pais pode beneficiar mais um filho?

pais em vida que resolvem beneficiar mais a um filho.ex: deu uma casa inteira ao filho mais novo ( sem filho) e aos outros dois ( com filhos ) deu uma casa para dividir ao meio. a justiça pode intervir nessa divisão injusta?

Comments

• Os pais podem doar até metade dos seus bens, mesmo que seja para um descendente. Isso está dentro da meação disponível deles.

Mas se houve alguma injustiça nesta doação, somente após a morte dos pais, quando do inventário dos bens deixados, será possível corrigir isso. Se não existirem mais bens também pode ser solicitada uma sobre-partilha.

Havendo dúvidas, melhor é procurar um advogado, pois as vezes existem detalhes que são importantes e definem melhor o que é possível ou não fazer.

O melhor mesmo é não se estressarem. Se os pais entenderam melhor deixar para um dos filhos algo a mais, é porque eles entenderam que ele ou precisava mais ou merecia mais.

Alguns países permitem que os pais doem da forma que desejarem os seus bens, o que entendo, deve ser o mais justo. Afinal cada um pode conseguir seu patrimônio com trabalho próprio.

• se a escritura da casa for compra/venda (como se o pai tivesse vendido pro filho) ai não tem como fazer nada.se for "doação" tem recurso.

eu não sou advogada apenas sei desse detalhe pq meus pais são divorciados..blablabla... consulte um advogado alguns ate respondem a essa pergunta por tel. mesmo,ok?

• Eu acredito que os pais possam fazer isso. O impedimento só acontecerá se a idade deles for muito avançada ou a pessoa em prejuizo provar que eles não estavam bons da cabeça no momento das assinaturas. Como é uma opinião pessoal, particular de um leigo, melhor será consultar um bom advogado.

Sign In or Register to comment.