Afinal, o que é o amor?
Amor é um fogo que arde sem se ver?
"Luiz Vas de Camões"
Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Voce, concorda com Camões?
Update:Wilson, Adorei a resposta;
Update 3:Sempre dialético, ele analisa as contradições do amor em "Amor é um fogo que arde sem se ver". Por fim, o poeta retoma a história bíblica da paixão de Jacó por Raquel no excelente "Sete anos de pastor". Se você descontar uma ou outra palavra mais antiga (soía, do verbo soer, ou seja, acontecer com freqüência, costumar; ou cautela, no sentido de fraude, ardil) e expressões como "se não a tivera merecida", são poemas modernos. Na verdade, há poemas de hoje com aparência menos atual que a desses vetustos sonetos de Camões. São versos que todo mundo conhece, mas vale a pena revisitá-los.
Comments
Ola meu anjo, vou tentar responder esta dificil pregunta contando-te uma pequena hisntoria...
Numa sala de aula, haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- "O que é o amor"?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já¡ estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saí¬ram apressadas e ao voltarem, a professora disse: -
"Cada um mostre o que trouxe consigo."
A primeira criança disse: - "Eu trouxe esta flor, não é linda?"
A segunda criança falou: - "Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção."
A terceira criança completou: "Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caí¬do do ninho."
Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela, e perguntou:
- Meu bem, por que você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu: - Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume. Pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo.
Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caí¬do entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu à criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no "coração"!
Bjs no seu coração princesa!!
Amor é ação, quem ama faz.
CONCORDO.
O amor não termina no desprazer, pois é justamente aí que ele se distingue da paixão.
A paixão é interesseira e o amor é interessado. Enquanto o amor doa, a paixão toma. Onde o amor tem certeza, a paixão duvida. Onde o amor acredita, a paixão suspeita. Onde o amor se preocupa, a paixão se enciúma. Onde o amor produz segurança, a paixão produz incerteza. Onde o amor vê virtude, a paixão põe defeito. Onde o amor procura justificativas, a paixão incrimina.
O amor desculpa, a paixão condena. O amor valoriza, a paixão desdenha. O amor exalta, a paixão se exalta. O amor eleva, a paixão humilha. O amor enaltece, a paixão se ensoberbece. O amor justifica, a paixão acusa.
O amor confia, a paixão desconfia; o amor tem coragem, a paixão tem medo; o amor encoraja, a paixão acovarda; o amor liberta, a paixão escraviza; o amor é cauteloso, a paixão é obstinada; o amor é prudente, a paixão é desvairada; o amor é paciente, a paixão é ansiosa; o amor espera, a paixão desespera; o amor areja, a paixão sufoca; o amor cura, a paixão faz adoecer; a amor produz bem-estar, a paixão produz constrangimento; o amor dá prazer, a paixão só quer prazer; o amor produz confiança, a paixão produz ciúme. O amor é confiante, a paixão é vacilante; o amor é eficiente, a paixão incapacita.
Enfim, onde a paixão termina o amor começa; se a paixão vacila, o amor se firma e quando a paixão enlouquece, o amor conduz ao porto seguro.
Há um tanto de paixão no amor, mas nem tanto de amor na paixão, visto que pode converter amor em ódio.
Quando a paixão dá lugar ao amor, o sofrer dá também seu lugar ao prazer.
Antes de ler o enunciado eu ia responder com este poema, kkkk
Mas como vc já fez isso dou a definição de amor de outro poeta que adoro e a minha.
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o cru,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave
de rapina.Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Com minha alegria a flor da pele
Com meus sentimentos se expondo
O amor me transforma, me muda
Me desfaz e me constrói.
O amor me faz forte
Me edifica me ampara
Me faz homem forte e belo
Acaricia, outras vezes me corrói
Faz de mim o seu esboço
Seu muro, seu amparo
Me criva o peito de amor
E a todos quer se expor
Mostrando o bem que tu me fazes
Com todo o seu amor
J Neto 27/09/07
Fique em Paz.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.
Eu concordo com Camões,o amor é isso tudo e algo mais.
Bom dia pra vc também.
o amor e DEUS.tudo que se faz pelos outros,como se estive-se fazendo para voçe e amor.CONCORDO SIM
o amor isso ai, alo inexplicavel, as vezes complicado, mas ninguem vive sem..rssrrs
lo carinho sinceridad honestidad con lo nos amamos
o amor tem várias concepções e existem vários tipos de amor, existe o amor de pai e filho, amor de irmãos, amor de amigos, e amor de namorados, casados, enfim o amor entre homem e uma mulher, mas quem pode nos dar´uma aula de amor é Deus "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" joão 3:16 bíblia sagrada. Quando Deus amou o mundo ele chegou ao ponto de dar sua própria vida para salvar aqueles que ele ama, quando nós amamos alguém, no nosso íntimo desejamos o bem da pessoa amada, independentemente de qualquer coisa, temos coragem até mesmo de dar a vida pela pessoas que amamos, o amor tudo suporta, o amor tudo crê, o amor faz renascer das cinzas a esperança, o amor pode tudo, é o melhor dos dons, o maior de todos os dons é o dom de amar, saber esperar, ter paciencia, enfim o amor muda a vida das pessoas completamente