Porque os budistas Não acreditam em Deus? ?

Motivo e razão da não-existência Deus?

A pergunta É somente para os Budistas!

Bem eu sou Cristão não praticante e admiro o budismo. Para mim é religião exótica com espiritualidade elevada e uma filosofia incrível sobre vida e morte. A existência de Deus faz todo sentido para mim, Ele governante do Universo. Me deixa curioso de quere saber PQ eles não acreditam?? Embora se fosse escolhe entre Jesus cristo ou Buda (Siddhartha Gautama)? Eu escolheria Jesus cristo porque ele fez um ato heróico que ninguém jamais FEZ, sacrificado sua própria vida na Cruz para salva a humanidade.

Eu sou Fã do Budismo

Estou aberto a criticas!

Comments

• Sou que nem Você , ou seja : > Católico não praticante ! Acredito em Deus e nas Pessoas consideradas Santas , que por este Mundo Passaram fazendo Obras de Caridade , tais como : a Madre Tereza de Calcutá , São Francisco , entre tantos.

• Creio que Sidartha e Jesus deixaram belos ensinamentos como também Gandhi, Antônio de Pádua e Francisco de Assis, mas a diferença básica é que o budismo não prega o fanatimo e o separatismo como o judaísmo e o cristianismo.

Que seja isso fruto do fanatismo localizado de pessoas que não quiseram abrir sua visão, mas diariamente presenciamos problemas de família ou etre amigos, forçados pelo entendimento da religião.

Não podemos simplesmente criticar todas as religiões como se fossem mitos puramente transmitidos pelas gerações após os homens da caverna. É claro que há muitas coisas a aproveitar e a aceitar, mas pode reparar que é justamente o cristianismo que fecha a visão para tudo que está além da bíblia, o que felizmente não é seu caso..

• 1º - O ato heróico de Jesus Cristo foi realizado por no mínimo um personagem de cada religião pagã. Nas mitologias do paganismo sempre existiu o herói sacrificado pelo bem de todos. Jesus é um deles. E embora possa não parecer, Jesus é tão mitológico quanto Apollo. A única diferença é que o cristianismo ainda é uma mitologia viva... Ainda é praticada. Estude religiões pré-cristãs e vc vai entender o que digo.

Agora sobre o budismo... Sou praticante do budismo. Nos sutras budistas, Buddha recusou-se a responder sistematicamente a todas as perguntas nesse sentido. Muitas vezes ele foi questionado sobre os dois pontos de vista que lutavam naquela época. “Deus existe” e “Deus não existe”. Mas todas as vezes que ele foi questionado sobre esses dois pontos de vista ele simplesmente não respondeu. Ficou em silêncio. Depois ele explicou a seus discípulos que essa é uma questão que não irá contribuir em nada com a liberação total da mente, meta do budismo. Logo, não faz a menor diferença saber se deus existe ou se ele não existe, porque isso não vai ajudar o homem a evoluir. A evolução depende de questões mais práticas. Buddha deu um exemplo para ajudar a entender esse questionamento.

O homem que diz, quero saber se deus existe ou não, antes de fazer qualquer coisa. Esse homem é como um homem que atingido por uma flecha se recusa a tratar o ferimento até saber quem foi que atirou a flecha. Certamente morrerá antes de ver sua questão solucionada. Melhor seria que cuidasse de tratar a ferida primeiro, depois poderia até procurar o atirador.

Então, devemos seguir em uma direção produtiva. Perguntas que não nos levarão a lugar nenhum são evitadas ao extremo no budismo.

Deus existe? Deus não existe? Não importa. Como o próprio Buddha falou, “Muitas são as verdades que existem no mundo. Preocupado eu estou, apenas com as que levam a extinção do sofrimento”.

Não obstante Buddha ter respondido com o silêncio a essas questões, existe no budismo, alguns ensinamentos que não se harmonizam bem com a idéia de um deus criador e regente do cosmos. Para vc acreditar que existe um deus governando o universo precisa tb aceitar que vc está submetido a sua vontade “todo poderosa”, mas no budismo não existe nada mais poderoso do que sua própria essência de Buddha. O caminho do Buddhismo ensina a atingir a liberdade total e absoluta, em que VC se torna senhor de si mesmo. Não há a vontade de um senhor muito poderoso, há apenas nossa liberdade de fazer ou não boas escolhas. Tudo é fruto das nossas ações e escolhas. Não há castigo, nem benção, apenas ação e reação. Se vc age com palavra, corpo ou mente, vc cria uma reação e estamos sempre vivendo no resíduo dessas ações. Estamos sempre vivendo no meio dessas reações.

Somos livres, totalmente livres. Justamente por sermos livres é que podemos nos aprisionar por vontade própria. Destroçar essa prisão “auto criada”, “auto imposta” é o que nós budistas, estamos tentando fazer.

Não sei se consegui ser muito claro, mas a coisa é mais ou menos por aí. Budismo não se explica muito, se vive.

:)

• Na verdade existe certa controvérsia. Alguns dizem que não, outros dizem que sim. Na minha humilde opinião, o mutra cósmico (ou a união do ser com toda a existência) é Deus no Budismo. Quando dizem que todos somos Budas, quer dizer que já temos a imagem infinita e perfeita do universo dentro de nós. O nirvana não é deixar de existir, e sim "dissolver-se" no infinito. Essa "união cósmica" não é diferente do conceito do próprio cristianismo : "Eu e o Pai somos Um", "O Reino dos Céus está em toda parte..."

• Eles acreditam mas de forma diferente da sua.

• Porque o deus de que você está falando só existe para cristãos, judeus e muçulmanos. Para budistas, hindus, xintoístas, animistas, etc., ele não existe, assim como para você Zeus, Apolo, Krishna, etc., não existem.

• Romanos 12:17) - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos c é u s, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos c é u s.

(Mateus 6:7) - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

(Lucas 6:46) - E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

(Marcos 9:39) - Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.

(Lucas 9:50) - E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.

(Mateus 12:30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

(Mateus 23:3) - Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

(Mateus 22:21) - Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

(Lucas 10:7) - E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

(Mateus 5:16) - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos c é u s .

(João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

• Porque os ensinamentos de Buda, que aparentemente pareçam bons: não cometer qualquer má ação, sempre praticar o bem e controlar a própria mente, não os salvarão, pois não reconhecem a existência de um único Deus, seu filho Jesus e o Espírito Santo!

Porque acreditam na existência de três mundos inferiores (infernos, espíritos ávidos e animais) e três mundos superiores (homens, semi-deuses e deuses)... Acreditam em titãs ou anti-deuses que batalham com os deuses (como o Deus pagão Brahma-Deva). Para eles, "a estrela da manhã da iluminação" conduz ao "grande caminho". A Bíblia diz que Satanás era tido como "a estrela da manhã" antes de ser expulso do céu.

Porque não acredito em reencarnação. Não é bíblica. No budismo, eles acreditam que os mortos passam por etapas de aperfeiçoamento do espírito que se dão através de um ciclo de morte e reencarnação, até que atinjam o "Nirvana", ou seja, o estágio mais avançado que o espírito pode alcançar, onde não há mais sofrimento... Afirmam que Dalai Lama, líder do budismo tibetano, é a décima-quarta reencarnação de Buda (!).

beijinhos

• Cara eu não tenho préconceito com budista pois não sou cristão . Mas o budismo nasceu de uma coisa completamente sem

nexo . O fundador acreditou que devemos nos livrar da carn e para isso devemos se livrar das paixões da carne , que vai do sexo até

mesmo respirar e comer . Depoisa doutrina foi evoluindo , mas continua sem nnhum fundamento .

Sign In or Register to comment.