O que de fato existe: o acaso ou a interferência divina?
Exemplo: Uma jovem que saiu de um culto religioso, e caminha a pé em direção à sua casa, que não ficava longe, mas ao passar por uma lugar ermo, ela depara-se com um homem, um estuprador que a arrasta para um terreno baldio, e a estupra...
Um fato desse foi por interferência divina (não cai uma só folha de uma árvore sem a permissão de Deus) Deus permitiu o fato! Mas também não foi por acaso, pois, se havia um estuprador na região, certamente ele estaria em um lugar ermo, e a garota estava no local errado na hora errada, simples assim.
Comments
Não existe intervenção divina. Tudo é o acaso. Alguns comportamentos "atraem" coisas ruins porque são comportamentos de risco. Outros só atraem coisas boas porque, além de não serem de risco, fazem bem às pessoas. É quase uma questão de Karma, mas sem religiosidade. Se você faz o bem (no sentido mais simples e literal da palavra), as pessoas a sua volta notam. Você pode até achar que não, mas notam. Um empregador nota qual empregado é boa pessoa, e o recomenda para outros empregadores. Sei disso porque já vi vários amigos empresários que contrataram pessoas por este tipo de recomendação e deram este tipo de recomendação. O mais antigo colega de trabalho do meu pai foi seu ex-empregado, que foi contratado porque seu antigo empregador achava que ele era muito boa pessoa e que merecia um trabalho melhor, que ele não poderia oferecer. Trabalhando para meu pai, ele fez seu network (nem se chamava assim na época) e, em poucos anos, virou colega (não mais empregado) de trabalho. Este indivíduo tinha (ou melhor, ainda tem, pois está vivo) seu defeitos morais (todos temos), mas estes defeitos não transpareciam enquanto que suas qualidades morais sim. Nas relações profissionais, ele sempre foi excelente pessoa, confiável, quase altruísta (não existe altruísmo profissional), e isto todos notavam e valorizavam. A vida em geral é assim. Fazer bem faz com que as pessoas lhe desejem o bem (diminui as chances de acontecer uma desgraça porque as pessoas que o cercam, como um vizinho com quem mal conversa, gostam da pessoa), fazer o mal faz com que as pessoas lhe desejem o mal (aumenta as chances de uma desgraça acontecer, porque as pessoas que o cercam não gostam de você). Quanto a um estupro como o descrito na pergunta, isso é o acaso.
Não existe efeito sem causa. Portanto, se acontece algo como no caso da moça, é porque teve uma causa anterior. Muitas vezes temos dificuldade de aperceber-nos disso porque acreditamos que existe só a vida presente, mas, se víssemos a realidade, nos aperceberíamos que houve motivos para que acontecesse isso. Mas, porque? Porque é uma reparação (se cumpriu uma justiça) e um aprendizado. Quem foi estuprado numa vida anterior, aguardava que a justiça fosse feita.
Mas, será que a moça não poderia ter-se salvado? Poderia, se o bem que tivesse feito na vida presente, igualasse ou superasse o mal que tivesse feito na vida passada. Poderia ter reparado de um modo mais brando (talvez só com alguns machucados) ou nem passado pelo que passou. Com o bem resgatamos o mal que fizemos.
Deus só interfere em algo diretamente quando quer...normalmente as leis que ele fez é quem faz praticamente todo o trabalho de sua justiça e misericórdia...
Eu creio em reencarnação, em carma e darma, aqui se faz, aqui se paga....sabe lá o que essa moça fez em vidas passadas ? Quem sabe ela não foi homem numa vida anterior e estuprou alguma moça e agora está pagando pelo mal que fez, tendeu ?
Jesus disse:no mundo tereis aflição.
Deus nos deu Um Caminho justo e apertado, e eu creio que a grande maiorias das coisas ruins acontecem porque nós pomos, ou deixamos de propósito, que um dos nossos pés caminhem por fora deste, e nos faça andar desviando ocasional e propositalmente.
e por fora deste Caminho não há garantias.
por outro lado, á escândalos que devem acontecer, e estão preparados para que nossos olhos vejam.
como explicar uma mãe que contrata alguns homens para violentar, estuprar e depois matar e esquartejas sua própria filha de 10 anos? explique isto usando a "evolução", ou o "acaso"?
mas se explicares usando que "o mundo jaz no maligno" a coisa fica bastante clara.
leia o evangelho, não te deixes enganar pela ilusão.
Não cai uma folha sem a permissão de Deus, Assim como Jó , Jesus Cristo foram humilhados e permaneceram firme na fé, esses receberão o reino de Deus. Deus convida a todos porém alguns preferem ser estupradores e outros preferem ser fiéis em Cristo, são roubados, assaddinados, cruxificados, comem o pao que o diaboamassou. Dai quem somos nós para falar alguma coisa desse demônio que apareceu na vida dessa pessoa?? Devemos sim é exigir justiça, principalmente por se tratar de uma pessoa que voltava do culto, devemos lutar para que seja preso e condenado esse demônio encarnado.
Eu só sei de uma coisa. Se Deus existe, ele não esta nem ai pra nos. Um Deus de amor não deixaria as pessoas sofrerem por nada. Se ele deixa ele não esta nem ai, ou não é bom ou talvez que ele nem exista. Sabe qual o maior problema dos cristãos? Eles criaram uma versão do Deus, que não é compatível com a Bíblia. Deus mandava matar por conta de nada. Só que atualmente eles ignoram essas partes por conta dessa versão desse Deus que eles criaram. Então se aparece uma coisa real que desmente essa versão de Deus deles, eles inventam mil motivos pra tirar a culpa desse Deus.