questão de biologia me ajudem!!?

STA.CASA-SP) Admita que em certos animais de laboratório o gene A condicione cor preta de pelagem e seja dominante sobre o seu alelo a, que condiciona a cor marrom. O gene E não alelo de A, e localizado em diferente autossomo, condiciona cor branca de pelagem, em homozigose ou heterozigose, tendo pois efeito epistático sobre os genes A e a.

Um animal preto, filho de pais brancos, é retrocruzado com sua mãe e tem 20 descendentes com as três cores de pelagem citadas. Quantos devem ser brancos?

a) 2

b) 8

c) 10*

d) 4

e) 5

se no cruzamento citado na questão anterior fossem observados tantos descendentes pretos quanto marrons o genótipo da mãe seria, provavelmente :

a-EEAA

b-EeAA

c-EEAa

d-EeAa

na primera eu dei conta mas a segunda nao

Update:

depois do meu professor ter feito a resposta certa e letra E-Eeaa e nao d como teve resposta dadas

Comments

• 2) O filho é preto e e essa cor só se sobressai se tiver 1 ou 2 genes dominantes A e os genes da cor branca serem todos recessivos, e como teve descendentes marrons que só se sobressaem se tiverem todos os genes recessivos para os 2 pares de genes, então os pais são hetererozigotos para os 2 pares de genes para que possa ter todas as cores na descendência, portanto:

Resposta é a letra D.

A reposta da primeira está correta pois são 50% (10) brancos, 37,5% (7,5 arredonda para 8) pretos e 12,5% (2,5 arrendonda para 2) marrons.

Sign In or Register to comment.