É justo a Capoeira sempre representar o Brasil nas artes marcias?
Principalmente em filmes quase sempre que tem um representante Brasileiro na história ele é um capoeirista, não sou contra, más acho uma injustiça com o Jiu Jiutsu que hoje claramente é a arte marcial brasileira em destaque, e que realmente nos representa pelo mundo, é só olhar a lista de campeões mundiais de jiu jitsu, ou MMA para ter uma noção disso.
Não tenho nada contra a capoeira, eu até sou praticante, más muita gente nem sabe que o JJ é brasileiro.
Concordam que a capoeira é a arte marcial que melhor representa o Brasil??
(detalhe, O capoeirista sempre vai bem na luta e no final perde ¬¬ isso me da uma raiva kkk)
abraço
Update:faustino praticar e ser fanboy são coisas bem diferentes, não estou falando qual é mais a cara do Brasil, estou falando em qual representa melhor o nosso porte marcial, que concerteza a luta que hoje está nos representando no octógono hoje é o JIu jitsu, existem muitos praticantes de capoeira no MMA más quase nem um usa a capoeira como sua base.
Entenda eu falei que nos representa no octógono e não qual é mais a nossa cara.
E eu pratico capoeira sim, não frequento mais academia por culpa de tempo, pois praticava capoeira e muay thai, e como tive que optar por uma acabei deixando a capoeira, más ainda participa de rodas e pratico em casa.
Comments
Velho, sempre escolhem a Capoeira por que a ligação dela
com a cultura brasilleira é bem maior que a do Jiu-Jitsu.
O Jiu-Jitsu foi criado aqui, mas em situações bem diferentes que a
Capoeira.
A Capoeira Foi 100% aqui, quase nada de fora a não ser algumas ligações
que antigamente havia com o Candomblé e etc.
A Capoeira foi a forma dos dos escravos se libertarem e depois terem resistidos
por muitos muitos anos os ataques no quilombos. O Quilombo dos Palmares
resistiu 23 ataques em mais ou menos 100 anos.
Sem contar a guerra contra o Paraguai, que o governo convocou os Capoeiristas
em troca de liberdade.
Pra mim o Jiu-Jitsu tem várias ligações com o Japão, o Kimono e
o próprio nome é em japonês.
Já a Capoeira, usa o Abadá, o nome é de origem indigina (Tupi-Guarani
se eu não me engano) e todos os golpes, letras de músicas, são em
português, não importa em que lugar do mundo você esteja, se você
for aprender Capoeira, vai aprender tudo em português, inclusive cantar.
Por esse motivo acho que a Capoeira representa melhor.
OBS: Também queria ver um filme que o lutador brasileiro lutasse Jiu-Jitsu.
Jiu-Jitsu e Capoeira e dessa vez como ele sendo o ator principal do filme.
Também tenho raiva do Capoeirista sem pre lutar bem e perder, porque
nunca vai ta no roteiro de um filme o ator principal perdendo. Por isso
queria ver o brasileiro como o ator principal.
Faloow
Você pratica Capoeira, mas acha que a arte que representa melhor o Brasil é o Jiu Jitsu, tá bom, vou fingir que acredito (que você é praticante de Capoeira). E é claro e justo que a Capoeira represente o Brasil quando o assunto é artes marciais, isso não quer dizer que o Brasil também não seja bastante associado ao Jiu Jitsu e ao próprio MMA, pois todos dizem que somos os inventores do Vale Tudo, que é o percursor do MMA no mundo. Mas a Capoeira sem dúvida esta ligada a nossa história, cultura, fouclore , musica e até nossa própria formação como povo. Já o Brazilian Jiu Jitsu é resultado da evolução de uma luta japonesa chamada Ju Jutsu, que alguns alegam que foi criada originalmente na India (não importa) e que até o nome não tem nada de brasileiro (língua portuguesa), é uma mistura de inglês com japonês e atualmente é uma das lutas da "moda", mas daí a ter mais a "cara" do Brasil que a Capoeira, já é outra história..
Gente, não vamos confundir o Brazilian Jiu Jitsu com o Jiu Jitsu original. O Jiu Jitsu teve sua origem primitiva na India, mas foi criada, de fato, no Japão.
O Brazilian Jiu Jitsu pode ser considerado por muitos melhor do que o Jiu Jitsu original Japonês, mas não é por causa disso que foi criado aqui. Aqui houve o desenvolvimento e a adaptação mais relevante, onde o tornou muito bom.
A Capoeira também tem duas vertentes se nasceu aqui ou na África, mas historicamente conhecemos a Capoeira como criação dos escravos aqui no Brasil e isso ficou taxado como marca aos olhos do Mundo.
Temos outras artes marciais/ lutas criadas aqui no Brasil...quer ver?
º Urucan
º Brazilian Jiu Jitsu
º Hiep Ki Dao
º Luta Marajoara (Luta Livre do Brasil)
º Huka- Huka
º Tayando
Só que por mais que umas sejam mais reconhecidas que outras, a Capoeira sempre será a nossa cara e nenhuma outra arte marcial mais.
Sobre os filmes com o BJJ temos: Quebrando as regras 1 e 2, temos o filme Máquina Mortífera 2 onde o Mel Gibson luta BJJ com o chefão final ( ele teve aulas com o Rickson Gracie) e ainda temos o filme Hulk com o Edward Norton, onde o Rickson Gracie (na favela?!?!?!...kkkk) ensina ao Edward a concentração através da respiração.
Abraços
Abraços
Acredito que para o cinema a Capoeira representa muito melhor o Brasil do que o Jiu Jitsu, as lutas tem golpes que nas telonas ou telinhas ficam muito melhor representada a competitividade dos lutadores. Apesar de muito eficiente o Jiu Jitsu tem um combate que se representado no cinema não tem muita emoção.
Eu também compartilho do seu sentimento de sempre a Capoeira perder nos filmes e as vezes perder tão rápido.
Claro q é justo a capoeira e brasileira 100℅ foi criada a parte de um ritual africano mas a capoeira de angola e do Brasil assim como a regional a música a cultura da capoeira e toda em volta do Brasil não existe outra luta estruturada e co regras e um padrão pré estabelecido como a capoeira grupos como abadá e muzenza levam a capoeira pelo mundo a fora graças a mestre bimba então vemos q a capoeira e ligada ao Brasil de todas as formas e da nossa origem está no sangue e ginga no corpo w o brasileiro tem então é mais q justo a capoeira representar o Brasil injustiça seria como prpos uma resposta de um otário aí ser o jiu jitsu uma luta japonesa representar o Brasil
A Ticiana está certa.Concordo com ela.
+ do que justo pois é uma arte marcial 100% brasileira heim!!! Contudo, não podemos de esquecer o jiu-jitsu que é uma rte marcial nipônica mais teve suas técnicas refinadas aqui no nosso país.
Muita Paz.
jujitsu na verdade é indiano, mas tornou-se famoso no Japão e mais famoso ainda no Brasil
recebendo alguns adendos.
a capoeira brasileira é a regional, que é famosa no mundo.
O Brasil tenta mudar o seu passado(por causa da escravizalao)porém isso ja aconteceu....nao pode ser mudado, por isso a capoeira ainda esta muito influente no Brasil, Mas concordo contigo,dos graneds nomes brasileiros em torneios, acho que nenhum deles luta,lutou ou quer lutar capoeira.
O Brasil hoje possui um estilo proprio de lutar jiu jitsu, porem este pais nao presta e nao reconhece isso.
A verdadeira arte marcial que representa o Brasil é o Brazilian Jiu Jitsu,criado pela família Gracie !!!!!!!