Curiosidades … O que é o Sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posições que se alternam de seis em seis meses. A passagem para o dia ou para a noite polar acontece nos equinócios – quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra.

Comments

• - Oi Kiko!

Pelo menos para nós brasileiros o sol é bem "comportadinho"...

Eu tenho conhecimento desse fenômeno do sol.

Mas, foi ótima a explicação que você postou para nós...

Um abraço para você!

• Sabe, a minha irmã foi para Escócia e era bem assim . Era 1 h da manhã e havia sol na época em que ela foi. Lá as pessoas precisam colocar umas cortinas enormes, pesadas, onde não entra luz do dia, senão não se consegue dormir e isto acaba dando sérios problemas à saúde do povo. É super esquisito. ...

Mas no inverno também sofrem pois aí fica noite a maior parte do dia. E aí tem grande número de pessoas que sofrem de depressão...coitadas.

Mais uma vez obrigada pela "curiosidade"...

Um abraço

• Sol da meia-noite é a designação comum para o fenómeno que ocorre nas latitudes acima de 66º 33’ 39" N ou S, ou seja para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.

• E eu já não aguento mais esse maldito horário de verão, Kiko. Ainda bem que isso logo irá acabar. Imagina ficar ensolarado à meia-noite?

• A SIM TEM PAÍSES NA EUROPA QUE TEM DIAS QUE É SOL O DIA TODO E DIAS EM QUE ELE NÃO APARECE FICANDO NOITE O DIA INTEIRO, INTERESSANTE NEH?

• ocorre na Finlandia!

• Obrigada pela informação,mas cadê a pergunta?

Sign In or Register to comment.