Gente!O que eu faço agora!Me ajudem...?

Marquei um psiquiatra para amanhã, pois estou achando que estou com uma depressão leve, mas não sei se saberei me expressar direito.Quando fico nervosa, tento não transparecer que o assunto é sério. Não sei falar muito sobre o que eu sinto.Alguém tem idéia de como posso tentar?

Obrigada

Comments

  • Imagina a cena:

    Vc - Doutor, eu estou aqui sabe, porque estou pensando que tenho DEPRESSÃO LEVE.

    Ele - é mesmo?(com cara de espanto, pensando que vc está sem comer ou comendo muito, que tá cansada demais, que anda sem motivação e prazer por muito tempo, sono alterado, angústia sem motivo e tal)

    Vc - mas gostaria de sua opinião.

    Ele - ah sim, o que tem sentido nos últimos dias...?(falando seu nome)

    Vc - (engasga um pouco)Tem outro problema, eu não sei me expressar direito o que realmente sinto e isto me preocupa.

    Ele - o que vc chama de depressão?

    Vc - a não sei, ando assim, assado(aqui vc tenta alguma coisa, mas de maneira tímida relatar o vem sentindo).

    Ele - (vê sua ficha, sua data de nascimento) vc está com .....anos agora, não?

    Vc - sim, fiz ......anos em ..........

    Ele - ah sim....

    Vc - (fica calada aguardando perguntas e tensa)

    Ele - usa algum medicamento?(fala seu nome)

    Vc - não senhor

    Ele - Senhor tá no céu, pode me chamar pelo nome mesmo.....dá risadas...

    Vc - sorri e fica mais à vontade

    Ele - tem ido com frequência ao seu ginecologista?

    Vc - sim

    Ele - que doenças vc já teve.....?(fala seu nome)

    Vc - ah não lembro, mas minha mãe me disse que já tive .... e.....e.......

    Ele - vc tratou certinho?

    Vc - acho que sim

    Ele - na sua família tem alguém com depressão?

    Vc - .........

    Ele - alguma droga? já usou?

    Vc - não

    Ele - na escola tá indo bem?

    Vc - sim

    Ele - alguém na sua família que bebe ou tem problemas emocionais?

    Vc - .........

    Ele - namora?

    Vc - ..........

    Ele - (para ver sua orientação espacial) hj são.....que dia é hj mesmo?(olhando para um calendário ou relógio de pulso)

    Vc - ........

    Ele - ok, puxa, com tanta coisa, perdi a noção do tempo, mas vamos lá.

    Vc - calada

    Ele - como está seu sono? dorme bem?

    Vc - ..............

    Ele - como está seu apetite?

    Vc - ..........

    Ele - como está seu ânimo, sua motivação em fazer as coisas?

    Vc - ..........

    Ele - como se sente nas últimas semanas? triste?muito triste?não tão triste?

    Vc - .............

    Ele - sente irritação por alguma coisa? por alguma situação?

    Vc - ..............

    Ele - vc(diz seu nome), sente vontade de estar mais só?

    Vc - ........

    Ele - o ambiente social te incomoda?uma festa?um aniversário?prefere ir ou ficar em casa?

    Vc - ................

    Ele - ok, tem facilidade para guardar mágoas de alguém?

    Vc - ...........

    Ele - pôxa, vc se expressa muito bem(aqui vc entende que esta preocupação em saber ou não se expressar não faz mais sentido)

    Vc - Ah Dr, eu tenho um problema, sabe, eu acho que não consigo dizer coisas reais que estão dentro de mim, assim, fico nervosa e acaba saindo tudo errado, é assim.

    Ele - mas todos nós somos assim diante de uma situação nova.É sua 1a vez num consultório de um médico psiquiatra!

    Vc - (gosta dessa afirmação e sente mais à vontade)

    Ele - então a senhorita acha que está deprimida????(expressão facial de dúvida).

    Vc - ........................

    Ele - pensa aqui e ali....pega o receituário e pergunta; vc já tomou .........alguma vez?

    Vc - não

    Ele - prescreve um um fitoterápico bem levezinho ou um placebo , pq vc não tem depressão nenhuma.

    Vc - então Dr, este remédio vai me engordar?(toda mulher pensa que engordar é o fim do mundo)

    Ele- não, é só para ajustar um pouco seu sono, vc está precisando somente disto por agora, acho que vai dar bem em vc.

    Vc - ah sim

    Ele- vc toma 1 cp à noite, ao deitar.

    Vc - ok, Dr.

    Ele - daqui duas semanas quero te ver, ver como está, tá bom?

    Vc - ok ,Dr.

    Ele - veja(fala seu nome) penso que vc não tem depressão, longe disso, apenas precisa dormir melhor, ter um sono mais repousante, pq sono ruim deixa a pessoa mais prá baixo(vc relatou antes que dorme mal)

    Esse medicamento ........tem a função de melhorar seu sono.

    A palavra Depressão tá na moda por aí, nós médicos precisamos balizar bem isso, a gente tem como parâmetro uma tristeza bem prolongada e baixa vitalidade e pelo que vc relatou a mim, vc está estudando, cuidando de suas coisas, namorando, tendo encontros sociais, cuidando de sua aparência, imprimindo interesse nas coisas e uma pessoa depressiva, começa uma coisa e não termina, tem alterações no sono e apetite, ou para +, ou para -, tem fadiga, cansa por qualquer coisa, desanimo e uma angústia persistente e acho que não é seu caso.Aí caberia um antidepressivo e antes disso, alguns exames eu pediria, como tireóide e hormônios sexuais.Mas mesmo assim, quero aguardar e avaliar como respondeu a esse medicamento que passei.Ok?

    Vc- sim, Dr

    Ele - alguma dúvida?

    Vc - não

    Ele- levanta e te cumprimenta com um sorriso.

    Vc - obrigada.

    Ele - volte depois, será um prazer tê-la comigo.Marque com a secretária seu retorno, tá bom?

    Vc - ok, vou marcar.

    FIM da consulta.Simples!

  • Coloque para o psiquiatra que vc tem receio de não saber se expressar direito e fale exatamente o que vc colocou aqui na pergunta. Sobre o que faz qd fica nervosa, enfim... aí ele vai saber como conduzir a sessão da melhor maneira para deixar vc à vontade. Basta dizer o que sente com toda a honestidade. Bjos

  • com psicoterapia, esporte, meditação, cursos gratuitos, amigos (pode ser virtuais), MELHORA!!!!!!!!!!!!!!

  • pode começar falando porque esta triste realmente

    e nao ficar muito encucada e medindo palavras

    eles estão sendo pagos para isso mesmo

    para te ouvirem e te ajudarem a resolver seu problema se é que tem

    algum problema, de vez enquando da um desanimo mesmo na gente

    mas é só passar um tempo volta tudo ao normal

    boa sorte

  • Fale com ele assim: " Estou deprimida ".

    Ele lhe perguntará os detalhes.

  • Olá,Carolina não se preocupe com isso.Quem fala ele,vc so responde.Fique calma,ele esta la para te ajudar.

  • Compareça a sua consulta.

    Ele pode não te fazer muitas perguntas, receitar a medicação, e pronto.

    Ou então, escutar atentamente os seus problemas, receitar a medicação, e pedir que você retorne no prazo determinado!

    Te aconselho a procurar um psicólogo, e fazer terapia semanalmente.

    Pisquiatras, receitam medicação controlada, a medicação é muito forte, e produz diversos efeitos colaterais, e causa dependência psicológica e orgânica, e para se livrar dela, acredite é um sufoco!

    Tente fazer a terapia, antes de tomar medicação contra o estado depressivo, faça caminhadas todos os dias, e mantenha uma alimentação equilibrada!

    Luz e Paz, Saúde!

  • Querida..

    Não precisa se preocupar, ele é um profissional e saberá conversar com vc de formar que vc consiga se expressar.. ou que ele consiga as informações que ele precisa.

    Fica calma e vá tranquila que dará tudo certo.

  • Bebe uma tacinha de vinho antes, e relaxa pensa que ele é seu cachorro ou seu espelho

Sign In or Register to comment.