Ajuda ! Sobre Interpretação de texto muito confuso ! ALGUEM ME AJUDE ! (Sobre Iluminismo)?

Bom gente eu to fazendo uns trabalhos de recuperação e tem um texto aqui que ta me matando alguém podia fazer pra mim .. ou melhor responder pra mim de maneira correta !

Obrigado !

TEXTO :

''Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (...). Que as pequenas diferenças entres as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas nossas opiniões insensatas (...) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átonos chamados homens não sejam motivos de perseguição.

QUESTÕES :

a) O que o documento acima nos fez pensar sobre a sociedade da época?

b) Que idéias iluministas aparecem nesse documento?

bom gente é só essas 2 Questões, Elas são pra fazer de acordo com o TEXTO e acho !

to confuso pra caracas ! se alguém souber a resposta ! responda por gentileza e de forma resumida !

Obrigada gente .. ! só aqui com essa galera que tenho a resposta !

Comments

• Olhe amigo...

Também achei muito confuso, porque o texto mais parece uma oração, uma clemência a Deus, e você disse que era sobre o Iluminismo. Todavia o Iluminismo marca o início da era da razão, o começo da modernidade, da centralidade da atividade racional. O homem, e não mais Deus, passa a ser o centro do universo.

Assim, me parece não muito coerente escrever sobre o que você nos pede.

É óbvio, que essa sociedade é fortemente marcada pela desigualdade social e há um enorme fosso entre ricos e pobres. Mas também é uma sociedade onde o desenvolvimento das forças produtivas assinalam o início de uma nova era.

Talvez, fosse pra você dissertar sobre essa diferença entre ricos e pobres e a distância que há entre as classes sociais, mas para que pudéssemos te ajudar mais era preciso que você tivesse nos dado mais informações, contextualizado mais a matéria que você está estudando.

E a respeito das ideias iluministas, me ocorreu algo agora. Os iluministas eram filósofos que defendiam os princípios de equidade e justiça social, penso que talvez se assemelha aos ideais de tais pensadores o desejo do fim da perseguição dos homens por causa de suas diferenças e seus contrastes.

Sinto muito não poder te ajudar mais, mas espero que tenha contribuído com algo!!

Um abraço

Good Luck!!!

• b liberadade igualdade e franternidade..

le ae q da proce fzer..

talvez.

• O texto do documento nos leva a pensar que a sociedade da época era bastante desigual e injusta, por haver tratamentos diferenciados entre os homens conforme suas posses, cultura e ideias.

O traço iluminista perceptível é a defesa da igualdade entre os homens, lembrando o lema da revolução francesa (de inspiração iluminista): Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Sign In or Register to comment.