Como se tocam aquelas escalas no piano que se usam para cantar?
Eu sei que a pergunta pode ser um pouco vaga, mas eu ja tenho mais ou menos uma ideia das notas. É assim:
do-re-mi-fa-sol-fa-mi-re-do-re-mi-fa-sol-fa-mi-re-do e enquanto isto a mão esquerda vai tocando algo que eu não sei, dever ser do, mi ou sol. No fim disto tocam-se duas notas que acho que são do-#do e começã-se a escala que vem a seguir. Se alguem souber como e que isto se faz ao certo por favor me diga!!
Comments
Enquanto a mão direita faz o que vc escreveu (DO-RE-MI-FA-SOL-FA-MI-RE-DO) a mão esquerda pode fazer (escolha qualquer uma das opções que da certo):
- O Acorde: Toque, simultaneamente a 1a. a 3a. e a 5a. nota da seqüencia acima, no caso DO+MI+SOL)
- Toque somente a 1a., a 5a. e a ultima (igual a primeira) nota no momento em que você também estiver tocando com a mão esquerda (Ficaria um DO -- -- -- SOL -- -- -- DO)
Para seguir com o exercício você precisa fazer uma preparação para a nova tonalidade que pode ser feita de duas formas:
1) Tocar a nota mais grave da primeira para a segunda tonalidade: Tocar DO DO#
2) Tocar o acorde da primeira para a segunda tonalidade (DO+MI+SOL ---> DO#+MI#+SOL#) (MI# == FA)
Preparada a nova tonalidade, basta executar o mesmo nela
- DO# RE# MI#(FA) FA# SOL# FA# MI#(FA) RE# DO#
Nova preparação
- DO#+MI#+SOL# --> RE+FA#+LA
E seguir com o exercio....
- RE MI FA# SOL LA SOL FA# MI RE
e por ai vai....
Você sabe ler partitura? Se souber procure por escala diatonica ou escala maior(é uma parte dela que você está tocando nesse exercicio).
Para facilitar a sua vida, já coloco as outras sequencias (usei notas enarmonicas - se não souber o que é, procure saber) :
- RE# FA SOL SOL# LA# SOL# SOL FA RE#
- MI FA# SOL# LA SI LA SOL# FA# MI
- FA SOL LA SIb DO SIb LA SOL FA
- FA# SOL# LA# SI DO# SI LA# SOL# FA#
- SOL LA SI DO RE DO SI LA SOL
- SOL# LA# DO DO# RE# DO# DO LA# SOL#
- LA SI DO# RE MI RE DO# SI LA
- SIb DO RE MIb FA MIb RE DO SIb
- SI DO# RE# MI FA# MI RE# DO# SI
Espero que isso ajude
Abraço
Se quiser treinar canto com piano, pode usar essa escala também, que é utilizada para "aquecer" a voz pela maioria dos corais e cantores. Tu pode cantar o nome nas notas ou, mais fácil, só cantarolar, como falando lah, nah, ou outra palavra que tu goste ;D
-dó ré mi fá sol fá mi ré dóó, sool dóo
-ré mi fá# sol lá sol fá# mi réé, láá réé
-mi fá# sol# lá sà lá sol# fá# mii, sÃà mii
-fá sol lá sÃb(sà bemol/lá#) dó sÃb lá sol fáá, dóó fáá
-sol lá sà dó ré dó sà lá sol, réé sool
-lá sà dó# ré mi ré dó# sà lá, mi lá
-sà dó# ré# fá sol# fá ré# dó# sÃ, sool# sÃÃ
ainda existem variações nos meio tons (notas pretas) mas aà dificulta mais um pouquinho ;D
Ps.: se tu tiver um teclado, tu pode usar o transpose pra mudar de tom, assim tu pode usar sempre a mesma escala, e ir aumentando de meio em meio tom ;D
visite este site para tirar sua duvida:
http://www.aprendapiano.com/
A mão direita executa as notas
DO, RE, MI, FA, SOL, FA, MI, RE, DO, RE, MI, FA, SOL, FA, MI, RE.. *
DO, MI, SOL MI DO MI SOL MI / Mão esquerda
Esse trecho do exercÃcio, continuando..*DO, DO, SOL MI [MÃO DIR.]
DO DO MI SOL [ESQ.]
RE MI FA# SOL LA SOL FA# MI RE MI FA#SOL LA SOL FA# MI RE
RE FA# LA FA# RE FA# LA FA# RE
...continuando: RE LA FA# [mão direita]
FA#LARE [mão esquerda]
Depois começa em MI.
A mão direita sola as notas e a esquerda faz a marcação do acorde.
Em cada sequencia avança-se um tom acima: Dó maior, Re maior...
Se desejar, no final de cada execução, faça somente com a mão esquerda, no lugar das tres últimas notas dos exemplos acima:
DO DO# RE / RE RE# MI /
Pode levar fé que eu entendo de música prática e teórica. Se eu entendi o que você quer [ a sua pergunta está bem confusa ], a resposta é essa mesma. Consulte alguém que entenda de música prática e teórica.
Toque junto a 1ª linha com a mão direita e a 2ª linha com a mão esquerda, sendo que enquanto a mão direita [1ª linha] fere 3 notas, a esquerda apenas 2, assim
DO RE MI FA SOL FA MI RE DO /Direita
do mi sol mi do / Esquerda
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a péor pergunta do ano!