS PROCURA PARA ALIVIAR"

    PARABÉNS SEED PELA SUA PEGUNTA E QUE EM CADA CIDADÃO BRASILEIRO DENTISTA OU NÃO SE CONSTERNE COM ESTE CRIME E DIGA NÃO AOS ERROS ODONTOLÓGICOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    QUE ESTE DIA 25 DE OUTUBRO CADA CIDADÃO CIRURGIÃO-DENTISTA DO BRASIL ANDE COM UMA TARJA NEGRA NO BRAÇO COMO SINAL DE LUTO POR ESTE CRIME INTENCIONAL COMETIDO POR ESTE PROFISSIONAL.

    UM FORTE ABRAÇO SEEDS.

  • parabens quinzinh... otima resposta

  • isso pra mim ta um mistério porque uma pessoa não pode extrair todos os dentes em um dia.na minha opinião.

  • teria que informar aos pais primeiro e decidirem juntos o que fazer inclusive com a opinião do paciente tendo ploblemas ou não pela entevista que vi ele sabe muito bem o que fala.

  • O DENTISTA infringiu a ética profissional, ele vai sofrer as consequencias do ato, a ética é fundamental em qualquer profissão. Quanto ao menino dinheiro algum pode pagar pelos seus dentes, mas pode pelo menos resgatar sua auto-estima com os implantes, infelizmente cada profissional, e ainda passou no concurso público.!

  • O MEDICO TAVA DROGADO ¬¬'

    QUERIA QUE ALGUEM ARRANCASSE O DELE PA VE ELE IA GOSTAR FIIIH!!

    RUM!

  • eu acho que esse medico deveria ter comunicado aos pais para eles decidirem o que achassem melhor.

  • Está difícil para o Dentista dar uma boa justificativa, ainda mais se realmente não informou a família. Não cabe aos Dentistas julgarem precipitadamente, mas espero que o conselho de ética e a justiça julguem bem o caso. Pois tendo sido o procedimento sem a devida justificativa tem que ser punido exemplarmente.

Sign In or Register to comment.