Como se tocam aquelas escalas no piano que se usam para cantar?

Eu sei que a pergunta pode ser um pouco vaga, mas eu ja tenho mais ou menos uma ideia das notas. É assim:

do-re-mi-fa-sol-fa-mi-re-do-re-mi-fa-sol-fa-mi-re-do e enquanto isto a mão esquerda vai tocando algo que eu não sei, dever ser do, mi ou sol. No fim disto tocam-se duas notas que acho que são do-#do e começã-se a escala que vem a seguir. Se alguem souber como e que isto se faz ao certo por favor me diga!!

Comments

• Enquanto a mão direita faz o que vc escreveu (DO-RE-MI-FA-SOL-FA-MI-RE-DO) a mão esquerda pode fazer (escolha qualquer uma das opções que da certo):

- O Acorde: Toque, simultaneamente a 1a. a 3a. e a 5a. nota da seqüencia acima, no caso DO+MI+SOL)

- Toque somente a 1a., a 5a. e a ultima (igual a primeira) nota no momento em que você também estiver tocando com a mão esquerda (Ficaria um DO -- -- -- SOL -- -- -- DO)

Para seguir com o exercício você precisa fazer uma preparação para a nova tonalidade que pode ser feita de duas formas:

1) Tocar a nota mais grave da primeira para a segunda tonalidade: Tocar DO DO#

2) Tocar o acorde da primeira para a segunda tonalidade (DO+MI+SOL ---> DO#+MI#+SOL#) (MI# == FA)

Preparada a nova tonalidade, basta executar o mesmo nela

- DO# RE# MI#(FA) FA# SOL# FA# MI#(FA) RE# DO#

Nova preparação

- DO#+MI#+SOL# --> RE+FA#+LA

E seguir com o exercio....

- RE MI FA# SOL LA SOL FA# MI RE

e por ai vai....

Você sabe ler partitura? Se souber procure por escala diatonica ou escala maior(é uma parte dela que você está tocando nesse exercicio).

Para facilitar a sua vida, já coloco as outras sequencias (usei notas enarmonicas - se não souber o que é, procure saber) :

- RE# FA SOL SOL# LA# SOL# SOL FA RE#

- MI FA# SOL# LA SI LA SOL# FA# MI

- FA SOL LA SIb DO SIb LA SOL FA

- FA# SOL# LA# SI DO# SI LA# SOL# FA#

- SOL LA SI DO RE DO SI LA SOL

- SOL# LA# DO DO# RE# DO# DO LA# SOL#

- LA SI DO# RE MI RE DO# SI LA

- SIb DO RE MIb FA MIb RE DO SIb

- SI DO# RE# MI FA# MI RE# DO# SI

Espero que isso ajude

Abraço

• Se quiser treinar canto com piano, pode usar essa escala também, que é utilizada para "aquecer" a voz pela maioria dos corais e cantores. Tu pode cantar o nome nas notas ou, mais fácil, só cantarolar, como falando lah, nah, ou outra palavra que tu goste ;D

-dó ré mi fá sol fá mi ré dóó, sool dóo

-ré mi fá# sol lá sol fá# mi réé, láá réé

-mi fá# sol# lá sí lá sol# fá# mii, síí mii

-fá sol lá síb(sí bemol/lá#) dó síb lá sol fáá, dóó fáá

-sol lá sí dó ré dó sí lá sol, réé sool

-lá sí dó# ré mi ré dó# sí lá, mi lá

-sí dó# ré# fá sol# fá ré# dó# sí, sool# síí

ainda existem variações nos meio tons (notas pretas) mas aí dificulta mais um pouquinho ;D

Ps.: se tu tiver um teclado, tu pode usar o transpose pra mudar de tom, assim tu pode usar sempre a mesma escala, e ir aumentando de meio em meio tom ;D

• visite este site para tirar sua duvida:

http://www.aprendapiano.com/

• A mão direita executa as notas

DO, RE, MI, FA, SOL, FA, MI, RE, DO, RE, MI, FA, SOL, FA, MI, RE.. *

DO, MI, SOL MI DO MI SOL MI / Mão esquerda

Esse trecho do exercício, continuando..*DO, DO, SOL MI [MÃO DIR.]

DO DO MI SOL [ESQ.]

RE MI FA# SOL LA SOL FA# MI RE MI FA#SOL LA SOL FA# MI RE

RE FA# LA FA# RE FA# LA FA# RE

...continuando: RE LA FA# [mão direita]

FA#LARE [mão esquerda]

Depois começa em MI.

A mão direita sola as notas e a esquerda faz a marcação do acorde.

Em cada sequencia avança-se um tom acima: Dó maior, Re maior...

Se desejar, no final de cada execução, faça somente com a mão esquerda, no lugar das tres últimas notas dos exemplos acima:

DO DO# RE / RE RE# MI /

Pode levar fé que eu entendo de música prática e teórica. Se eu entendi o que você quer [ a sua pergunta está bem confusa ], a resposta é essa mesma. Consulte alguém que entenda de música prática e teórica.

Toque junto a 1ª linha com a mão direita e a 2ª linha com a mão esquerda, sendo que enquanto a mão direita [1ª linha] fere 3 notas, a esquerda apenas 2, assim

DO RE MI FA SOL FA MI RE DO /Direita

do mi sol mi do / Esquerda

• kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

a péor pergunta do ano!

Sign In or Register to comment.