Digam aí: é possível montar uma esfera de papel (mais detalhes abaixo)?
Vejam: eu posso montar uma pirâmide fazendo um desenho de 4 triângulos com as bordas, um cubo fazendo um desenho de 6 quadrados com as bordas, um paralelepípedo fazendo um desenho de 4 retângulos e 2 quadrados com as bordas, um hexaedro fazendo um desenho de 6 hexágonos com as bordas e as indicações para dobrar; etc.
Mas será que eu poderia fazer uma esfera; se ela é baseada no círculo e o círculo não tem lados?
Alguém aí sabe me explicar sobre isto?
Aguardo Respostas!
Update:CORREÇÃO (minha):
...um OCTAEDRO fazendo um desenho de 6 hexágonos com as bordas e as indicações para dobrar; etc. (o cubo e o hexaedro são a mesma coisa; assim como a pirâmide é o tetraedro).
Agradeço a todos!
Comments
hà sim, à principio, vc deve cortar um pedaço de papel redondo;
feito isto, vc deve cortar este papel em partes pontiagudas, tipo um W, em toda a volta, ate um certo ponto, deixando um circulo central inteiro, entende;
depois é só juntar todas as pontas...
obs: para montar e colar, vc deve deixar abas nas bordas do recorte, para q depois vc possa dobrar essas abas para dentro e colar, para montar...e ai vc terá sua esfera de papel...
Mais tem um detalhe, tem que ser recortado bem certo, sem erros de medidas ou recortes, se não não da certo na hr de montar... ok
acho que é isso...
espero ter ajudado...
bolas de papel ... é uma técnica bem antiga e pode ser usada para fazer outras formas e utilizada em diferentes enfeites. Também é legal deixar as crianças construirem seu próprio trabalho.
Você deve cortar vários quadrados de papel de seda das cores que quiser, do tamanho que queira a sua bola(por exemplo) e cortar um cÃrculo de papelão partindo-o ao meio, num dos semi-cÃrculo fazer linhas com uma distácia de 0,5cm cada.
Aà é passar um pouquinho de cola na primeira linha, pular a segunda, passar cola na terceira, pular a quarta, e assim até o fim das linhas. Colar sobre o papelão a primeira camada de papel.
No papel passar cola na segunda linha, na quarta, etc... e colar o segundo quadrado de papel.
Segue altenando as linhas de cola e colando as folhas de papel, sempre abrindo os favos com muito cuidado para não rasgar, pois o papel de seda é bastante delicado por isso precisa ser passado pouca cola nas linhas.
Quando estiver aproximadamente umas 50 camadas de papel (ou do tamanho que dê para fechar a bola) colar o outro semi-cÃrculo de papelão. Fechar a bola prendendo os dois semi-cÃrculos com clips.
Depois é só enfeitar o que quiser, pode ser árvores, festas, cartões, etc
depende do papel!! kkk
Não! à impossÃvel fazer uma esfera perfeita com papel, assim como também é impossÃvel embrulhar uma esfera em um papel. Por isso todo cálculo de área de uma superfÃcie esférica resulta num valor próximo, mas nunca exato.
naum tem jeito naum!!
Eu acho que não!
Oi, boa noite!
Bem, já responderam corretamente; então muita boa sorte para você; sabe?