Lendas Brasileiras - Guaraná - A Essência dos Frutos ...?
Aguiry era o mais alegre indiozinho de sua tribo.
Alimentava-se somente de frutas e todo o dia saía pela floresta à procura delas, trazendo-as num cesto pra distribuí-las entre seus amigos. Certo dia, Aguiry perdeu-se na mata, por afastar-se demais da aldeia. Acabou por dormir na floresta, pois ao cair da noite não conseguiria encontrar o caminho de volta. Jarupari,o demônio das trevas, vagava pela floresta. Tinha corpo de morcego, bico de coruja e também se alimentava de frutas.
Ao encontrar o índio ao lado do cesto, não hesitou em atacá-lo.
Os índios, preocupados com o menino, saíram a sua procura encontrando-o morto ao lado do cesto vazio. Tupã, o Deus do Bem, ordenou que retirassem os olhos da criança e os plantassem sob uma grande árvore seca. Seus amigos deveriam regar o local com lágrimas, até que ali brotasse uma nova planta, da qual nasceria o fruto que conteria a essência de todos os outros, deixando aqueles que dele comessem mais fortes e mais felizes. A planta que brotou dos olhos de Aguiry tem as sementes em forma de olhos, recebendo o nome de Guaraná.
Comments
Oi amigo
Bom dia...
Essa eu conhecia
mas contada por vc
ficou mais completa...
Os índios tem diversas lendas
tdas muito belas...
bjin...*
- Olá Kiko!
Eu já conhecia a Lenda do Guaraná.
à uma das mais comoventes lendas indÃgenas.
Eu tive a oportunidade de conhecer a planta e o fruto do guaraná quando estive no norte pela primeira vez em 1977.
Foi lá que eu me encantei pelos benefÃcios que o guaraná traz para a nossa saúde. E desde então, eu faço uso do guaraná em cápsulas ininterruptamente.
Vale acrescentar que o guaraná é um excelente tônico, calmante para o coração, reconstituinte, combate a arteriosclerose, sendo também estimulante e afrodisÃaco.
Acho que eu devo ao guaraná a minha aparência jovem, saudável e muito bem conservada para a minha idade.
Um grande abraço para você!
Muito bom. Mais uma lenda para minha pasta. valeu, Kiko.
Na lenda do Guaraná está presente a idéia da eterna transformação da vida, e as fronteiras entre: homens, animais, e plantas, desolarem o que denotam a perfeita integração da Ãndia com a natureza.
Essa lenda é linda,obrigada!!!!!
Bjinhos!!!!!
Que linda lenda, adoro as lendas indianista, são tão cheia de amor e gratidão, esta é mais uma delas, já a conhecia mais vc a contou de forma mais completa.
legal
já conhecia essa lenda, mto bonita