Um dos prédios mais bonitos do Rio de Janeiro, é o do Instituto Oswaldo Cruz... qual o estilo?
Parece estilo Mourisco, mas logicamente foi construido fora de época... mas é muito e muito bonito aquele prédio.. vocês também gostam? sabem algo a respeito?
Update:Ok, Kim.. eu não tenho nada contra você, acredite, mas também pela última vez, eu não entro em contato com ninguem fora do YR... é uma questão de principios e sou rigido nisso comigo mesmo. Um feliz 2007 pra você.
Comments
O Conjunto Arquitetônico Histórico de Manguinhos, sede da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, foi projetado pelo ARQUITETO PORTUGUÊS LUIS DE MORAES JUNIOR (com base em croquis do próprio Oswaldo Cruz!!) e construído a partir de 1904. Foi concebido segundo os padrões da ARQUITETURA ECLÉTICA. (uma mistura de estilos arquitetônicos, muito comum na arquitetura brasileira)
O Pavilhão Mourisco (1905-1917) é o principal edifício do conjunto.
Com exceção do Pavilhão Mourisco, que possui terraços pavimentados com material cerâmico e do Pombal, com coberturas de laje pigmentada, os edifícios são cobertos por telhas de Marselha apoiadas em estrutura metálica ou de madeira. Os MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO utilizados foram quase todos IMPORTADOS: cerâmicas portuguesas, azulejos alemães, fechaduras e dobradiças norte-americanas, tijolos de Marselha, ferro e cimento ingleses. As obras foram executadas por artífices italianos, espanhóis e portugueses, orientados por um mestre de obras austríaco.
O Pavilhão de Cursos, construído na década de 40, conta com um belo MURAL DE AZULEJOS DE ROBERTO BURLE MARX, em tons azuis e branco. Datado de 1947, é o segundo realizado pelo famoso paisagista.
Como arquiteta, vejo que esta "miscelânea" toda se dá pelo fato da ARQUITETURA BRASILEIRA ter sido muito influenciada pelas tendências internacionais, onde tentava-se imitar o melhor da europa e outros... Os pavilhões foram construídos em épocas diferentes, daí somando-se tantas diferenças de estilo.
Não deixam, no entanto, de ter seu VALOR ESTÉTICO e de capricho arquitetônico, independente dos "GOSTOS" variados do observador.
Ola Mundador, concordo com vc qdo diz que o prédio do Instituto Oswaldo Cruz é belíssimo, sei pouca coisa sobre ele, mas acho que ja da uma certa "luz"
É edificado em estilo neo-mourisco, O traçado do prédio é semelhante ao dos palácios ingleses do período Elisabetano, apresenta torres, ameias, grandes galerias ligando as salas laterais e valoriza a entrada principal. Já nas fachadas, paredes, pisos e forros internos impera o estilo oriental.
Foi projetado por Luiz de Moraes Júnior, um arquiteto portugues, que se baseou nos croquis de Oswaldo Cruz e começou a ser construído em 1904.
Tenho mais alguns dados sobre ele, mas não durmo há 3 noites e acho que agora está batendo o cansaço, e é capaz de eu acabar escrevendo besteiras, se vc quiser depois te passo mais algumas informações, ok?
Numa resposta que dei esta madrugada mandei um recado a voce, mesmo sem nos conhecermos, pois gostei das respostas que vc deu e que eu vi, gostei do seu estilo.
Que este ano que se inicia seja de muita saúde, paz, amor, luz e muito feliz a vc e sua família!
Espero ter ajudado!
PP
meu amigo essa é a ultima vez que peço a você, sera que voc~e pode entrar em contato comigo por e-mail?
[email protected]
Realmente esse prédio é lindo!!
Sempre que passo pela Avenida Brasil não deixo de admirá-lo, principalmente à noite, quando está todo iluminado!
Tenho a sensação de é algo mágico, um portal para o passado!!
Sei que é pura "viagem", mas não é esse o efeito de uma obra-de-arte: dar asas à sua imaginação?
Um feliz 2007 pra você!
Finalmente uma pergunta sua aberta para eu me comunicar.
Puxa, Mundador, fiquei um pouco confusa com toda essa historia de clones mas saiba que eu nem ligo para isso. Estou aqui para me distrair e respeito muito todos os participantes, independente da maneira como jogam. Cada um faz o que bem entender.
Quanto ao Instituto Oswaldo Cruz, acho lindo tbm Mundador, pena que seja em um local tão perigoso, né?
Acho que o estilo é esse mesmo, Mourisco, no site tem todas as informações....
Um beijo e Feliz 2007 para vc e sua família!
(Se quiser responda minha pergunta do Oscar Wilde)
Eclético Neo-Mourisco?
Bonito? Aquilo é uma excrescência arquitetônica. Totalmente fora de época e de lugar. Nossa arquitetura urbana é muito irregular, não temos estilo nenhum e copiamos mal. Agora, em pleno clima tropical, estão fazendo aqui na Zona sul uns prédios de vidros escuros e reluzentes, pseudo-luxo, concentradores de calor. O Conde, que é péssimo político, mas entende de arquitetura, disse bem: nossa arquitetura está 10 a 20 anos atrasada. Material e projetos obsoletos. Um Guggenhgeim teria sido benvindo, na minha opinião. A Barra então é o inferno da arquitetura carioca. Fora os nomes Gym Center, ***** Tower, etc... Nossa arquitetura parece o nosso congresso. ( se vc se interessa por arquitetura moderna, procure na internet o Álvaro Siza ou o Richard Serra)