eu nunca consegui toca-los ( ecah) mais moro nun predio em frente a uma reserva florestal os cachorros que tomam conta do preddio sempre conseguem pega-los e ja joguei varios ovos pela janela para que eles comessem. e muito engracado qndo pegam os ovos e muito triste quando os cachorros os pegam....
Reprodução: A reprodução aparentemente ocorre no perÃodo de outubro a dezembro, colocando de 13 a 30 ovos, que são incubados por um perÃodo de 90 dias.
Costuma freqüentar áreas em que os humanos vivem, inclusive as grandes cidades, próximo a terrenos abandonados. Ãs vezes invade galinheiros para comer ovos e pintinhos.
Comments
eu nunca consegui toca-los ( ecah) mais moro nun predio em frente a uma reserva florestal os cachorros que tomam conta do preddio sempre conseguem pega-los e ja joguei varios ovos pela janela para que eles comessem. e muito engracado qndo pegam os ovos e muito triste quando os cachorros os pegam....
Aqui, onde vivo, não existe essa espécie de lagarto, mas, pesquisei e encontrei algo sobre eles:
Nome popular: Teiú
Nome CientÃfico: Tupinambis merianae
Distribuição geográfica: à encontrado em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica
Habitat natural: Principalmente áreas abertas de cerrado, mas pode ser observado em bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas. à uma espécie que vive no chão, próxima a capins baixos e pedras, onde tomam banho de sol.
Hábitos alimentares: Em cativeiro, alimentam-se de gemas de ovos, carne, camundongos, pintinhos, rãs, frutas e verduras. Na natureza, além desses itens, também se alimenta de moluscos, artrópodos e até carniça.
Tamanho: Pode atingir até 1,4 m de comprimento. Os machos são maiores que as fêmeas.
Reprodução: A reprodução aparentemente ocorre no perÃodo de outubro a dezembro, colocando de 13 a 30 ovos, que são incubados por um perÃodo de 90 dias.
Saiba mais:
O teiú pertence a famÃlia Teiidae, da classe dos répteis.
à o lagarto mais comum em cativeiro.
Costuma freqüentar áreas em que os humanos vivem, inclusive as grandes cidades, próximo a terrenos abandonados. Ãs vezes invade galinheiros para comer ovos e pintinhos.
Sua coloração geral é negra, com manchas amarelas ou brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados.
à uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas. Ele costuma encontrar suas presas com a ajuda de sua lÃngua comprida e bÃfida, ou seja, dividida em duas partes.
A temperatura média do corpo do teiú é de 35º C. Por ser um animal de sangue frio, na época de inverno costuma se refugiar em tocas no chão e debaixo de pedras, tanto em natureza quanto em cativeiro. Ele faz isso para tentar manter a temperatura do seu corpo, já que não tem uma temperatura estável, como os humanos, e pode perder calor para o ambiente.
Quando se sente ameaçado, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio ao ambiente ou fugir rapidamente, fazendo muito barulho.
Nunca peguei nenhum, mas tenho uma chácara e lá tem um, sempre vejo ele, não faz mal nenhum, só que come os ovose os pintinhos das galinhas.
Eu já peguei muitos quando ainda era um moleque muito besta. Peguei em armadilhas (arataca) ,com estilingue , espingarda.
A única atenuante para essa estupidez é que nós comÃamos a presa. à carne de ótima qualidade,semelhante à carne de galinha.
Hoje, sou incapaz de matar alguns ratos que vivem comendo a ração de minhas cachorras.