O que vale mais a pena? Manter o pé na embreagem ou deixar no ponto morto?

Tenho uma dúvida pessoal. Acredito que vale mais a pena gastar o platô, garfo e colar (na minha opinião são mais duráveis), do que gastar os discos da embreagem (lixa), que gastam

mais rapidamente devido ao movimento de atrito constante. Esse atrito é "monstruoso", levando em consideração que as "lixas" (volante e disco embreagem) gerão uma enorme força

pressionadas uma contra a outra, capaz de empurrar toneladas (levando em consideração caminhões...) contra o solo! Acho isso impressionante. Esse material deve ser muito bom...

Portanto, se você parar em um sinal de trânsito e o mesmo não demorar a abrir, é vantajoso manter o pé no pedal de embreagem, assim você economiza algumas "pisadas".

Olhem só, uma pessoa chegando em um sinal fechado realiza os seguintes movimentos (entre embreagem, freio e câmbio de marcha):

Pessoa 1

1 - pisa no pedal ("pisou" ---> "atrito" ---> "no fundo")

2 - coloca em ponto morto

3 - tira o pé do pedal ("no fundo" ---> "atrito" ---> "tirou o pé")

4 - espera por uns 30 segundos até o sinal abrir

5 - pisa no pedal ("pisou" ---> "atrito" ---> "no fundo")

6 - coloca primeira marcha

7 - tira o pé do pedal ("no fundo" ---> "atrito" ---> "tirou o pé")

Total de "atritos" ou consumo da embreagem, NÃO mantendo o pé na embreagem: 4

Total de movimentos físicos realizados com braços e pernas: 6

Total de movimentos do platô e colar: 4

Pessoa 2

1 - para e mantem o pé na embreagem "no fundo"

2 - coloca primeira marcha

3 - espera por uns 30 segundos até o sinal abrir

4 - tira o pé do pedal ("no fundo" ---> "atrito" ---> "tirou o pé")

Total de "atritos" ou consumo da embreagem, NÃO mantendo o pé na embreagem: 1

Total de movimentos físicos realizados com braços e pernas: 3, mas conta 4 por manter o pé na embreagem, às vezes cansa... rsrs

Total de movimentos do platô e colar: 1 (O problema aqui, tenho dúvida, é se manter o platô e colar tensionados gasta mais, gasta?)

Pois é, quem gasta mais? Pessoa 1 ou Pessoa 2?

Comments

  • No sinal é melhor lógico o ponto morto, já que o menor toque na embreagem já é motivo pra ela ir se desgastando.

  • Maluco,tu fala a pampa.Mermão,qto menos vc manter a embreagem acionada,melhor.A pessoa 2 faz a alagria da oficinas...

  • Vale mais a pena comprar um carro automático, vc só pisa no freio e acelera.

  • Ponto morto sempre. A não ser que a fila esteja andando.

Sign In or Register to comment.