Como lidar com o suicídio do meu irmão?

A vida de Karen mudou no dia em que seu pai lhe deu a notícia: “Sheila nos deixou.” Ele não conseguiu dizer mais nada além disso. Karen e seu pai se abraçaram, tentando entender uma ação totalmente sem sentido. A irmã de Karen havia tirado a própria vida.

Quando um jovem morre, pessoas bem-intencionadas muitas vezes se concentram em consolar os pais. Elas perguntam aos outros filhos: “Como seus pais estão lidando com isso?” Mas talvez se esqueçam de perguntar: “Como vocês estão lidando com isso?” É fácil então entender por que às vezes aqueles que perdem um irmão* são chamados de enlutados esquecidos.

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102008207

Comments

• Vanda Vivemos essa tristeza em nossa família. É muito difícil dizer quem sofre mais.....Eu perdi um filho que me amava e que eu o amava também. Seu irmão mais novo ainda hoje ( depois de 16 meses ) não sai de casa sozinho, não brica mais, sofre muito.

Li a reportagem e achei interessante.

• Pensei que seu irmão tivesse se matado mesmo. rsrsrs

As pessoas mostram pesar de maneiras diferentes. Algumas choram em público, e não há nada de errado nisso. Um relato bíblico mostra que Davi ‘chorou com um choro muito grande’ após a morte de seu filho Amnom. (2 Samuel 13:36) Até mesmo Jesus ‘entregou-se ao choro’ quando viu pessoas angustiadas com a morte de seu amigo Lázaro. — João 11:33-35.

Outras não choram logo em seguida, em especial quando a morte foi súbita. “Eu não conseguia manifestar nenhuma emoção”, recorda Karen. “Era como se eu estivesse temporariamente fora do ar.” Muitos reagem assim quando um irmão tira a própria vida. A Dra. Pleasant disse à Despertai!: “O suicídio é traumatizante, e você tem de lidar com o choque antes de mostrar pesar. Alguns cuidadores profissionais tentam incentivar as pessoas que perderam alguém na morte a chorar quando não estão prontas para isso. Elas ainda estão em estado de choque.”

Aceitar a morte de seu irmão levará tempo. Isso é compreensível, levando em consideração o que aconteceu. “Nossa família parece um vaso que foi espatifado e colado de novo”, diz Cristiano. “Agora, parece que a mínima pressão pode nos fazer ‘rachar’ outra vez.” Para ajudá-lo a lidar com a situação, tente o seguinte:

▪ Faça uma lista de textos bíblicos consoladores e leia-os pelo menos uma vez por dia. — Salmo 94:19.

▪ Procure um confidente compreensivo. Desabafar-se pode aliviar sua carga. — Provérbios 17:17.

▪ Medite na promessa bíblica da ressurreição. — João 5:28, 29.

Talvez você também ache que escrever um diário, nem que seja por um tempo, o ajudará a colocar sua dor na perspectiva correta. Que tal usar o quadro abaixo para expressar o que sente?

Esteja certo de que “Deus é maior do que os nossos corações e ele sabe todas as coisas”. (1 João 3:20) Ele conhece melhor do que qualquer humano os fatores e as circunstâncias que levaram à aflição de seu irmão. Ele também conhece você — melhor do que você mesmo. (Salmo 139:1-3) Assim, você pode confiar que ele entende o que você está passando. Quando seu pesar parecer esmagador, lembre-se das palavras do Salmo 55:22: “Lança teu fardo sobre o próprio Jeová, e ele mesmo te susterá. Nunca permitirá que o justo seja abalado.”

• Olá Mana Vanda! Boas Novas Gostei de sua resposta! Parabéns!

• Creio que a unica forma é deixar a dor de lado e ajuda-lo de alguma forma,fazendo preces para que anjos de luz o orientem no mundo espiritual,a prece tem um poder enorme,e pode ilumina-lo.Paz e luz!

• Caminhando eu e você prosseguimos firmes para o alvo

Olhando para jesus autor e consumador da fé

Olhando para ele seremos iluminados

E jamais ficaremos confundidos

Pois ele é o caminho a verdade e a vida

Ele é a razão da nossa união e alegria

Ele é a porta pela qual entramos

E recebemos vida vida abundante

Seguindo a verdade em amor em tudo cresceremos

Naquele que é a cabeça jesus

Do qual todo o corpo bem ajustado

E ligado pelo auxílio de todas as juntas

Sempre abundantes no reino de deus edificados em amor

Olhando para Jesus

http://www.ouvirmusicasgospel.net/cd.php?album=359

A vida não termina aqui...

Para os que ficam, o que resta é a fé e a esperança!

• Vanda, as pessoas se voltam para os pais pq não existe dor maior que a perda de um filho... para o irmão doi? Claro que sim! Mas nada se compara a dor dos pais!

• a unica forma de lidar com isso e realmente tendo humildade pra se lançar nos braços de Deus,pois nenhum consolo sera o bastante talvez a solidao seje melhor neste momento ate Deus se cala,mais não e por se calar que esqueçe de vc,apenas de da um tempo ´p refletir e ver quye ainda existem pessoas que não vao suprir nunca a falta mais vao fazer vc valorizalos mais amar mais doarse mais,e quando menos esperar na hora certa dEus fala contigo,te levanta e mortra que a vida continua e ainda existem pessoas para amar que precisam de vc ou apenas de um abarço seu

Deus é fiel conosco mesmo na tragedia nunca nus abandona

quem te fala isso é aguem que perdeu a mae assim

• Este site q vc citou é da seita que Desagrega Familias, e ensuinam Odiar a própria mãe

Sign In or Register to comment.