Embora muitos criticam os católicos sobre as imagens mas...?
... vocês já repararam na arte católica? Já levaram em consideração nisso? Até mesmo nas artes barrocas, no Aleijadinho...? Alguma vez vocês visitaram algum museu ou alguma igreja católica pelos bonitos trabalhos que tem nela, independente de sua religião? Já tiveram vontade em conhecer cidades e lugares onde respira o barroco, como em Ouro Preto, por exemplo?
Agora mesmo, eu vi uma imagem do Cristo Rei e achei tão bonita pela sensibilidade e pela fé do artista... Eu infelizmente nunca visitei o Museu de Arte Sacra daqui de São Paulo, mas, independente da minha religião, adoraria visitar.
Sei lá se vocês me entendem...
Update:Claro que já vi a pintura de Da Vinci e descobri que ele usou ovo pra fazer aquela pintura (rs) e é por isso que está até desaparecendo.
Parece que no Museu de Arte Sacra tem algumas obras do Aleijadinho. Só não visitei Ouro Preto por falta de grana, porque me falaram que lá é baratinho.
Update 3:Betinha, você sabia que o Barroco tem sempre uma "segunda intenção" nas artes? Não é aquela coisa totalmente pura como vemos, hehehehehe...
Update 5:Mas não falei sobre a adoração, falei sobre a arte em si.
Comments
Finalmente uma pessoa não católica reconhece a beleza artistica das igrejas e da arte barroca.
A arte barroca mineira é o exemplo mais tardio do movimento chamado Barroco que se iniciou na Europa já no final do seculo 16.
Entretanto só chegou à s Minas Gerais no inÃcio do seculo 18.
à o chamado barroco tardio.
O que mais é incrÃvel na arte barroca mineira e que faz dela uma Escola sem rival no mundo é que , pela distância de Minas do mar aqui os artÃstas não podiam contar com o mármore que vinha da Europa, nem com a madeira em que eram entalhadas as imagens européias, normalmente o carvalho.
Então, como uma ousadia, eles resolveram adaptar o que existia de matéria na região das Minas para usar na sua arte.
Assim sendo o que era feito de mármore na Europa era feito em pedra sabão nas Minas, o que era entalhado em madeiras tipicas da Europa foi talhado no nosso velho jacarandá ou no cedro.
Nem mesmo as igrejas mineiras puderam ter azulejos como as igrejas do litoral têm, porque os azulejos quebrariam no lombo das mulas que subiam a serra do mar, então eles pintavam o azulejo na madeira ou na pedra.
Foi essa criatividade que fez da arte barroca mineira a grande expressão nacional da arte brasileira.
Só por isso, já seria um motivo de orgulho para os brasileiros assim como é para os mineiros.
Mas essa dificuldade de matéria prima é que propiciou a genialidade dos artistas do barroco mineiro e que fizeram de Aleijadinho ser comparado a Michelângelo.
E a mais notável obra do Aleijadinho nem está em Ouro Preto, está em Congonhas, os 12 Profetas feitos em pedra sabão e os passos da Paixão que formam o mais expressivo conjunto do barroco do mundo, tombado pela Unesco como patrimônio da Humanidade.
Foi de Congonhas que o Diretor do Museu do Louvre, Germain Bazin disse ser o última expressão de Deus no Ocidente, talhada pela mão humana.
Depois de conhecer Congonhas, Bazin se encantou tanto com a obra do Aleijadinho que dedicou o resto da sua vida a estudá-lo.
Sua obra A Arte Barroca das Minas Gerais, é um livro de referência em todos os cursos de História da Arte do mundo.
Mesmo não sendo católica admiro muito a arte deles... Temos q apreciar as coisas boas, independente de vc acreditar no contesto por trás dela ou não. Mesmo não sendo da religião respeito e admiro todo tipo de arte expressiva...
Nossa Taty.... Finalmente alguém que não seja católico e que não é hipócrita!!!
Que bom gostas de arte!
O mundo seria melhor se existissem mais pessoas como você: que não é católica, não crê em santos mas admira a arte! Eu nunca fui em um museu de arte sacra... Já viu a santa ceia pintada po Da Vincci?
Estudei um pouco de Historia da Arte. Aprendi a pintar ao estilo barroco e aprendi também a fazer douramento. Trabalhei pintando imagens sacras por mais de 10 anos. Infelizmente, problemas de saúde me impediram de continuar pintando. Agora faço bonequinhas de pano (pelo menos não precisa usar tintas - heheh )
Exatamente, todos deveriam reconhecer a arte sacra, se não pelo seu significado religioso, mas pela beleza como obra de arte e seu contexto histórico.
Infelizmente, alguns fanáticos aculturados pregam a destruição de tal arte, como se as imagens tivessem algum poder maligno a ser destruido. Bobagem, as imagens são representação, são lembranças de grandes cristãos. Os católicos não atribuem as imagens nenhum poder sobrenatural como pensam os fanáticos aculturados. Para os católicos, uma imagem quebrada é apenas uma obra de arte quebrada, não é um deus quebrado que perdeu seus poderes.
Taty,
Entendo perfeitamente o que você quer dizer. Mas você não é fanática!
Com certeza há pessoas tão fanáticas que não concebem como legÃtima nem mesmo a arte, que é uma linguagem universal...
Arte é arte, imagem de santo em igreja é outro assunto
Visitar um lugar para apreciar cuadros artisticos e uma coisa louvavel,
mas adorar as imagens de escultura, obras saidas das maos de um artista, e uma verdadeira falta de senso. Procure ler Salmos capitulos 115 e vera como sao consideradas as imagens. Temos Åue ter fe em
DeÅs vivo e nao nas obras dos homens.
Todas as obras artisticas fazem bem ao espirito humano, para melhor compreender a destreza e a sensibilidade das pessoas.
Mas adorar uma imagem e uma verdadeira insensatez da partes dos cristaos. E a propria Biblia Åue proibe uma tal atitude.
===================
Åueiram descupalmar-me pela falta dos acentos nas palavras e o c Åue empreguei para substituir a devida letra.
Åue a paz de DeÅs seja consigo e com todos nos. Amen!
Como arte eu gosto de ver, mais como adoração eu não acredito que essas imagens possa trazer milagres ou outros benefÃcios. Se eu posso pedir a Deus, porque rogar as imagens!