Tu achas que os filósofos não sabem mais filosofar...?

e a área da filosofia vai cada vez mais sendo substituída pela Ciência Moderna, seja na Medicina e biologia conseguindo evidenciar o início da moral na evolução do altruísmo nas espécies mais evoluída como a dos macacos e seres humanos ,seja como por exemplo,a metafísica transcendental hoje pertencente a Cosmologia evidenciando Universos através de artifícios Matemáticos fora do nosso espaço , deduzindo possíveis eventos antes do big bang , possíveis princípios físicos que extrapola veemente a própria física Empírica como a teoria M, túneis dimensionais que podem levar em pontos fora do universo, Universos adjacentes fora do nosso espaço etc?

http://br.youtube.com/watch?v=D_vbNaNntA4&feature=...

Referência http://br.youtube.com/watch?v=o9LV9vaGxJQ

Comments

  • Acho que a filosofia teve seu papel de destaque no passado quando a ciência e o método cientifico não eram tão evoluidos como são hoje. Então a filosofia tinha esse papel de ir a frente, abrindo os caminhos do conhecimento que só depois a ciência iria percorrer. Foi uma maneira intuitiva de perceber o mundo.

    Quantas coisas a filosofia não preveu com certa precisão e que só depois a ciência veio comprovar como verdadeiras? Muitas coisas amigo, para citar uma, a idéia do ATOMO que surgiu primeiro com Demócrito, 460 A.C.

    Além disso, antigamente a filosofia englobava TODO o conhecimento humano, desde a fisica à psicologia, era tudo campo de estudo dos filosofos, e hoje isso acabou. Depois de Descartes o conhecimento se fragmentou em diversos ramos.

    Entao para concluir, continuamos sim filosofando muito bem, só que nem sempre quem filosofa está no campo da filosofia ou é chamado de filosofo: Matematicos, fisicos, biologos, pedagogos, engenheiros e cientistas em geral filosofam em seus proprios campos e criam conhecimento tanto quanto antigamente.

    O que sobrou para os filosofos MESMO hoje em dia, é discutir a historia da filosofia...

    Deu pra entender? Espero que eu nao tenha sido muito hermetico na minha explicação, mas é isso ai que acho.

    Abraço

  • Realmente, Sandra... Já passei por 3 universidades e nas 3 o curso de Filosofia era aquele com as pessoas mais descompromissadas. Parece que se tem uma idéia errada do que é o curso, parece que imaginam que o único pré-requisito necessário para ingressar é pensar. Mas pensar, todo mundo pensa... Daí se deparam com toda a dificuldade do mundo acadêmico, as leituras, os prazos, as provas...

    Outro detalhe é que, geralmente, Filosofia é um dos cursos menos concorridos, atraindo assim todo tipo de gente que acha que importante é entrar na faculdade, seja pra que curso for...

  • A ciência moderna é filha primogênita da filosofia. Atualmente o conhecimento científico pré-domina de modo absoluto em todos os âmbitos, mas padece de um mal original, a incapacidade de pensar. A ciência é ativa e não reflexiva. Esta última tarefa é portanto, somente atribuída à filosofia. Talvez devido a sua menor evidência (para opinião pública) em relação à ciência, a filosofia (e os filósofos) parece estar desaparecendo, mas é mero engano, pois como dizia Nietzsche, "é nas épocas de crise que surgem os filósofos".

    Atualmente a cosmologia, embora tendo por base a ciência empírica e a teorização matemática lembra muito aquilo que fizeram os filósofos pré-socráticos, determinar de que e como é feita a totalidade de todas as coisas, ou seja, como se realiza a organização cósmica. No entanto, não podemos deixar de presenciar um forte apelo a metafísico na teorização referente a origem do universo, um bom exemplo é a atual teoria do big bang. Ninguém pode determinar a totalidade de qualquer coisa sem o seu conhecimento prévio. Na teria do big bang, sõ conhecidas apenas algumas variáveis, sendo que o resto são meram,ente especulativas, ou seja, são apriorísticas. Nesse sentido, a cosmologia moderna ainda possui muito da metafísica de Aristóteles ou mesmo da época mítica, onde aquilo que o homem não podia explicar acabava sendo induzido a explicar de modo fabuloso ou então por mera teorização abstrata como ocorre atualmente. O homem tem uma incrível capacidade de criar unicórnios, deuses e mamíferos alados, ou seja mitos, para suportar sua incacidade de explicar a totalidade que permanece sempre quase toda desconhecida para ele. Nos tempos atuiais, se homem não conseguisse construir boas teorias, com certeza criaria boas fábulas como o fizeram os povos da antiguidade, com o intuito (ou pretensão) de ter o domínio sobre o desconhecido.

    .................

  • Os genuinamente filósofos continuam gostando de filosofar.

    Hoje mesmo estava me perguntado qual o desejo básico, mais básico e natural do ser humano? Eu entendi que era a necessidade básica de ser amado, já me responderam que era ter dinheiro

    .Eu até espantei de ver que realmente cada cabeça uma sentença.

    Mas e o dinheiro compra a delicia de se saber amado?

    E como satisfazer essa necessidade básica de se sentir amado?

    Amando em primeiro lugar, amando incondicionalmente, amando pura e simplesmente. Sem exigências, sem cobranças. Apenas amando.

    Isso satisfaz, mesmo que não sejamos correspondidos, porque então estaremos nos sentindo como Deuses que somos. Porque Deus ama incondicionalmente e não espera nada em troca. Mas não é todo mundo que entende assim.

  • TBEM ACHO

    NAO CONHECI NINGUEM

    Q QUISESSE CURSAR FILOSOFIA,

    EXCETO EU.

  • Não sabem.

    O que sabem é utilizar clichês e repetir o que outros afirmam.

  • Quando pergunto: Será que alguém em sã consciência poderia pensar de forma diversa? Provo que o Universo existe, mas como poderia dizer o que é, se apenas percebo uma pequena extensão de sua significance? Mas como há evolução e cada mente tem um grau evolutivo diverso, com certeza haverá gente que discordará.

  • Todo estudo levado a sério é bem feito, se a pessoa gosta do que faz e põe seu coração nisso nada é impossível e tudo fica bem feito. Infelizmente é isso que falta nesse mundo.

  • Olha, eu também penso que não, até mesmo pelo nível dos proximos formandos, de cada 10 acadêmicos 1 leva o estudo a sério. Com isso vai caindo o nível, aí em vez de filosofar,só sairá besteiras...

Sign In or Register to comment.