Deus criou o paraiso e nós criamos o inferno?

Hoje passei numa estrada onde há anos atrás havia uma fonte de água muito pura que descia da montanha Uma águinha muito boa, abençoada, corria por lá a milhares de anos, como dizia S.Francisco, a nossa irmã água, útil, humilde, preciosa e casta.

Mas que coisa feia que virou aquilo, antes era um lugar cheio de verde , de paz, hoje quando parei lá o lugar era um amontoado de garrafas pet vazias, de cacos de vidro de garrafas de cerveja e de pinga, um monte de sujeira e fedor onde antes era um lugar que parecia ter sido feito para matar a nossa sede de água e de paz.

E quando pensamos na nossa irmã a Terra, coberta de verde, com rios de águas limpas, ar puro, árvores de mil frutos, passarinhos, os bichos vivendo suas vidas em paz, isto para mim é uma das maiores provas que Deus existe.

E curiosamente, quanto mais se destrói o Planeta, mais se destroi o amor por Deus, quanto mais a sociedade se plastifica e gera milhares de objetos que jamais irão se decompor no meio ambiente, mais a Idéia de Deus foge do coração dos Homens.

E depois vêem as catástrofes nem um pouco naturais, mas decorrentes da ação predatória do Homem na natureza, depois também vêm a fome, a sede, a doença, o mal se instala e o Homem ainda culpa a Deus por isso, ou diz simplesmente, cadê o seu Deus que não dá jeito nisto?

Ora, Deus fez a Terra um paraiso, já no Gênesis está a parábola de Adão e Eva , simbolos da desobediência a Deus e do início do fim desse paraiso, Jardim do Éden que Deus criou para nós.

Mas nós o recusamos.

Deus criou aquela água pura que descia da montanha, o ser humano foi lá e transformou aquilo num buraco fétido.

Deus criou o paraiso, e nós não cansamos de criar nossos infernos?

Comments

• E isso só vai mudar, Frei, quando cada um de nós assumir a responsabilidade por ter criado esse inferno.

Nao adianta, fomos nós mesmo. Cada ser humano tem uma parcela de culpa nisso aí. O problema é que a maioria das pessoas nao quer aceitar isso e fica jogando a responsabilidade na mao de governo, da prefeitura, da Cia de lixo, etc. etc.

mas isso o que voce viu é fruto de uma vida industrializada e da falta de educaçao de cada um de nós.

nao sei se voce já se deu conta de que além de tudo estamos acabando com as fontes de água mineral por causa do uso indiscriminado das fontes minerais. Esse consumo desenfreado de água mineral está acabando com as fontes, além de provocar mais poluiçao por causa das garrafas plasticas.

Ninguem quer mais usar o bom e velho filtro,muito mais eficas até do que a agua mineral. Pois ela pode ser pura lá na fonte, mas os procedimentos no engarrafamento podem contamina-la.

Aqui no Brasil ainda se usa os garrafoes de 20 litros e o consumo de garrafinhas pequenas, apenas quando estamos fora de casa.

Mas em outros países, a populaçao usa mesmo sao as garrafinhas pequenas e descartaveis mesmo dentro de casa.. Imagina no fim de um dia, quanto uma cidade como Nova York produz de lixo só em garrafinhas plastica? Lá já existe uma campanha para diminuir o uso da água mineral.Alguns restaurantes já servem a água em jarras. Mas uma parcela da populaçao está resistente à isso.

precisamos diminuir o uso de produtos industrializados, engarrados empacotados, etc. Tentar voltarmos para uma alimentaçao mais "natural". Eu vejo uma campanha grande com relaçao ao consumo de carne ( até concordo em parte),mas precisamos mesmo é diminuir esse numero de plasticos, embalagens, caixas e garrafas. Sem contar que o excesso de corantes, conservantes, acidulantes, espessantes, e tantos "antes" só causa câncer e alergias.... eu que o diga !!--------------------

O uso de copinhos descartaveis,é um assunto a parte - heheh ! )

* os franciscanos( religiosos e seculares) precisam estar muito atentos à isso.Precisamos fazer um trabalho de formiguinha.Dentro das nossas casas e na divulgaçao sobre esse assunto.

Parabens pelo tema ! Quem sabe voce divulgado, as pessoas passem a prestar mais atençao aqui . Já tentei fazer isso,mas nao tenho voz no YR para ser ouvida .Nao deixe assunto morrer nessa pergunta, viu !?

Pegando um gancho na resposta de Lucia ( que tem uma excelente consciencia ecologica), gostaria apenas de lembrar que a maioria das bijous confecionadas com materiais naturais, sao fruto de extrativismo,sem nenhuma responsabilidade ambiental. Infelizmente, muitas pessoas têm ido indiscriminadamente nas matas retirar sementes, palhas, fibras etc de uma maneira muito irresponsavel. Também isso acontece com os produtos "naturais" tipo sabonetes , cremes, shampoos , etc. Até nisso a gente tem que prestar atençao !!!!

• E o mais interessante Frei Bento é que nós criamos esse inferno todos os dias. E muitas vezes por causa de situações muito pequenas, mediucres.

RECICLAR O NOSSO CORAÇÃO TAMBÉM É PRECISO!!!

Um abraço de paz

• Pois é.

O cara está na estrada e vê a placa: Cuidado, curva perigosa.

Não liga, não reduz, não faz a curva, e cai na ribanceira.

A culpa é do engenheiro que fez a estrada, do fabricante do carro ou da placa na estrada?

Paz e Luz!

• O pior e que e verdade!

• É amigo é mais ou menos por aí, mas vc já deve ter bebido pelo menos um refrigerante de garrafa pet não é e ja pensou onde foi parar essa garrafa?...é triste mais isso é culpa de todos nós, enquanto não nos unirmos e tomarmos atitudes para conservar oq deus nos deu, vai de mal a pior, onde eu moro havia um riozinho que meu pai me levava pra fazer pic-nics nos fins de semana, hoje 10 anos depois tenho q tapar o nariz pra passar no mesmo lugar...eu economizo água, enegia, dou preferencia a garrafas retornáveis, ajudo a separar materiais recicláveis, dou preferencia a bijuterias que sejam feitas com materiais da natureza, e sempre q vou comprar alguma coisa penso bem antes se é indispensável, sei q é muito pouco, mas só é oq podemos fazer...mas não é esse mundo q queria deixar pra minha filhinha, queria poder levá-la nesse rio pra fazer pic-nics...

• Ochente! Mas num é vcs que vivem pregando o Livre arbítrio??

• infernal e' nossa invencao de deus

buraco fetido, era jerusalem antes da dominacao romana, e sera de volta se algum dia o estado de israel deixar de existir!

nao podemos mais viver a imbecilizacao do bom-selvagem. e' certo que temos que zelar e aparar nossa cultura (no sentido amplo, de tecnica, etc...)

• O INFERNO DE FÁTIMA

Em Fátima, a Santa Virgem disse às três crianças videntes que muitas almas vão para o inferno porque não têm ninguém que reze ou faça sacrifícios por elas. Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia descreve a visão do inferno que Nossa Senhora mostrou às três crianças em Fátima:

"Abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo pareceu penetrar a terra, e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados nesse fogo, os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas nos grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero, que horrorizava e fazia estremecer de pavor. (Devia ter sido ao deparar com esta vista, que dei esse "ai!", que dizem ter-me ouvido). Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Essa visão só durou um momento, graças à nossa bondosa Mãe do Céu, que na primeira aparição tinha prometido levar-nos para o Céu. Sem isso, acho que teriamos morrido de terror e de medo."

• O sistema capitalista criou o paraíso e o inferno a propriedade privada

• Como dirão "os outros" livre arbítrio.

hehehehehe

Sign In or Register to comment.