Permita-me fazer uma introdução, antes de responder!
Também sou de opinião que as melhores décadas da história do cinema foram as de 40-50-60, onde os melhores e mais aclamados filmes tantos de público como de críticas foram realizados.
Filmes como: Cidadão Kane (Orson Welles), Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock), 8 ½ (Federico Fellini), 2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick), Cantando na Chuva (Stanley Donen), Era Uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu), Os Sete Samurais (Akira Kurosawa), Rastros de Ódio (John Ford), A Aventura (Michelangelo Antonioni), Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica), Lawrence da Arábia (David Lean), Acossado (Jean-Luc Godard), A Doce Vida (Federico Fellini), Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder), Psicose (Alfred Hitchcock), Casablanca (Michael Curtiz), Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder), Pacto de Sangue (Billy Wilder), A Marca da Maldade (Orson Welles), Sindicato de Ladrões (Elia Kazan), Morangos Silvestres (Ingmar Bergman), O Sétimo Selo (Ingmar Bergman), Intriga Internacional (Alfred Hitchcock), O Tesouro de Sierra Madre (John Huston), Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock), A Malvada (Joseph L. Mankiewicz), ..., ufa!! E tem ainda mais uns 500 filmes de qualidade, tranquilamente!
Fiz esta introdução apenas para lembrar aos amigos que toda a arte de todas as épocas pertencem a todo mundo, não precisamos ficar presos somente aos filmes de nosso tempo, podemos e devemos ser felizes!!
Bem, como o amigo relacionou as décadas de 80, 90 e 2010, e apenas filmes americanos; tranquilamente cravo a de 80, e aponto o porquê:
Porque foi uma década muito rica, com alguns filmes fantásticos:
(Destaco os meus preferidos.)
A Escolha de Sofia (Alan J. Pakula)
A Rosa Púrpura do Cairo (Woody Allen) *
Agonia e Glória (Samuel Fuller)
Aliens - O Resgate (James Cameron) *
Atração Fatal (Adrian Lyne)
Bagdá Café (Percy Adlon) *
Blade Runner, o Caçador de Andróides (Ridley Scott) **
Conduzindo Miss Daisy (Bruce Beresford) *
Conta Comigo (Rob Reiner) **
Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes) *
De Volta para o Futuro (Robert Zemeckis) *
Duro de Matar (John McTiernan) *
ET - O Extraterrestre (Steven Spielberg) *
Era uma Vez na América (Sergio Leone)
Faça a Coisa Certa (Spike Lee)
Gente como a Gente (Robert Redford)
Guerra nas Estrelas: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (Irvin Kershner)
Guerra nas Estrelas: Episódio 6 - O Retorno de Jedi (Richard Marquand)
Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen)
Harry & Sally - Feitos um Para o Outro (Rob Reiner) *
Indiana Jones e a Última Cruzada (Steven Spielberg) *
Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Kahn (Nicholas Meyer)
Mississipi em Chamas (Alan Parker)
Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (David Hugh Jones)
O Enigma de Outro Mundo (John Carpenter)
O Exterminador do Futuro (James Cameron) *
O Iluminado (Stanley Kubrick) *
O Touro Indomável (Martin Scorsese) **
Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg) **
Os Caça-Fantasmas (Ivan Reitman)
Os Eleitos (Philip Kaufman)
Os Intocáveis (Brian De Palma) *
Os Irmãos Cara de Pau (John Landis) **
Platoon (Oliver Stone)
RoboCop - O Policial do Futuro (Paul Verhoeven)
Scarface (Brian De Palma) *
Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir)
Tootsie (Sydney Pollack) *
Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis)
Um Tira da Pesada (Martin Brest)
Veludo Azul (David Lynch) **
Victor ou Vitória (Blake Edwards)
Chega, cansei!
A década de 90 não fica muito atrás, mas a de 80 tem muito mais melhores filmes. Somente a década de 2010 que não consegue acompanhar o nível em quantidade = qualidade, creio até que é uma das décadas mais fracas desde 1940 para cá.
vc deixou de fora a decada de 50 meu caro, mas sem dúvida anos 80 filmes limpos ,marcantes ,sem muito efeito especial,gostava muito dos que passavam no sábado no depois da novela ou da escolinha do p professor raimundo
Comments
Oi,
Permita-me fazer uma introdução, antes de responder!
Também sou de opinião que as melhores décadas da história do cinema foram as de 40-50-60, onde os melhores e mais aclamados filmes tantos de público como de críticas foram realizados.
Filmes como: Cidadão Kane (Orson Welles), Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock), 8 ½ (Federico Fellini), 2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick), Cantando na Chuva (Stanley Donen), Era Uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu), Os Sete Samurais (Akira Kurosawa), Rastros de Ódio (John Ford), A Aventura (Michelangelo Antonioni), Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica), Lawrence da Arábia (David Lean), Acossado (Jean-Luc Godard), A Doce Vida (Federico Fellini), Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder), Psicose (Alfred Hitchcock), Casablanca (Michael Curtiz), Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder), Pacto de Sangue (Billy Wilder), A Marca da Maldade (Orson Welles), Sindicato de Ladrões (Elia Kazan), Morangos Silvestres (Ingmar Bergman), O Sétimo Selo (Ingmar Bergman), Intriga Internacional (Alfred Hitchcock), O Tesouro de Sierra Madre (John Huston), Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock), A Malvada (Joseph L. Mankiewicz), ..., ufa!! E tem ainda mais uns 500 filmes de qualidade, tranquilamente!
Podem conferir em:
40 http://melhoresfilmes.com.br/decadas/1940
50 http://melhoresfilmes.com.br/decadas/1950
60 http://melhoresfilmes.com.br/decadas/1960.
Fiz esta introdução apenas para lembrar aos amigos que toda a arte de todas as épocas pertencem a todo mundo, não precisamos ficar presos somente aos filmes de nosso tempo, podemos e devemos ser felizes!!
Bem, como o amigo relacionou as décadas de 80, 90 e 2010, e apenas filmes americanos; tranquilamente cravo a de 80, e aponto o porquê:
Porque foi uma década muito rica, com alguns filmes fantásticos:
(Destaco os meus preferidos.)
A Escolha de Sofia (Alan J. Pakula)
A Rosa Púrpura do Cairo (Woody Allen) *
Agonia e Glória (Samuel Fuller)
Aliens - O Resgate (James Cameron) *
Atração Fatal (Adrian Lyne)
Bagdá Café (Percy Adlon) *
Blade Runner, o Caçador de Andróides (Ridley Scott) **
Conduzindo Miss Daisy (Bruce Beresford) *
Conta Comigo (Rob Reiner) **
Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes) *
De Volta para o Futuro (Robert Zemeckis) *
Duro de Matar (John McTiernan) *
ET - O Extraterrestre (Steven Spielberg) *
Era uma Vez na América (Sergio Leone)
Faça a Coisa Certa (Spike Lee)
Gente como a Gente (Robert Redford)
Guerra nas Estrelas: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (Irvin Kershner)
Guerra nas Estrelas: Episódio 6 - O Retorno de Jedi (Richard Marquand)
Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen)
Harry & Sally - Feitos um Para o Outro (Rob Reiner) *
Indiana Jones e a Última Cruzada (Steven Spielberg) *
Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Kahn (Nicholas Meyer)
Mississipi em Chamas (Alan Parker)
Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (David Hugh Jones)
O Enigma de Outro Mundo (John Carpenter)
O Exterminador do Futuro (James Cameron) *
O Iluminado (Stanley Kubrick) *
O Touro Indomável (Martin Scorsese) **
Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg) **
Os Caça-Fantasmas (Ivan Reitman)
Os Eleitos (Philip Kaufman)
Os Intocáveis (Brian De Palma) *
Os Irmãos Cara de Pau (John Landis) **
Platoon (Oliver Stone)
RoboCop - O Policial do Futuro (Paul Verhoeven)
Scarface (Brian De Palma) *
Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir)
Tootsie (Sydney Pollack) *
Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis)
Um Tira da Pesada (Martin Brest)
Veludo Azul (David Lynch) **
Victor ou Vitória (Blake Edwards)
Chega, cansei!
A década de 90 não fica muito atrás, mas a de 80 tem muito mais melhores filmes. Somente a década de 2010 que não consegue acompanhar o nível em quantidade = qualidade, creio até que é uma das décadas mais fracas desde 1940 para cá.
Bem, mas é só a minha opinião, ok?
É isso aí!
Sem dúvida foi os anos 40,50 e 60. Grandes estrelas surgiram: Ed Lamar, Greta Garbo, Elizabeth Taylor. Aliás, grandes obras cinematográficas também: O SuplÃcio de uma Saudade, Ben Hur, Sansão e Dalila, Os Dez Mandamentos e por aà vai!!!
eu acho que é agora =D
80
Década de 80, foi uma década inovadora, com temáticas mais ousadas, quebrando/rompendo a rotina de filmes do mesmo estilo, mocinho e mocinha, herói e heroÃna. Filmes mais politizados, com conteúdo, retratando fatos históricos, até o suspense/terror foi inovado, utilizando técnicas virtuais, mas ainda priorizando o trabalho da atuação dos atores. Atualmente, os filmes são artificiais, utilização máxima de efeitos virtuais, muita técnica cibernética/máquina, a atuação/ator/homem não é muito priorizada.
Essa década (2000-2010) foi o melhor lançamentos de filmes, com efeitos especiais ótimos e muito mais. Histórias interessantes, muito massa...
Os de agora pela alta tecnologia.
vc deixou de fora a decada de 50 meu caro, mas sem dúvida anos 80 filmes limpos ,marcantes ,sem muito efeito especial,gostava muito dos que passavam no sábado no depois da novela ou da escolinha do p professor raimundo
Para mim, que apesar de só ter 29 anos, adoro filmes antigos...décadas de 40 e 50! Depois disso, tudo foi ficando muito comercial e repetitivo!
Acho que os anos 80, era adolescente e os filmes eram bem legais!