Quero plantar mandioca em portugal, como faço? Um pedaço da raiz germina na terra?

Olá. Sou de Portugal. Tenho comprado raiz de mandioca em supermercados para cozinhar e tenho adorado, sabe melhor do que batatas cozidas e eu adoro batatas!

Como a mandioca é importada é muito cara. Por isso queria tentar plantar no meu quintal a ver se nasce (eu sei, o clima aqui não é o ideal e há probabilidade de não nascer, mas gostava de tentar mesmo assim pois já pesquisei e não encontro ninguém que tenha tentado).

O problema: só tenho raízes de mandioca compradas no supermercado, não tenho acesso a caules da planta nem sementes.

A minha pergunta: a mandioca será como a batata, em que cortando um pedaço da raiz e espetando na terra volta sempre a nascer? Dará para plantar apenas usando raiz de uma mandioca comprada, e como faço (em que estações se planta e colhe)?

Pode nunca funcionar, mas gostava de testar.

Obrigado

Comments

• Só nasce com as manivas, meu pai planta e quando criança eu já ajudei muito, no caule da mandioca tem ramificações, deve cortar esse caule em pelo menos 8 cm, depois é só fazer uns morros, que chamamos aqui de covas, mas não é necessário ser tão altas, depois é só você colocar 3 centímetros na terra e os 5 cm ficam para fora com uma pequena inclinação. Se a terra for muito seca, molhe um pouco, mas não todos os dias.

• SÓ O CAULE MESMO...

• e eu com tantas no meu quintal... adoraria poder te dar um pouco. tenho uma amiga, que tem uma irma q mora em Portugal, mas ñ sei em q cidade e tbm ñ sei se ela ia quere se encontrar com um desconhecido. e por correio, sera q fica muito caro? tenho da mandioca branca e da amarela. se vc descobrir como te enviar, para mim sera um prazer! Abçs! [email protected]

• Muito obrigado a todos pelas respostas, vou ter que procurar numa loja rama para plantar então. Vou-me informar e tentar plantar. Obrigado a todos :)

• Se você plantar a raiz da mandioca, ela vai apodrecer. Procure em uma loja agropecuária na sua cidade que você vai conseguir encontrar a rama da mandioca para vender. Em algumas regiões é conhecida também como Aipim ou Macaxeira. Precisa ter um solo preparado com adubo orgânico e uma terra bem fofa para que as ramas de aipim (ou mandioca) formem as raízes e se alastrem formando a mandioca. Tem espécies que em 6 meses já dá pra colher, tem algumas espécies que demoram um ano e até dois anos para poder colher. Peça melhor instrução com o vendedor em uma agropecuária para lhe explicar certinho como se planta e como se cultiva a mandioca.

• pesquise mais que é sempre bom pesquisa da web ajuda muito

Sign In or Register to comment.