Quando devemos levar a biblia ao pe da letra e quando devemos interpreta-la?

Qual a regra? Parece que muitos aqui concordam que Adao e Eva, arca de Noé, Elias e a carrugem de fogo, homem abrindo o mar vermelho devem ser levados ao pe da letra. E outros devem ser interpretados. Qual a regra? Tudo que for fantasioso realmente aconteceu e outros eventos mais simples devem ser interpretados?

Update:

Um amigo, penso igual a voce. Mas muita gente aqui leva tudo na biblia ao pe da letra, e se voce discorda, dizem que é pecado e que voce nao vai para o ceu.

Update 3:

Cetico, tambem acho que é questao de conveniencia e fanatismo.

Comments

  • Não é exatamente assim. Olha só: Jesus costumava dizer mais diretamente ao seus discípulos, pq esses queriam o ouvir, e mais alegoricamente ao povo, pq esses faziam-se surdos as suas palavras. Isso é comprovado em um dos versículos, que eu não me lembro agora, mas que diz mais ou menos, qndo um deles pergunta a Jesus pq ele fala para os outros através de parábolas, ele responde que fala assim pq não adianta falar a verdade aos que não querem escutá-la. Isso se comprova pelo "tem ouvidos mas não ouvem",

    Isso já ajuda, ou seja, quando as palavras dele na bíblia forem direconadas aos discípulos, devem ser menos figuradas do que com as do povo.

    Outra maneira também é relacionando a coesão entre as suas palavras e os dez mandamentos. Vc deve encontrar a interpretação que segue os mandamentos, pois uma vez quesão leis, não podem ser desmentidos.

    espero ter ajudado^^

    Abraço.

  • A bíblia é um livro metafórico. Já é difícil interpretá-la por si só, com a ajuda de padres ou pastores torna-se absolutamente impossível. Procure interpretá-la por si só!

  • ola mineiro,

    ja ta provado que na biblia tem muita coisa sem sentido,mas eh aquela velha historia so vale o que conveniente e o que nao presta os fanaticos fazem vista grossa!

  • Interpretar do Gr. Ermeneuo, de onde temos hermeneutika, é uma ciencia de dificil dominio, na area de ciencias biblicas ermeneutica está dentro de outra ciencia EXEGESE que tem seus fundamantos na linguistica, gramatica, historia da redação, manuscriptologia, arqueologia, historia da das religiões, mitologias etc. entretanto o 1 passo é ter dominio da leitura, isto é ler a biblia apartir das linguas canonicas (grego, hebraico, aramaico, latim). Porem hoje em dia pouquissimas pessoas tem condiçoes de ter acesso a essas leituras. Agostinho ainda diz que qd vc ler "corrija os codices" isto é faça se a exegese. Um cientista biblico hoje leva messes para fazer uma exegese de 1 só versiculo. dai pergunto, interpretar biblia é algo que leigos faz tão simplesmente? estão realmente interpretando biblia? ou fizeram da biblia um varal, onde cada um pendura sua ideias.

  • Olhando as perguntas e respostas, principalmente aquelas que contenham alguma citação da Bíblia, verifiquei que as mesmas, são usadas e recomendadas o seu uso, das seguintes formas:

    >> Com "Pé" sem "Cabeça <<

    Algumas vezes, as citações tem que serem lidas ao "Pé" da letra, vale o que está escrito.

    >> Sem "Pé" com "Cabeça" <<

    Outras vezes, as citações tem que serem lidas com a "Cabeça", vale o que é interpretado ( Aí é que mora o perigo)

    >> Sem "Pé" nem "Cabeça" <<

    Outras vezes, ainda, as citações tem que serem lidas, com uma "Inspiração Divina" ( Será que todas são?)

    Um abraço

  • o que é exatamente "ao pé da letra"?

    e o que é interpretar a bíblia?

    Podemos interpretar o que não entendemos, estaríamos criando uma ilusão?

    Caso não entendamos não podemos interpretar, somos forçados a "levar" ao pé-da-letra, não temos outras alternativas.

    O que é mais falso, uma interpretação ilusória ou a leitura direta dos fatos.

    Temos que perguntar... Quem tem condições de interpretar com rigor a palavra de Deus se não Ele próprio?

    Eu tenho visto igrejas que só pregam da bíblia aquilo que interessa ao seu sustento e crescimento, mas quem está decidindo isso? É muita responsabilidade perante Aquele que escreveu tudo na bíblia igualmente útil para nosso entendimento.

    Quer ver um exemplo interessante:

    Você deve conhecer uma passagem dos evangelhos que Pedro vai a praia e pesca um peixe que na boca tinha duas moedas para pagamento de impostos uma por Jesus e outra por si a mando do próprio Jesus? Não conhecem?

    Então procure, não vão achar em lugar nenhum da bíblia este acontecimento. Por que as pessoas interpretam a bíblia!

  • Você precisa saber o momento exato de interpretá-la, existe momentos que será exigido isso.

  • Se vc ler e entender vai poder distinguir....obvio.

  • Acho que sempre temos que estar interpretando..

    Não tem uma regra

Sign In or Register to comment.