Quanto valeu o primeiro salário mínimo do Brasil?
Alguém pode me dizer qual foi o valor do primeiro salário mínimo, implantado por Juscelino Kubitschek (1956-1961)? O motivo de eu querer saber isso , é porque é um trabalho de escola...
Alguém pode me dizer qual foi o valor do primeiro salário mínimo, implantado por Juscelino Kubitschek (1956-1961)? O motivo de eu querer saber isso , é porque é um trabalho de escola...
Comments
olá,
Se é para um trabalho de escola, vá no link que te mando abaixo e faça a sua pesquisa.
Tem a história do salário mínimo brasileiro e seus valores, desde 1940.
É muito interessante
http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
Amiga, então você precisa refazer sua pesquisa, porque o primeiro salário mínimo do Brasil foi implantado muito antes de Juscelino Kubtschek. O salário mínimo surgiu no Brasil em meados da década de 30. A Lei nº 185 de janeiro de 1936 e o Decreto-Lei nº 399 de abril de 1938 regulamentaram a instituição do salário mínimo, e o Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou os valores do salário mínimo, que passaram a vigorar a partir do mesmo ano. O país foi dividido em 22 regiões (os 20 estados existente na época, mais o território do Acre e o Distrito Federal) e todas as regiões que correspondiam a estados foram divididas ainda em sub-região, num total de 50 sub-regiões. Para cada sub-região fixou-se um valor para o salário mínimo, num total de 14 valores distintos para todo o Brasil. A relação entre o maior e o menor valor em 1940 era de 2,67. Como os valores eram diferenciados para cada região, você deve pesquisar para cada uma delas separadamente. Boa sorte.
o primeiro 12 derreis, no segundo mandato 800 mil vintém
Ouvi dizer que em proporções era maior do que o de hoje