Por que temer a Deus ?

Evitando a dor do corpo, pelo atendimento ao nosso desejo natural é necessário evitar a dor da alma. E a maior dor da alma vem do medo. O medo da morte e o medo de Deus. O medo é mal conselheiro e gera a ira e o ressentimento.

O medo da morte nasce da nossa consciência que antecipa o futuro. Para os irracionais a morte é uma experiência única, mas nós, conscientes, antecipamos o futuro e isso consome nossa alma.

Somos racionais e a mesma razão que nos prende pode nos libertar. Compreendamos que a morte não existe enquanto vivermos e, uma vez mortos, não existimos, então, não sentimos, exatamente como era antes de nascermos. Vivos não há morte, mortos já não somos. Não podemos ter medo do que ainda não existe e, quando existir, não estaremos lá. A dor será para os outros. Aceitar a própria morte não é fácil mas é essencial para uma vida tranqüila. Muitos embusteiros vivem do medo da morte. E a este medo ajuntam outro medo: o temer, o medo de Deus.

O medo de Deus é o medo do mal que nos atinge sem que saibamos a causa. A relação dos homens com os deuses sempre foi uma relação para evitar o mal. "Livrai-nos do mal" pede a maior das orações da cristandade. O mal é o raio que nos atinge. O mal é a fera que nos acua. O mal é a doença que nos infelicita. Porque isto acontece? Não entendemos. E aí surgem espertalhões com resposta para tudo. E na falta de respostas inventam ilusões como resposta.

A maior ameaça de todas as religiões e misticismos é contra os que não crêem.

Qualquer crime pode ser perdoado menos a falta de fé.

Update:

Felipe, vou por um positivo, não sou eu que estou negativando !!

Comments

• Astuto paz

Amigo...uma das piores acepções que as sociedades fizeram sobre o vocabulo "temer" foi ter traduzido somente como sinonimo de "medo", mas veja , amigo, se o Criador fosse um Ser tão abominavel como alguns os descrevem certamente raios cosmicos seriam projetados a terra constantemente fulminando tais hereges e blasfemadores, mas não é isso que contemplamos diariamente, prova disso é o proprio YR que agrega pessoas de todas as acepções e que se manifestam livremente todos os dias. Entendo que o principio da sabedoria é o temor do Senhor o qual traduzo por respeito ao criador e seus designios com o mundo ao qual criou, pois teve a gentileza de deixar uma obra sobre a terra a qual traduz seu pensamento e proposito, sendo assim ignorar uma mensagem tão clara e tão registrada (hebreus, Jesus,) seria uma incoerencia da minha parte ignora-lo dando ouvidos as fabulas ou aos sonhos da nossa va filosofia ou ciência que tenta buscar as mesmas respostas como vidas em outros planetas, remissão dos erros humanos, e restauração do planeta a qual ela mesma (ciência humana) esta causando a destruição, um paradoxo a toda prova e constante. Eu entendo perfeitamente bem as incoerencias (de sermos envolvidos com esse sistema iniquo) da responsabilidade ser lançada sobre nossos ombros como se fossemos os unicos responsaveis por tudo o que acontece, mas não vejo outra lógica e coerencia mais aceitavel do que esta de apesar da morte se coisa certa, alguem me oferece a oportunidade de herdar uma nova existencia, pois de outro modo seria frustrante se me oferecesse somente bens temporarios, eu me sentiria decepcionado face au envelhecimento e morte...penso assim

Um abraço paz

• Não podemos confundir o termo temor com o termo medo.

Ter temor é acima de tudo ter respeito.

Ter medo é bem diferente.

=D

Abraços do Baixista!

"De volta ao Yahoo"

• Eu acredito não haver encessidade de temer a algum Deus, esse temor vem do fato do Deus da Bíblia(percebi que só temem a Deus os que acreditam nele) ser impiedoso e sanguinolento, isso gera medo, o ser humano naturalmente teme o desconhecido e acha que ele está próximo, por isso é que tem tanto medo de Deus.

• Exatamente, por que temer se podemos ama-lo.

Abraços

• Eu sou ateu, e as únicas coisas que eu temo são a violência contra o trabalhador, a falta de futuro para o nosso país e o fundamentalismo religioso.

• “...Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno

tanto a alma como o corpo.” Mt 10.28b

A expressão: “temer a Deus”; ouve-se com grande freqüência nas igrejas. Pastores e Professores de Escola Dominical estão sempre fazendo referência. Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer.

Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio. A nossa idéia é que devemos ter receio (medo) de Deus.

No entanto, este é um enfoque errado para a palavra “temer”. Quando a Bíblia em algumas dezenas de texto, refere-se, a Temor a Deus. Não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele. Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor.

“Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar ou Respeitar ao Criador.

• Não vejo razão para temer algo que me parece bom.

Só sente medo, quem olha o mundo através de si mesmo.

Paz e Luz!

• Porque DEUS esta acima da lógica humana das leis humanas e ELE deisxou claro na sua palavra q quem o negar será negado por ELE.

• Infelizmente ensinos falsos como o "inferno de fogo" usado por professos cristãos fizeram com que muitos se apegassem a Deus por medo Dele e não por amor. Não é este o caso. O temor que precisamos ter de Deus não é medo, é o temor de desagrada-lo por Ele ser nosso melhor amigo. Assim como um filho que ama o pai tem temor de desagrada-lo, deixa-lo chateado, contristado, assim o verdadeiro cristão não tem medo de Deus. Tem o correto temor salutar de desagrada-lo.

Artur

• Eu não temo nunca temerei até porque eu não acredito na,existência dele.

Sign In or Register to comment.