Luz-espia com desenho do motor do carro com um ráio no meio, seria?

Olá!

Meu Pai tem um carro modelo Corsa Super (sedan) ano 2003, e ultimamente enquanto esta em funcionamento, o led luz-espia com "o desenho de um motor com um raio" acende.

1° caso: Segundo o manual de instruções do carro, esse este desenho representa " o indicador do sistema de controle de emissão de gases de escapamento" e que o ato de a luz-espia acender seria um caso de "anomalia no sistema de gerenciamento do motor"... e mais a frente diz: ...pois isto pode danificar o catalizador aumentar o consumo de combustível e prejudicar a dirigibilidade do veículo".

2° caso: Procurei em vários sites e descobri que essa luz pode representar vários problemas com a injeção eletrônica do carro mas nada relacionado com escapamentos ou gases, etc.

3°caso: quanto a injeção eletônica li algumas coisas sobre limpeza de bico. Em vários relatos as pessoas dizem que não existe tal procedimento e que é desnecessário, já em outros casos pessoas dizem que fizeram e ajudou.

4° Caso Importante: Meu Pai diz que o carro quando acende a luz morre. Então ele espera um pouco e depois o liga.

5° caso : Levamos em uma oficina e o profissional disse pra trocar o "sensor map" (acho que é assim que se fala). Trocamos mas não adiantou nada. Recentemente todo escapamento do carro foi trocado.

Gostaria que algum profissional nesse assunto me respondesse a seguinte pergunta:

Qual poderia ser o real problema desse carro? injeção eletrônica ou emissão de gases de escapamento? E a limpeza de bico existe mesmo e pode ser confiável?

Desde já peço desculpas pelo tamanho do texto mas é que tenho que levar o carro para consertar e gostaria de saber um pouco mais dos possíveis defeitos para que possamos minimizar gastos como da última vez e evitar que o mecânico possa agir de má fé.

Obrigado

Comments

  • Essa luz é a luz de anomalia no sistema de injeção leve em uma concessionária a faça o escaneamento com o TECH II, para verificar os códigos de falhas armazenados na memória da ECM. Depois é só fazer uma análise dos códigos de falha. Como vc trocou o MAP e o defeito continua, o ideal é levar para fazer um escaneamento novamente, pois pode ser problema em outro sensor.

    Espero ter ajudado.

  • É a luz espia da injeção eletronica. Acende quando há mau funcionamento no sistema de injeção eletronica.

  • Veja o profissional a onde vc levou o carro não é tão profissional assim! porque um bom profissional vai rastrear o veículos com um scanner,pois quando a lampâda acende fica registrado código de falha ai vc tem que ver os parâmetros se estão dentro ,e se estiver algum fora será o gerador do problema,não se troca peças ,sem antes testa-las, e sensor mappim é muito difícil de dar problemas, pelo o que vc esta informando possivelmente seja sonda lambda(Oxigênio),mas não significa que vamos condenar a peça,mas fazer testes e ver se esta funcionando ou não,primeiro passo quando apresenta um código de falha e diz que tal peça não funciona é verificar se esta chegando positivo, se tem aterramento e se esta saindo sinal do sensor para informar a central que vai agir acionando os atuadores d eacordo com a informação recebida,caso eu tenha estes procedimentos checados e eu tiver positivo e aterramento e não tiver sinal para a central,antes d econdenar a peça,eu ainda tenho que verificar o caminho deste sinal até a central,pode ser um fio,fusível,um relê,interrompido,se examinado,tudo certo,então eu condeno a peça e ai posso substituir na certeza de que não vou fazer o cliente gastar o tão precioso dinheiro! procure alguém realmente capacitado para resolver seu problema e não deixe curiosos mexerem em seu carro,um pouco mais que vc pagar a um profissional capacitado na verdade será lucro para vc! ok Espero ter ajudado!

  • Pô maluco,tá dificil,tô tão chapado que no fim já esqueci o começo,mas vambora:É o que mermo?Ah,sim,seguinte:Mais uma vez,como diria Jack,o estripador,vamos por partes:"Item 4-A luz acende,o motor apaga,depois funciona.Isto acontece,porque o módulo(unidade de comando)detectou um defeito(eletrônico),e entrou com uma "estratégia de emergência",pra não enguiçar(e vc poder levar na oficina),ou seja,tá avisando que tá dando tilt.Item 5-MAP Sensor de Pressão Absoluta.Se o cara verificou no scanner,ok.Se não,é caô dele.Neguinho,pra resumir(como já disse,tô chapado),é o seguinte:Essa luz(motor com raio) indica defeito ELETRÔNICO(gerenciamento)o que não inclui limpeza de bico(defeito mecânico).Quanto ao procedimento,ele existe,mas se usar um bom combustivel(aditivada),torna-se desnecessário.Ah sim,ainda tem a parada do escapamento:A ÙNICA possibilidade da luz acender por causa do escapamento,seria falha na Sonda Lambda(sensor de oxigênio).Catalizador é falha mecanica,não acusa no painel. Minha sugestão:Leve numa boa oficina(se moras no RJ,posso indicar),e solicite uma varredura eletrônica,com atenção especial à `Sonda Lambda"***** Jeckil,escrevi pra *******,espero que seja útil,pois fiquei até de careta.O bom é que vou começar tudo de novo...Valeu mermão,FUI!!!

  • todos sabios ,todos tem razão em algum momento, mas ninguem fala portugues por aqui? rapaz fas o seguinte leva seu carro ate uma boa oficina faz uma limpesa nos injetores, senão resolver substitua a bomba de gasolina, pois com certeza essa luzinha está relacionada á pouca pressão de combustivel, e nada a ver com catalizador, boa sorte.

  • Sendo assim, o defeito vai persistir. Leve em mecânico de verdade.

  • O problema está no catalizador, foi trocado o escapamento mas ñ foi trocado o catalizador(talvez pelo preço), o sensor q reconheçe e controla a emissão de gases está informando no painel a anormalidade, quando for feita a inspeção veícular anual, os tecnicos do INMETRO irá pedir a substituição.

Sign In or Register to comment.