Curiosidades … Qua é a distância, em anos-luz, entre um buraco negro e a Terra?

Hoje, acredita-se que a maioria das galáxias possuem um buraco negro em seu núcleo. Assim, é provável que a nossa galáxia também tenha um. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, a distância entre o centro da galáxia onde estamos até o planeta Terra é de, aproximadamente, 30 mil anos-luz. No entanto, a teoria prevê que existam buracos negros em sistemas binários. Estes sistemas estão mais perto de nós do que o centro da nossa galáxia. Mas, de acordo com Ednilson, ainda não foi confirmada a existência de nenhum sistema que realmente contenha um buraco negro.

Comments

  • - Oi Kiko!

    De verdade eu não consigo entender bem o que de fato representa para nós o "buraco negro".

    Os ecologistas, os ambientalistas, os cientistas, os astrônomos nos falam no buraco negro mas no fundo mesmo eu fico continuando sem entender de verdade o que é o buraco negro.

    Então, até que essa explicação se torne mais clara e compatível com o meu grau de entendimento, eu deixo quieto... passo adiante...

    Um abraço para você!

  • O nome “buraco negro” foi usado pela primeira vez pelo astrofísico John A. Wheeler, apenas em 1967.

    As estatísticas apontam para um número de 100 milhões de buracos negros só na nossa Galáxia. O mais próximo de nós está a cerca de 15 anos luz de distância. Nada indica que o número de buracos negros em outras galáxias como a nossa seja diferente.

  • Muito bom. Conhecimento nunca é demais.

  • A linguagem e a compreensão humana ainda estão muito atrasadas para denominar de forma mais esclarecedora o que são exatamente "buracos negros", para que servem e a que se destinam.

  • Interessante!

    Abçs! Nyx C.

Sign In or Register to comment.