Duvidaaa sobre circulação sanguínea !?
Eu já postei essa questão uma vez, mas é que eu quero saber isso:
"O sangue que vêm dos vários tecidos do corpo chegam no coração através das veias cavas, esse sangue é pobre em O2 e rico em CO2 (é conhecido como sangue venoso), pois bem, logo que chega o átrio direito em diástole (diástole atrial), pq está com sua musculatura relaxada, mas e os ventrículos?? Não estariam em diástole tbem? Logo, em seguida o átrio direito enche-se de sangue venoso,e sofre sístole atrial, ou seja, se contrai, permitindo a passagem do sangue pela válvula triscupide em direção aos ventrículos (que estariam em diástole??), depois, o ventrículo direito sofre sistole ventricular, ou seja, se contrai, e o sangue vai para a artéria pulmonar, onde é levado aos pulmões, nos pulmões existem os capilares presentes nos alveolos pulmonares, e lá ocorre a hematose pulmonar, onde o sangue venoso é oxigenado, o CO2 é liberado, e o sangue trnasforma-se em sangue arterial, ok? Então o sangue rico em O2 e pobre em CO2 (sangue arterial) sai dos pulmões e entra no coração pelas veias pulmonares, nesse momento o átrio direito está em diástole?? e os ventrículos tbem??, poisé, o fato é que o átrio esquerdo enche-se de sangue arterial, depois se contrai, sofrendo sistole atrial, e ele passa pela válvula mitral ou biscupide, em direação ao ventriculo esquerdo, que estava em diástole, agora está em sístole? que sofre sístole, e o sangue sai do ventriculo esquerdo para a arteria aorta em direação a todas as partes do corpo, quando o sangue arterial chega nas células, elas absorvem o O2, e o sangue fica novamente rico em CO2, tornando-se venoso, e começa tudo de novo..
Obs:
=> Circulação pequena (Percurso do sangue arterial)
Ventriculo Direito - Arteria pulmonar - Pulmoes - Veias Pulmonares - Coração - Átrio esquerdo
=> Circulação grande (Percurso do Sangue Venoso)
Ventriculo esquerdo - Artéria aorta - Tecidos do corpo - Veias cavas -Coração - Átrio esquerdo
Minha dúvida é nessa historia de sistole atrial, sistole ventricular, diastole atrial e diastole ventricular... Vejam a questão anterior que eu postei:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201...
Um dos usuários colocou:
'linhas 2 e 3, quando átrio recebe o sangue é ele quem está em diastole, e n o ventrículo
linhas 11 e 12 sangue entra no átrio então ele quem está em diastole, e n o ventrículo.
e é o atrio dirieto quem recebe o sangue venoso última linha'
Ai eu rspondi com uma pergunta:
Vc está correto em 'partes'.
Quando o sangue venoso e o arterial chegam os átrios estão em diástole,mas os ventriculos nao deveriam estar em diástole tbem?
Quando o ventrículo se contrai para o sangue passar p/ as arterias pulmonar e aorta, os ventrículos ficam em sístole, e os átrios ficam como?
Basicamente esta é minha dúvida por enquanto..
Obrigada!
Comments
Tanto do lado direito quanto o esquerdo, quando o sangue entra nos átrios, eles devem estar em diástole, enquanto isso (quase que simultaneamente) o ventrículo já está em sístole, esvaziando seu conteúdo para poder receber o sangue do átrio quando ele se contrair (sístole atrial). Ou seja, enquanto um está em diástole ou outro está em sístole e vice versa.
ok