Esticar o motor do carro/moto. Mito ou Vdd?

Eu achava que isso era besteira, mas qdo mtas pessoas começam a falar a msm coisa, a gnt começa a fikr em dúvida...

Tenho um corsa millenium 1.0 e reclamei que ele é ruinzinho de arranque, aí uma pessoa me falou pra eu dar umas esticadas nele pq senão o "motor vicia"....

Como assim?

Josy

Comments

  • É verdade, quando voce compra um carro 0 km voce deve levá-lo na maciota até uns tres mil km, pra ele ficar economico. depois desta kilometragem voce deve forcar ele um pouco, mas gradativamente, é como seus musculos, para ficar forte têm de fazer exercícios. O carro tem suas limitações, mas com relação à força funciona, procure não andar devagar em marchas muito longas, pois rotações baixas aquecem muito o motor e faz perder força. procure encontrar no manual a rotação de torque de seu carro, e procure sempre ficar perto desta rotação, o desempenho vai melhorar. só cuidado pra não esticar muito, voce pode afrouxar as bielas e seu carro pode visitar uma oficina se voce exagerar.

  • não sei.

    bom dia!

    bj

  • Isso pode funcionar, pois a teoria é que um motor "esmerilhado" tende a apresentar maiores folgas internas e consequentemente menores perdas por atrito, ficando um pouco mais esperto e solto. Essa é a razão da fama de "esperteza" dos motores novos amaciados desta forma.

    Uma outra possibilidade é que essas esticadas possam eventualmente limpar os resíduos que encontrem-se no sistema de alimentação de combustível.

    Porém, acho que isso não deverá funcionar no seu caso específico, pois o motor GM 1.0 antigo (antes do motor GM 1.0 VHC) é bem fraquinho por natureza: tive um Corsa sedan com esse motor e às vezes não era fácil acompanhar o trânsito, principalmente em subidas.

  • Quanto mais amaciado o motor de um carro, mais assentado suas peças estarão. Isso faz com que o motor deste carro passe a trabalhar com muito menos atrito mecânico e menos movimentos indesejáveis. Isso gera um rendimento maior e melhora a economia também! Mas não é pra esguelar o motor não, apenas não ter tanto medo de reduzir uma marcha e dar uma esticadinha de segunda ou terceira até um 5000 rpm muito de vez enquando já é mais do que o suficiente, tipo pegar uma rodovia e acelerar para chegar a velocidade de cruzeiro da rodovia rapidamente... Mas cuidado pra não se empolgar, tem gente que começa assim, depois quer instalar turbo...

    Em resposta a resposta mais infeliz, eu só acho engraçado que tem gente que faz "experiências" a 25 anos e era só ter passado algum tempo na escola estudando física e química ou lendo sobre o assunto que afinal se gosta tanto que nos pouparia de suas crendices!!! Ah, e quanto mais atrito, menor a vida útil, hehehe!!

  • Desde quando comecei a trabalhar com carros, motos, ônibus e caminhões sempre escutei isto, ate mesmo de mecânicos, então sendo assim acredito que quando o motor estiver mais rodado vai estar mais livre, e acho também que vai consumir ate menos, lembrando que esticar não significa infligir as leis de transito, tudo tem sua hora e local certo para isto, boa sorte.

  • Não resolve esticar as marchas, o que vc pode fazer para melhorar é colocar peneus mais finos ,tipo 155/70 .13 isso vai diminuir o atrito com o solo e melhorar um pouico o consumo e o rendimento do carro, ou colocar uma relação de marchas um pouco mais curtas. Boa sorte .

  • Olá;

    Puro Mito. Ficar esticando o motor, tirar ele do giro... Só vai diminuir a vida útil do mesmo.

    Para melhorar o desempenho de um motor, você deve usar práticas mais saudáveis (para o motor) como a adoção de um filtro de ar esportivo, um escapamento mais "livre", etc etc etc

    Agora, esticar? Isso é mito. O seu motor não vai passar a andar mais depois de esticar.

    Abraços.

    ~.O

  • se nao amaciar direito ele fica lezado...

    e se nao "treinar ele tbm fica lezado"...

    da umas esticadas nele que funciona, mas nao e pra esticar e dexar, acelera e solta, pq se ficar acelerando ele no talo ai ****...

    mas toma cuidado na hora de fazer amacamento para nao arrebentar tudo!!

Sign In or Register to comment.