de onde vêm os sobrenomes "Pereira" e "Rosa" ? qual a origem?
Alguém sabe qual a origem desses sobrenomes?
Pereira é africano?
Rosa é português ou italiano?
10 pontinhos....
Alguém sabe qual a origem desses sobrenomes?
Pereira é africano?
Rosa é português ou italiano?
10 pontinhos....
Comments
Pereira (meu sobrenome) é um sobrenome português e vem da árvore pereira ( das pêras). Antigamente o sobrenome era dado de acordo com a característica da família, o que ela plantava ou fazia. Veja a pesquisa:
Pereira é um sobrenome de raízes toponímicas, tirado da Quinta e Couto desta designação, sendo a família que o adaptou oriunda de uma linhagem de remotas e nobres origens. Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o ramo primogênito dos Pereiras originou a Casa dos Senhores e Condes da Feira, enquanto o secundo filho, com duas bastardias, originou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira (S. Nuno de Santa Maria), pelo que o seu sangue veio a misturar-se com o de todas as famílias reais européias.
Rosa é um sobrenome italiano, mas de descendência escocesa. Veja essa pesquisa:
Meu sobrenome é Rosa, nome italiano, mas isso eu já sabia há anos. Procurando sobre a família Rosa e descendências na época de ouro da Europa, descobri que a família provinha da Escócia. O que me levou à história do clã "The Rose", que existe desde o século XIV, e que é representado pelo brasão aí em cima.
Depois descobri que que o nome the Rose vinha diretamente do normando deRos, e descobri que a Escócia havia sido conquistada muito antes pelos normandos, de onde depois se espalhariam, conquistando também a Inglaterra, a Normandia e a Itália. Na Itália o nome muda para deRosa/de la Rosa.
Parando por aí eu já estaria satisfeito, mas continuei a pesquisa, e descobri que o povo normando provinha da mistura dos povos nativos da atual Noruega (antiga Normandia), com o povo Viking, que ali aportou.
Pereira é português e Rosa pode ser tanto português quanto italiano. No Brasil, são raros os sobrenomes genuinamente africanos. A maior parte dos escravos africanos trazidos para cá acabou adotando ou recebendo sobrenomes de famílias portuguesas. Ou seja, o fato de você possuir um sobrenome de origem portuguesa nao significa que você tenha ascendência portuguesa por parte desse sobrenome- embora seja pouco provável encontrar um brasileiro que não tenha uma "gota" de sangue português, a não ser que viva em comunidades isoladas, como índios e moradores de quilombos remanescentes ou descenda de imigrantes germânicos e italianos do Rio Grande do Sul que viviam em comunidades fechadas.
Para saber se o seu Rosa é de ascendência portuguesa ou italiana, apenas um estudo genealógico poderia revelar, mas a maior parte dos descendentes de italianos é ciente disso, pois a maior leva de imigrantes ocorreu em gerações não muito distantes - avós ou bisavós.
eu queria saber de onde vem a origem do sobrenome magina